Início » Segurança » Amazon faz recall de power banks que podem pegar fogo

Amazon faz recall de power banks que podem pegar fogo

Por
14 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Uma das características bacanas da Amazon no exterior é a existência da AmazonBasics, marca própria que estampa diversos tipos de produtos, incluindo mochilas, baterias externas e até cafeteiras elétricas. Normalmente esses produtos têm boa qualidade e são mais baratos que os equivalentes. Só que as power banks da Amazon entraram em um programa de recall porque podem pegar fogo.

Nesta terça-feira (13), a Amazon convocou consumidores que compraram determinadas baterias externas da marca AmazonBasics comercializadas entre dezembro de 2014 e julho de 2017. Alguns modelos têm risco de superaquecimento, o que pode fazer com que o produto derreta e, em casos mais extremos, inicie um incêndio.

Os modelos afetados são de 2.000, 3.000, 5.600, 10.000 e 16.100 mAh, com os códigos B00ZQ4JQAA, B00LRK8IV0, B00LRK8EVO, B00LRK8JDC, B00LRK8170 e B00LRK8HJ8. Se você comprou o produto no exterior, mas mora no Brasil, má notícia: é necessário ter um endereço no Canadá ou Estados Unidos para participar do programa. Caso se enquadre nas regras, acesse a página oficial do recall.

Ainda que o problema afete produtos da AmazonBasics, vale lembrar que não é a Amazon que fabrica essas power banks: a empresa confirma ao Gizmodo que elas são produzidas pela chinesa Guoguang Electric Company Ltd. Por isso, existe o risco de que mais baterias perigosas estejam dentro de produtos de outras marcas — sabe-se que ela também fornece peças para a Bose e a Harman, por exemplo.

Então, se sua bateria estiver esquentando demais, é bom tomar cuidado.

Mais sobre: ,