Início » Curiosidades » Esta casa feita com impressão 3D foi levantada em 24 horas

Esta casa feita com impressão 3D foi levantada em 24 horas

Por
31 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Você moraria em uma casa construída às pressas? E se ela fosse levantada com impressão 3D? Uma startup chamada Icon anunciou nesta segunda-feira (12) uma casa funcional de quase 75 metros quadrados (considerando a área externa, aparentemente) que ficou pronta em menos de 24 horas graças a uma técnica no tipo.

Casa em impressão 3D da Icon

Não é a primeira vez que um imóvel é construído em um dia com uma impressora 3D. Há um ano que a startup Apis Cor fez algo parecido na Rússia. Mas essa não é uma corrida para bater recordes: um intervalo de tempo curto é essencial para diminuir os custos de construção de casas para famílias que vivem em moradias precárias.

Feito em parceria com a ONG New Story, o projeto da Icon visa justamente criar casas seguras e funcionais — com banheiro e instalações elétricas, por exemplo — em locais carentes de políticas habitacionais. Para atender ao maior número possível de famílias, é importante que os custos sejam baixos.

A casa construída pela Icon para demonstração fica no Texas e custou cerca de US$ 10 mil, mas a startup espera que, com o devido planejamento, esse valor caia para US$ 4 mil por unidade. O imóvel tem cozinha, quarto, banheiro e sala, mas o projeto pode ser adaptado para incluir mais cômodos e, eventualmente, espaço maiores.

As paredes foram levantadas por uma impressora 3D chamada Vulcan que expele uma massa térmica de modo contínuo, mas com desperdício próximo de zero. Só o acabamento da construção é feito com mão de obra humana.

O projeto ainda precisa ser avaliado para verificação da qualidade do material. Se tudo der certo, 100 casas para famílias pobres serão construídas com a impressora 3D em El Salvador no próximo ano. O plano é expandir o projeto para outras localidades, inclusive nos Estados Unidos.