Você moraria em uma casa construída às pressas? E se ela fosse levantada com impressão 3D? Uma startup chamada Icon anunciou nesta segunda-feira (12) uma casa funcional de quase 75 metros quadrados (considerando a área externa, aparentemente) que ficou pronta em menos de 24 horas graças a uma técnica no tipo.

Casa em impressão 3D da Icon

Não é a primeira vez que um imóvel é construído em um dia com uma impressora 3D. Há um ano que a startup Apis Cor fez algo parecido na Rússia. Mas essa não é uma corrida para bater recordes: um intervalo de tempo curto é essencial para diminuir os custos de construção de casas para famílias que vivem em moradias precárias.

Feito em parceria com a ONG New Story, o projeto da Icon visa justamente criar casas seguras e funcionais — com banheiro e instalações elétricas, por exemplo — em locais carentes de políticas habitacionais. Para atender ao maior número possível de famílias, é importante que os custos sejam baixos.

A casa construída pela Icon para demonstração fica no Texas e custou cerca de US$ 10 mil, mas a startup espera que, com o devido planejamento, esse valor caia para US$ 4 mil por unidade. O imóvel tem cozinha, quarto, banheiro e sala, mas o projeto pode ser adaptado para incluir mais cômodos e, eventualmente, espaço maiores.

As paredes foram levantadas por uma impressora 3D chamada Vulcan que expele uma massa térmica de modo contínuo, mas com desperdício próximo de zero. Só o acabamento da construção é feito com mão de obra humana.

O projeto ainda precisa ser avaliado para verificação da qualidade do material. Se tudo der certo, 100 casas para famílias pobres serão construídas com a impressora 3D em El Salvador no próximo ano. O plano é expandir o projeto para outras localidades, inclusive nos Estados Unidos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maravilhoso mundo novo com impressão 3 d, podendo escolher seu modelo de casa.

Magnosama

Obrigado, ;-)

dmsa2

Nesse outro vídeo mostra mais coisas https://www.youtube.com/wat...

Magnosama

Gostaria que tivessem mostrado como fizeram a instalação elétrica, cobertura e mesmo os acabamentos... em quanto tempo de cura essa massa precisa pra receber tratamento... seria interessante. Fundação??

Lord Cheetos

Com essa impressora não, teria que fazer outra pensando na falta de gravidade.

Mendonza

Calma my man, aqui na terra que tem gente sem moradia.

Renan

A aplicação é interessante, mas vai mesmo ajudar países em desenvolvimento? A adoção desse tipo de construção vai custar empregos de empreiteiros.

Ant Zwx

Concordo que pré-fabricado deve pode ser competitivo com a impressão 3D, todo vai depender do local de construção, dependendo do local pode ser mais barato levar a massa e imprimir.
Esse foi um primeiro teste promocional, neles tudo é estudado para ser 100% perfeito e sais bem na foto

Daniel Z

Dá, e isso é fácil. Difícil vai ser levar concreto pra lá.

Baio-kun

Acredito que casas modulares tenham mais futuro do que casas 'impressas', fabricação dos cômodos sendo centralizada provavelmente reduzirá os custos de logística.

Ricardo - Vaz Lobo

Dá pra construir módulos habitáveis em colônias lunares ou marcianas?

Aiman Jalil Sarraf

talvez exista uma praticidade maior utilizando a impressora com relação ao tamanho e personalização de cada projeto, diferente do que ocorre com os pré-fabricados

Cobalto

Realmente, só as paredes foram impressas e de forma bem básica, todo o resto é feito do jeito normal. Pra um projeto pronto, uma pré-fabricada deve sair ainda mais rápido.

Paquiderme

Preparação do terreno foi feita a parte, acabamento (que não foi pequeno pela diferença das imagens durante e depois) foi feito a parte. Teto não entendi, mas parece também que é separado.
Nesse tempo também não deve contar o posicionamento e ajuste da impressora.
Logo, ela demorou 24h para levantar as paredes de concreto. Sinceramente, com os modos de construção de pré-fabricados atuais, não me parece um grande feito.