Início » Telecomunicações » As melhores operadoras de internet banda larga no Brasil

As melhores operadoras de internet banda larga no Brasil

NET Vírtua, Vivo, Oi ou TIM Live: estudo da Anatel mostra qual banda larga fixa é mais bem avaliada pelos assinantes

Paulo Higa Por

Assim como faz com a telefonia móvel, a Anatel realiza anualmente uma pesquisa com o objetivo de medir a qualidade das operadoras de banda larga fixa no Brasil. A edição mais recente do estudo, liberada na terça-feira (13), mostra que o serviço de internet não só tem a satisfação geral mais baixa no setor de telecomunicações, como vem piorando progressivamente ao longo dos anos.

A banda larga fixa tinha média de 6,58 em satisfação geral em 2015, caiu para 6,26 em 2016 e fechou o ano passado com nota de 6,23 entre os 22.742 usuários entrevistados de agosto a dezembro de 2017.

As notas vão de 0 a 10 e refletem a percepção de qualidade por parte dos consumidores. Foram avaliadas as três maiores operadoras (NET Vírtua, Oi e Vivo) e as empresas regionais que possuem ao menos 10 mil clientes pessoa física em determinado estado: Algar (MG e SP), Brisanet (CE e RN), Cabo Telecom (RN), Sercomtel (PR), Sky (AM, CE, DF, GO, MA, MG, PA, RN e SP) e TIM Live (RJ e SP).

As melhores operadoras no Brasil

Em regra, as operadoras com atuação limitada atendem melhor os clientes de suas regiões: as quatro primeiras colocações são ocupadas por empresas que prestam serviço de banda larga fixa em apenas um ou dois estados. Entre as grandes, quem vence a disputa é a NET Vírtua, que também é a maior empresa do segmento, com 8,9 milhões de clientes.

Este é o ranking de satisfação geral:

  1. Cabo Telecom: 7,64
  2. TIM Live: 7,54
  3. Brisanet: 7,28
  4. Sercomtel: 6,87
  5. NET Vírtua: 6,43
  6. Algar: 6,39
  7. Vivo: 6,38
  8. Oi: 5,67
  9. Sky: 5,38

A exceção à regra é a Sky, que oferece banda larga fixa por meio de 4G em apenas nove estados, mas obteve as piores notas, sendo mais afetada no quesito funcionamento (média de 5,10). A operadora foi considerada a pior em todos os estados em que atua, exceto no Ceará, onde a Oi obteve a nota mais baixa.

As melhores operadoras em cada estado

Mas banda larga fixa é um serviço que apresenta muitas variações de qualidade de estado para estado. Sem contar que há ainda mais empresas regionais do que na telefonia móvel: os provedores de internet com atuação limitada foram os que mais cresceram em 2017, e mais de 20% dos consumidores não são assinantes de nenhuma das três gigantes do setor.

Estas são as melhores opções em cada estado, de acordo com os assinantes:

  • Acre: NET Vírtua (6,96)
  • Alagoas: Vivo (7) e NET Vírtua (6,83)
  • Amapá: Oi (5,99)
  • Amazonas: NET Vírtua (6,63)
  • Bahia: NET Vírtua (6,6)
  • Ceará: Brisanet (7,24)
  • Distrito Federal: Vivo (6,45) e NET Vírtua (6,32)
  • Espírito Santo: NET Vírtua (6,58), Oi (6,28) e Vivo (6,23)
  • Goiás: Vivo (6,23) e NET Vírtua (6,16)
  • Maranhão: NET Vírtua (7,45)
  • Mato Grosso: NET Vírtua (6,88)
  • Mato Grosso do Sul: NET Vírtua (6,82)
  • Minas Gerais: NET Vírtua (6,38), Algar (6,35) e Vivo (6,33)
  • Pará: NET Vírtua (6,98)
  • Paraíba: NET Vírtua (6,75) e Vivo (6,66)
  • Paraná: Sercomtel (6,87), Vivo (6,52) e NET Vírtua (6,48)
  • Pernambuco: NET Vírtua (6,63) e Vivo (6,55)
  • Piauí: NET Vírtua (7,2)
  • Rio de Janeiro: TIM Live (7,71)
  • Rio Grande do Norte: Cabo Telecom (7,64)
  • Rio Grande do Sul: NET Vírtua (7,04)
  • Rondônia: NET Vírtua (6,88)
  • Roraima: Oi (5,06)
  • Santa Catarina: Vivo (6,71) e NET Vírtua (6,61)
  • São Paulo: TIM Live (7,41)
  • Sergipe: NET Vírtua (6,92) e Vivo (6,73)
  • Tocantins: NET Vírtua (7,05)

As maiores notas foram atribuídas para os serviços da TIM Live no Rio de Janeiro (7,71) e da Cabo Telecom no Rio Grande do Norte (7,64), enquanto a Sky ficou com os piores índices no Pará (4,87) e no Maranhão (4,67).

Algumas considerações

É bom lembrar que a pesquisa não leva em conta aspectos técnicos: a Anatel simplesmente pergunta aos consumidores como eles avaliam suas operadoras em determinados quesitos, o que torna as notas mais subjetivas. É como se você pedisse uma opinião a um amigo que é cliente de outra empresa de banda larga fixa.

Há um padrão no ranking de melhores operadoras por estado: as empresas que possuem redes mais novas (como a TIM Live) tendem a oferecer um serviço melhor que as tradicionais (Oi e Vivo), que geralmente prestam banda larga fixa com base na infraestrutura já existente de telefonia fixa, com fios de cobre, que não permite velocidades muito altas.

A Vivo foi a única operadora que melhorou suas notas em todos os quesitos no ranking nacional, o que não é surpresa se considerarmos que a empresa vem investindo massivamente para expandir sua rede de fibra óptica, deixando de lado o antigo ADSL: já são mais de 200 municípios brasileiros cobertos com FTTH (Fiber-to-the-Home, com fibra direto na residência) e FTTC (Fiber-to-the-Curb, em que a fibra vai até o armário próximo do cliente).

Quem se dá melhor entre as gigantes é a NET Vírtua, que figurou na primeira posição (ou ficou em empate técnico na liderança com outra empresa) em 21 estados. A possível explicação para isso é que a empresa utiliza a tecnologia de cabo (DOCSIS), cujo sinal não degrada tanto de acordo com a distância como no ADSL. Isso permite oferecer velocidades mais altas que as da concorrência em locais onde a infraestrutura de telefonia fixa é muito antiga.

O estudo completo da Anatel está disponível neste link (PDF), com avaliações sobre cobrança e ofertas, além de informações de renda média e faixa etária dos clientes de cada empresa. Como você avalia a sua banda larga fixa no seu estado?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas

No prédio em que moro, eu tinha a Oi Fibra de 100 megas, nunca tive um problema se quer, sempre quando conferia a conexão dava a velocidade certa.
Depois mudei para outro Apto aqui do prédio e não sei por que motivo a Oi não conseguiu instalar nesse outro Ap na época, fui e assinei a Net Virtua de 120 megas.

Achei uma verdadeira merda, volta e meia a conexão dava problema e eu tinha que ficar resetando o modem toda hora.

E sempre que ia conferir a conexão não dava os 120 megas, eu media dava 60, 70, aí lá ia eu resetar o modem para renovar o IP e a conexão voltar ao normal.

Enfim essa semana cancelei a net e consegui voltar para a Oi Fibra novamente.

Assinei o plano de 200 megas por R$ 99,00, não existe comparação a Oi Fibra é infinitamente superior, para começar a fibra da OI entra dentro do meu apto, a da Net vai somente até na rua.

Enfim existem controvérsias nessa pesquisa, pois se você avaliar por determinados bairros onde existe a Oi Fibra , ela é sim muito superior a Net.

Net já foi a melhor hoje pra mim não é mais.

Abraços a todos.

Anderson Wergutz Flip

LÁ NO ESGOTÃO 247:

PESQUISA IPSOS: LULA JÁ É MAIS APROVADO E MENOS REJEITADO DO QUE MORO

Moro é candidato a que mesmo????

Anderson Wergutz Flip

“PT busca se apropriar de votos brancos e nulos”

O procurador Carlos Fernando Lima, da Lava Jato em Curitiba, comentou no Facebook a notícia de que o PT estuda boicotar as eleições de 2018 se Lula não puder ser candidato.

“Lula é inelegível. Dessa forma, ao propor o boicote às eleições, o que o PT pretende é se apropriar do significativo número de votos brancos e nulos que se antecipa acontecerão nas próximas eleições para dizer que todos eles seriam na verdade votos para Lula. É melhor votar bem que ser usado como justificativa para essas interpretações.”

Anderson Wergutz Flip

O PT e a mortalidade infantil

Gleisi Hoffmann, muito indignada, publicou em seu Twitter uma reportagem da Folha que mostra que a mortalidade infantil no país subiu pela primeira vez em 26 anos.

Culpou, claro, o governo de Michel Temer, o ex-maravilhoso vice de Dilma. “Mais de 20 anos para construir e apenas 2 anos para acabar com tudo. Temer faz o oposto: 20 anos em 2, de atraso!”.

Nem a senadora nem sua assessoria leram a primeira frase da reportagem: “Pela primeira vez desde 1990, houve aumento na taxa de mortalidade infantil do Brasil em 2016”.

Até 31 de agosto de 2016, quem ocupava a Presidência do Brasil era uma certa Dilma Rousseff.

Anderson Wergutz Flip

Finalmente “uma bola dentro” da tresloucada..

Num surto de clarividência, Gleisi Hoffmann compara Lula a traficante preso...

A boquirrota está à toda! Depois que os amigos da 2ª turma do STF a inocentaram, incorporou a Pomba gira e ninguém mais a segura. Se já falava besteira antes, agora…

Com a capacidade argumentativa de um símio a suspeita senadora (ainda enfrenta duas denúncias no STF) comparou Lula ao traficante Marcinho VP e pediu direitos iguais.

Finalmente a amalucada senadora “deu uma dentro” e colocou o presidiário no devido lugar. Ao equipará-lo a um dos mais perigosos bandidos do País, desnudou o chefe do bando da fantasia de inocente.

Gleisi quer o Nine dando entrevistas? Eu vou além: o quero na mesma cadeia que o VP. E com direitos iguais, hehe.

Só não os deixem a sós. Vai que Lula convence o rapaz a se filiar ao PT.

Anderson Wergutz Flip

Finalmente “uma bola dentro” da tresloucada..

Num surto de clarividência, Gleisi Hoffmann compara Lula a traficante preso...

A boquirrota está à toda! Depois que os amigos da 2ª turma do STF a inocentaram, incorporou a Pomba gira e ninguém mais a segura. Se já falava besteira antes, agora…

Com a capacidade argumentativa de um símio a suspeita senadora (ainda enfrenta duas denúncias no STF) comparou Lula ao traficante Marcinho VP e pediu direitos iguais.

Finalmente a amalucada senadora “deu uma dentro” e colocou o presidiário no devido lugar. Ao equipará-lo a um dos mais perigosos bandidos do País, desnudou o chefe do bando da fantasia de inocente.

Gleisi quer o Nine dando entrevistas? Eu vou além: o quero na mesma cadeia que o VP. E com direitos iguais, hehe.

Só não os deixem a sós. Vai que Lula convence o rapaz a se filiar ao PT.

Anderson Wergutz Flip

'Marcinho VP deu entrevistas, Lula não pode?', Pois é Gleisi...igualdade aos iguais...

Anderson Wergutz Flip

Lá no esgotão 247:

“O que é aberrante e o que chega a ser, inclusive, criminoso, é um juiz de primeira instância [Sergio Moro

Anderson Wergutz Flip

Lá no esgotão 247:

“O que é aberrante e o que chega a ser, inclusive, criminoso, é um juiz de primeira instância [Sergio Moro

Anderson Wergutz Flip

A população precisa estar atenta para a tentativa do PT de inverter valores.

A trama para soltar Lula foi apenas o início do jogo sujo que o partido está botando em campo.

Na sanha dos petistas de voltar ao poder, perseguir Sergio Moro pode ser só o começo....

Anderson Wergutz Flip

https://uploads.disquscdn.c...

Juiz isento para os petistas...

Anderson Wergutz Flip

https://uploads.disquscdn.c...

Juiz isento para os petistas.....

Anderson Wergutz Flip

O recurso à ONU prestava-se tão somente a tentar escamotear o fato de que Lula da Silva é um criminoso comum, um cidadão brasileiro que, diante das graves acusações oferecidas contra ele pelo Ministério Público Federal, foi submetido ao devido processo legal e condenado após a apresentação de seus argumentos de defesa.

Anderson Wergutz Flip

Estatal...playground de politico corrupto, ouro de tolo....VAMOS PRIVATIZAR?

Anderson Wergutz Flip

Lá no esgotão 247:

"COMEÇA A CHANTAGEM DOS BANCOS CONTRA A DEMOCRACIA"

A funcionária do Santander, que anunciou o caos economico que se avizinhava com o tragico governo petista....Lula mandou demitir...mas não adiantou esconder a sujeira...pouco depois a profecia se cumpre e o país afunda diante da maquiagem economica canalha...

Agora os analistas financeiros avisam...o país não aguentará mais um governo progressista...Fato!

Exibir mais comentários