Início » Telecomunicações » As melhores operadoras de internet banda larga no Brasil

As melhores operadoras de internet banda larga no Brasil

NET Vírtua, Vivo, Oi ou TIM Live: estudo da Anatel mostra qual banda larga fixa é mais bem avaliada pelos assinantes

Paulo Higa Por

Assim como faz com a telefonia móvel, a Anatel realiza anualmente uma pesquisa com o objetivo de medir a qualidade das operadoras de banda larga fixa no Brasil. A edição mais recente do estudo, liberada na terça-feira (13), mostra que o serviço de internet não só tem a satisfação geral mais baixa no setor de telecomunicações, como vem piorando progressivamente ao longo dos anos.

A banda larga fixa tinha média de 6,58 em satisfação geral em 2015, caiu para 6,26 em 2016 e fechou o ano passado com nota de 6,23 entre os 22.742 usuários entrevistados de agosto a dezembro de 2017.

As notas vão de 0 a 10 e refletem a percepção de qualidade por parte dos consumidores. Foram avaliadas as três maiores operadoras (NET Vírtua, Oi e Vivo) e as empresas regionais que possuem ao menos 10 mil clientes pessoa física em determinado estado: Algar (MG e SP), Brisanet (CE e RN), Cabo Telecom (RN), Sercomtel (PR), Sky (AM, CE, DF, GO, MA, MG, PA, RN e SP) e TIM Live (RJ e SP).

As melhores operadoras no Brasil

Em regra, as operadoras com atuação limitada atendem melhor os clientes de suas regiões: as quatro primeiras colocações são ocupadas por empresas que prestam serviço de banda larga fixa em apenas um ou dois estados. Entre as grandes, quem vence a disputa é a NET Vírtua, que também é a maior empresa do segmento, com 8,9 milhões de clientes.

Este é o ranking de satisfação geral:

  1. Cabo Telecom: 7,64
  2. TIM Live: 7,54
  3. Brisanet: 7,28
  4. Sercomtel: 6,87
  5. NET Vírtua: 6,43
  6. Algar: 6,39
  7. Vivo: 6,38
  8. Oi: 5,67
  9. Sky: 5,38

A exceção à regra é a Sky, que oferece banda larga fixa por meio de 4G em apenas nove estados, mas obteve as piores notas, sendo mais afetada no quesito funcionamento (média de 5,10). A operadora foi considerada a pior em todos os estados em que atua, exceto no Ceará, onde a Oi obteve a nota mais baixa.

As melhores operadoras em cada estado

Mas banda larga fixa é um serviço que apresenta muitas variações de qualidade de estado para estado. Sem contar que há ainda mais empresas regionais do que na telefonia móvel: os provedores de internet com atuação limitada foram os que mais cresceram em 2017, e mais de 20% dos consumidores não são assinantes de nenhuma das três gigantes do setor.

Estas são as melhores opções em cada estado, de acordo com os assinantes:

  • Acre: NET Vírtua (6,96)
  • Alagoas: Vivo (7) e NET Vírtua (6,83)
  • Amapá: Oi (5,99)
  • Amazonas: NET Vírtua (6,63)
  • Bahia: NET Vírtua (6,6)
  • Ceará: Brisanet (7,24)
  • Distrito Federal: Vivo (6,45) e NET Vírtua (6,32)
  • Espírito Santo: NET Vírtua (6,58), Oi (6,28) e Vivo (6,23)
  • Goiás: Vivo (6,23) e NET Vírtua (6,16)
  • Maranhão: NET Vírtua (7,45)
  • Mato Grosso: NET Vírtua (6,88)
  • Mato Grosso do Sul: NET Vírtua (6,82)
  • Minas Gerais: NET Vírtua (6,38), Algar (6,35) e Vivo (6,33)
  • Pará: NET Vírtua (6,98)
  • Paraíba: NET Vírtua (6,75) e Vivo (6,66)
  • Paraná: Sercomtel (6,87), Vivo (6,52) e NET Vírtua (6,48)
  • Pernambuco: NET Vírtua (6,63) e Vivo (6,55)
  • Piauí: NET Vírtua (7,2)
  • Rio de Janeiro: TIM Live (7,71)
  • Rio Grande do Norte: Cabo Telecom (7,64)
  • Rio Grande do Sul: NET Vírtua (7,04)
  • Rondônia: NET Vírtua (6,88)
  • Roraima: Oi (5,06)
  • Santa Catarina: Vivo (6,71) e NET Vírtua (6,61)
  • São Paulo: TIM Live (7,41)
  • Sergipe: NET Vírtua (6,92) e Vivo (6,73)
  • Tocantins: NET Vírtua (7,05)

As maiores notas foram atribuídas para os serviços da TIM Live no Rio de Janeiro (7,71) e da Cabo Telecom no Rio Grande do Norte (7,64), enquanto a Sky ficou com os piores índices no Pará (4,87) e no Maranhão (4,67).

Algumas considerações

É bom lembrar que a pesquisa não leva em conta aspectos técnicos: a Anatel simplesmente pergunta aos consumidores como eles avaliam suas operadoras em determinados quesitos, o que torna as notas mais subjetivas. É como se você pedisse uma opinião a um amigo que é cliente de outra empresa de banda larga fixa.

Há um padrão no ranking de melhores operadoras por estado: as empresas que possuem redes mais novas (como a TIM Live) tendem a oferecer um serviço melhor que as tradicionais (Oi e Vivo), que geralmente prestam banda larga fixa com base na infraestrutura já existente de telefonia fixa, com fios de cobre, que não permite velocidades muito altas.

A Vivo foi a única operadora que melhorou suas notas em todos os quesitos no ranking nacional, o que não é surpresa se considerarmos que a empresa vem investindo massivamente para expandir sua rede de fibra óptica, deixando de lado o antigo ADSL: já são mais de 200 municípios brasileiros cobertos com FTTH (Fiber-to-the-Home, com fibra direto na residência) e FTTC (Fiber-to-the-Curb, em que a fibra vai até o armário próximo do cliente).

Quem se dá melhor entre as gigantes é a NET Vírtua, que figurou na primeira posição (ou ficou em empate técnico na liderança com outra empresa) em 21 estados. A possível explicação para isso é que a empresa utiliza a tecnologia de cabo (DOCSIS), cujo sinal não degrada tanto de acordo com a distância como no ADSL. Isso permite oferecer velocidades mais altas que as da concorrência em locais onde a infraestrutura de telefonia fixa é muito antiga.

O estudo completo da Anatel está disponível neste link (PDF), com avaliações sobre cobrança e ofertas, além de informações de renda média e faixa etária dos clientes de cada empresa. Como você avalia a sua banda larga fixa no seu estado?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas
No prédio em que moro, eu tinha a Oi Fibra de 100 megas, nunca tive um problema se quer, sempre quando conferia a conexão dava a velocidade certa.Depois mudei para outro Apto aqui do prédio e não sei por que motivo a Oi não conseguiu instalar nesse outro Ap na época, fui e assinei a Net Virtua de 120 megas.Achei uma verdadeira merda, volta e meia a conexão dava problema e eu tinha que ficar resetando o modem toda hora.E sempre que ia conferir a conexão não dava os 120 megas, eu media dava 60, 70, aí lá ia eu resetar o modem para renovar o IP e a conexão voltar ao normal.Enfim essa semana cancelei a net e consegui voltar para a Oi Fibra novamente.Assinei o plano de 200 megas por R$ 99,00, não existe comparação a Oi Fibra é infinitamente superior, para começar a fibra da OI entra dentro do meu apto, a da Net vai somente até na rua.Enfim existem controvérsias nessa pesquisa, pois se você avaliar por determinados bairros onde existe a Oi Fibra , ela é sim muito superior a Net.Net já foi a melhor hoje pra mim não é mais.Abraços a todos.
Anderson Wergutz Flip
LÁ NO ESGOTÃO 247:PESQUISA IPSOS: LULA JÁ É MAIS APROVADO E MENOS REJEITADO DO QUE MOROMoro é candidato a que mesmo????
Anderson Wergutz Flip
“PT busca se apropriar de votos brancos e nulos”O procurador Carlos Fernando Lima, da Lava Jato em Curitiba, comentou no Facebook a notícia de que o PT estuda boicotar as eleições de 2018 se Lula não puder ser candidato.“Lula é inelegível. Dessa forma, ao propor o boicote às eleições, o que o PT pretende é se apropriar do significativo número de votos brancos e nulos que se antecipa acontecerão nas próximas eleições para dizer que todos eles seriam na verdade votos para Lula. É melhor votar bem que ser usado como justificativa para essas interpretações.”
Anderson Wergutz Flip
O PT e a mortalidade infantilGleisi Hoffmann, muito indignada, publicou em seu Twitter uma reportagem da Folha que mostra que a mortalidade infantil no país subiu pela primeira vez em 26 anos.Culpou, claro, o governo de Michel Temer, o ex-maravilhoso vice de Dilma. “Mais de 20 anos para construir e apenas 2 anos para acabar com tudo. Temer faz o oposto: 20 anos em 2, de atraso!”.Nem a senadora nem sua assessoria leram a primeira frase da reportagem: “Pela primeira vez desde 1990, houve aumento na taxa de mortalidade infantil do Brasil em 2016”.Até 31 de agosto de 2016, quem ocupava a Presidência do Brasil era uma certa Dilma Rousseff.
Anderson Wergutz Flip
Finalmente “uma bola dentro” da tresloucada..Num surto de clarividência, Gleisi Hoffmann compara Lula a traficante preso...A boquirrota está à toda! Depois que os amigos da 2ª turma do STF a inocentaram, incorporou a Pomba gira e ninguém mais a segura. Se já falava besteira antes, agora…Com a capacidade argumentativa de um símio a suspeita senadora (ainda enfrenta duas denúncias no STF) comparou Lula ao traficante Marcinho VP e pediu direitos iguais.Finalmente a amalucada senadora “deu uma dentro” e colocou o presidiário no devido lugar. Ao equipará-lo a um dos mais perigosos bandidos do País, desnudou o chefe do bando da fantasia de inocente.Gleisi quer o Nine dando entrevistas? Eu vou além: o quero na mesma cadeia que o VP. E com direitos iguais, hehe.Só não os deixem a sós. Vai que Lula convence o rapaz a se filiar ao PT.
Anderson Wergutz Flip
Finalmente “uma bola dentro” da tresloucada..Num surto de clarividência, Gleisi Hoffmann compara Lula a traficante preso...A boquirrota está à toda! Depois que os amigos da 2ª turma do STF a inocentaram, incorporou a Pomba gira e ninguém mais a segura. Se já falava besteira antes, agora…Com a capacidade argumentativa de um símio a suspeita senadora (ainda enfrenta duas denúncias no STF) comparou Lula ao traficante Marcinho VP e pediu direitos iguais.Finalmente a amalucada senadora “deu uma dentro” e colocou o presidiário no devido lugar. Ao equipará-lo a um dos mais perigosos bandidos do País, desnudou o chefe do bando da fantasia de inocente.Gleisi quer o Nine dando entrevistas? Eu vou além: o quero na mesma cadeia que o VP. E com direitos iguais, hehe.Só não os deixem a sós. Vai que Lula convence o rapaz a se filiar ao PT.
Anderson Wergutz Flip
'Marcinho VP deu entrevistas, Lula não pode?', Pois é Gleisi...igualdade aos iguais...
Anderson Wergutz Flip
Lá no esgotão 247:“O que é aberrante e o que chega a ser, inclusive, criminoso, é um juiz de primeira instância [Sergio Moro
Anderson Wergutz Flip
Lá no esgotão 247:“O que é aberrante e o que chega a ser, inclusive, criminoso, é um juiz de primeira instância [Sergio Moro
Anderson Wergutz Flip
A população precisa estar atenta para a tentativa do PT de inverter valores.A trama para soltar Lula foi apenas o início do jogo sujo que o partido está botando em campo.Na sanha dos petistas de voltar ao poder, perseguir Sergio Moro pode ser só o começo....
Anderson Wergutz Flip
https://uploads.disquscdn.c...Juiz isento para os petistas...
Anderson Wergutz Flip
https://uploads.disquscdn.c...Juiz isento para os petistas.....
Anderson Wergutz Flip
O recurso à ONU prestava-se tão somente a tentar escamotear o fato de que Lula da Silva é um criminoso comum, um cidadão brasileiro que, diante das graves acusações oferecidas contra ele pelo Ministério Público Federal, foi submetido ao devido processo legal e condenado após a apresentação de seus argumentos de defesa.
Anderson Wergutz Flip
Estatal...playground de politico corrupto, ouro de tolo....VAMOS PRIVATIZAR?
Anderson Wergutz Flip
Lá no esgotão 247:"COMEÇA A CHANTAGEM DOS BANCOS CONTRA A DEMOCRACIA"A funcionária do Santander, que anunciou o caos economico que se avizinhava com o tragico governo petista....Lula mandou demitir...mas não adiantou esconder a sujeira...pouco depois a profecia se cumpre e o país afunda diante da maquiagem economica canalha...Agora os analistas financeiros avisam...o país não aguentará mais um governo progressista...Fato!
Anderson Wergutz Flip
https://jornalggn.com.br/no...O PT encontrou 11 idiotas dispostos a fazer uma greve de fome por Lula.
Anderson Wergutz Flip
“Imagine se todos os bandidos presos entrarem em greve de fome”Lula.Quando foi a Cuba, Lula atacou os prisioneiros políticos que faziam greve de fome contra a ditadura comunista.....
Bruno Silveira
Exatamente. Eu, depois de muitos anos sofrendo com a porcaria oi velox, cancelei e assinei uma plano fibra optica de uma operadora local. Pago R$ 119,00 por mes para ter 100MB/10mb upload. Sou assinante a uns 2 anos e ate agora é so alegria.
egg0
Sorry, João, I don't accept followers. Nothing personal. Thanks for the compliment. If I knew how, I would send you this message more privately.
landy fincannon
Why would you want to follow me?
Anderson Wergutz Flip
61% dizem que não votariam em candidato apoiado por Lula...https://www.poder360.com.br...
Pereira153
E onde moro a Oi banda larga e uma vergonha, eu não recomendo essa operadora pra ninguém me cobra 135 reais pela internet de 5 megas que não chega nem 2 megas, e uma bosta essa operadora, e eles sempre falam que o armário do bairro ta sobrecarregando e não conserta nunca, sempre enrolando os clientes, o jeito e trocar por fibra óptica.
Mickael Fernandes
Estou bem satisfeito com a Copel (creio que se enquadre como Sercomtel). Finalmente deixei meus problemas com Speedy/Vivo e NET de lado.
Fred
Bom, mas graças a isso (ou de graças, se você preferir), tivemos também a abertura para novas empresas poderem concorrer. Hoje além das grandes temos milhares de pequenas telecoms com fibra ótica em cidades do interior que funcionam muito bem. Não temos a perfeição, mas pelo menos não ficamos reféns daquela porcaria estatal
Fábio Gonçalves
Fala isso pro Trump ! Conversa com ele sobre aço e a venda da Qualcomm!
Eduardo Braga
Valeu. Vou ver o que faço.
Thomaz Barros
A concorrência nos Estados Unidos é patética. Pesquisa bem que você verá que a concorrência só acontece mesmo nos grandes centros. A Verizon é processada por diversos estados e cidades por deixar a rede de telefonia apodrecer para obrigar os clientes a migrarem para a fibra, onde ela tem interesse, e vendeu a rede para uma companhia falida (Frontier) onde ela perdeu o interesse no negócio. A AT&T faz a mesma coisa, mas em menor proporção. Charter, Comcast, AT&T são algumas das empresas mais odiadas dos EUA por uma razão. Falando de investimento estrangeiro, as companhias americanas não tem o costume de investir do exterior no varejo. Elas privilegiam o mercado interno. A Verizon vendeu todas as operações no exterior (lembra da Intelig? Ela é um exemplo) e hoje foca exclusivamente no mercado interno. Das grandes, apenas a AT&T tem operação no exterior e você conhece com o nome de Sky Brasil (olha aí mais um erro seu). Sprint é japonesa, mas a controladora tem privilegiado companhias de tecnologia e a T-Mobile é alemã que, por sua vez, tem desfeito suas operações no exterior para privilegiar a União Europeia. A T-Mobile ainda existe apenas porque o governo americano barrou a incorporação pela Sprint. O mercado brasileiro é altamente competitivo e diversas companhias estrangeiras de telecomunicações estão no Brasil ofertando banda. Level 3/Centurylink, AT&T, NTT, Terramark, Internexa, Telecom Italia, America Movil (Claro Brasil), Telefonica, Google (sim, ela tem infraestrutura de fibra própria e no Brasil) são imensas na oferta de infraestrutura de telecomunicações aqui. Não veja só o mercado de varejo e tire conclusões erradas. O mercado de telecom no Brasil é imenso e maior do que o que você vê na Globo.
Jefferson Rodrigues
Uma reclamação junto a Anatel, referente a discrepância no preço que você paga pela internet em relação aos preços praticados no país a fora, faria baixar o valor da sua conta.
Jefferson Rodrigues
A Sky é a mesma coisa. Ela só está oferecendo internet na minha cidade, porque ela comprou uma operadora que operava aqui e em mais algumas cidades do nordeste. É um compra-compra de operadoras do cacete.
João Silverado
Sercomtel usa a rede da Copel até onde sei. Na época que peguei pelo menos, mesmo direto da Copel, veio o telefone da Sercomtel junto. Depois cancelei esse telefone e fiquei apenas com a internet.
Jefferson Rodrigues
Mesmo baixando para 10Mb ainda continua muito bom.
Jefferson Rodrigues
Isso vai acontecer até o final do próximo ano. Os China desistiram de comprar a Oi.
Jefferson Rodrigues
Por que não?
Jonas
Não me referi a nenhum país especifico, apenas falei que em outros países onde há realmente concorrência, possa existir esse mercado que se regula sozinho, que o amigo citou ali. Mas vamos lá, já que citou os EUA. Lá existem mais de 30 operadoras, incluindo algumas gigantes que estão diversos outros países, como a Verizon, AT&T, T-Mobile, etc. Por que essas empresas não estão no Brasil? A explicação você já deu e eu concordo, além da falta de infraestrutura, o custo para abrir uma empresa no Brasil é enorme e pra uma empresa estrangeira entrar no mercado brasileiro e se manter também é complicado, tanto que muitas empresas gigantes já saíram do Brasil.
José Barbosa
Muito embora eu compreenda o seu argumento, que fique claro que não foram as pequenas operadoras que melhoraram a qualidade, e sim as grandes que baixaram o nível.
Paulo Andador
SP capital
Marcel Carlos Machado Barbosa
Pior que é verdade. Aqui em Taubaté - SP eu tentei contratar a internet vivo fibra de 100 mega e eles disseram que meu bairro só tinha até 4 mega e meu bairro fica bem próximo do centro da cidade.
Jefferson
Se não me engano, pra vc reclamar na Anatel, vc tem que reclamar primeiro com a operadora e fornecer seu número de protocolo pra Anatel intermediar a reclamação... Ai não tem jeito.
Etevaldo Melo Batista
O que é mais irritante e pagar por quantidade de dados gastos no lugar de velocidade contratadaAinda bem que por aqui isso ainda não chegou
jacob
Achei esquisito porque tem a Sercomtel na lista que também só atua no PR e em bem menos território que a Copel.
Etevaldo Melo Batista
Aqui em Japaratuba a Alink Brasil ganha disparado da minha antiga provedoraEntrega velocidade contratada praticamente igual ao acordo firmadoVelocidade de 3 megas, por exemplo, com pequena variação que vai desde 2,95 a 3,01A antiga era mais cara e a variação pra menos superava os 50%
jacob
Do que adianta ter atendimento aos finais de semana se o atendimento prestado é uma porcaria, todo robotizado seguindo o mesmo script (já reiniciou o modem? conferiu se tá na tomada? etc)? Prefiro ter um suporte 8x5 mas que eu possa reclamar direto com quem realmente entenda do assunto.
FlavioMuniz
Ta faltando a Copel nessa lista, que na minha opinião, é muito melhor que vivo e tim juntas.
Fred
Filme de terror, as duas piores casando, imagina o que pode vir daí...Se a Vivo comprando a melhor transformou tudo em porcaria....
Alberto Silva
Verdade vivo acabou com GVT.
João Pedro
rsrsQuer trocar de cidade não? 😅Ainda te volto um kit de via radio de graça.. 😂
João Pedro
Creio que não... Aqui na minha cidade (Goianésia) só dessas grande que atende é a Oi, e ela tá dando a mínima pro seus clientes aqui, tando que já abri uma reclamação no reclame aqui, pedindo pra ela passar rede aqui na minha rua, até hoje estou esperando a resposta :tAqui na minha city também um provedor que oferece Fibra mas fica restringida somente a alguns bairros, e pelo avançar dos seus projetos, talvez chegue aonde eu moro daqui uns 10 anos 😂O único jeito é a internet via rádio.. Haha e de baixa velocidade.. Se não for isso, é ficar sem..
Fábio
Cacetada. Eu pago R$ 60,90 por 15 mega.
Luis Fernando
Que triste jovem, hahah, não perca as esperanças. Minha evolução: 300k (Oi) -> 1 Mbps (local) -> 15 Mbps (Net) -> 60 Mbps (Net) -> 100 Mbps (Tim)... Em breve vc vai conseguir uma velocidade melhor.
jorge hamilton
Quando eu vejo no título de uma matéria a frase "saiba qual é a melhor operadora de internet" eu fico esperando e pensando que vou ver avaliações feitas por peritos especialistas nessa área. Aí a gente entra na matéria e se depara com avaliacoes de opinião pública. Isso deveria ser fito por técnicos especializados nessa área, para que a gente possa ter uma avaliação de profissionais.
ばか
Cabos submarinos não melhoram a infraestrutura de internet do seu bairro.Você esta olhando o lado errado do problema.
Ernesto Rodrigues Radio Rolând
E a COPEL?
Ricardo - Vaz Lobo
Minha experiência, a Net tá excelente lá no barraco.
Viktor Navorski
Isso mesmo. Hoje sou Vivo mas anos atrás fiz portabilidade da Oi para GVT. Quando era GVT muito boa operadora.
Renato Ismael
Qual país é esse que você se refere? Nos EUA tem apenas 2 Teles Gigantes e centenas de empresas menores.O problema aqui não é a concorrência entre as empresas maiores, é o custo absurdo para abrir qualquer negócio, que impede os surgimento de empresas menores......... Isso nos deixa sem opção.
wiltatu
Se começarem a monopolizar tudo, estamos ferrados, não teremos pra onde correr e farão o valor que quiserem. "Morto" comprando a GVT, Tim lixo comprando a "tchau".....o negócio arrocha pra nós cada vez mais.
wiltatu
É verdade, a GVT era chic demais, a "morto" comprou, e os dois acabaram enterrados juntos.
Victor Viana
E verdade... Embora vc perca suporte nos finais de semana etc etc, você ganha uma loja física que vc pode ir reclamar, falar com o gerente, conhecer o técnico da empresa e até o gerente de redes. Isso tudo se traduz em qualidade de atendimento. E, sim, não tenho sortesu oficial nos finais de semana, mas ligo pro gerente e ele da os pulos dele. Voltar pras grandes Teles, nunca mais.
Marcus Maciel
Net Virtua é a melhor em Tocantins? Como assim? Ela só está disponível na capital Palmas, que tem cerca de 300.000 habitantes. E os outros 1,2 milhões de habitantes que são de outras cidades do estado? Não foram ouvidos? Isso se faz perceber que a relevância dessa pesquisa é questionável e duvidosa.
Cauê Balduíno
Ele não está questionando o investimento em cabos submarinos, ele está questionando que mesmo com o investimento a internet so piora, sendo que deveria melhorar a medida que há mais investimentos (de BILHÕES, aliás)
Jacques
Algo bem interessante sobre operadoras é isso daqui: https://lagreport.br.league...O report da riot games que analisa as conexões dos jogadores de lol durante as partidas e lista os melhores provedores por cidade.É muito bom pra saber qual o melhor provedor da cidade X, principalmente pequenas onde sempre tem algum provedor local.
Victor Hugo
Nunca aconteceu isso comigo usando NET/Claro. Foi apenas na VIVO, pode pesquisar aí na internet que aparece casos de ligações estranhas
Keysha
Exibe "OtherLife" apenas neste site com a melhor qualidade de todo o idioma completo >>> STREAMHBOHD.BLOGSPOT.COM
João Pedro
Inveja desses comentários abaixos.. 😥Minha net é via rádio de 2mb, pago R$65/mês..Quem me dera ao menos ter o gostinho de 10mb.. Pra mim já estava de bom tamanho rs.. Espero um dia pode mudar pro EUA e ter uma internet que realmente me mereça.. Tipo de 1GB.. Enquanto nisso, me contentar aqui com 60GB de download em 4 dias :/
Edmilson_Junior
Não me perguntaram pq não preciso ligar para a Tim mas eu daria dez, já a Oi está com uma nota alta até demais.
Roberto Lazaro
net a melhor? que propaganda barata heim...net é a pior.
Lucas Fernando
Sim, no meu plano a franquia é de 250 GB de download (upload é ilimitado). Em mais de um ano, eu nunca excedi a franquia. No contrato diz que se a franquia for excedida, a velocidade ficará reduzida a 10 Mb até o fim do ciclo. Vale lembrar que os dados do Netflix, Google e Microsoft são ilimitados na velocidade nominal. Eles tem planos ilimitados também, 100 Mb sem franquia por R$ 119, é 200 Mb por algo próximo a R$ 150 com franquia ilimitada também.https://uploads.disquscdn.c...
pedrowillyam
Mesma coisa na minha, ela só tá presente porque comprou outra operadora que atuava por aqui e em outras cidades.
José Barbosa
Acho este modelo péssimo. Quem nunca teve um serviço de boa qualidade não tem escala para avaliação. Brasileiro paga por 2kg de picanha, acha que determinada cerveja é premium, e por aí vai...O mínimo que o estudo deveria apontar é quanto de eficiência existe. Aí sim, na subjetividade, tratar de questões como qualidade do atendimento, frequência de problemas etc. Porque estes, de fato, são imprevisíveis, e o que importa é a disposição da empresa em resolver o problema do cliente.
José Barbosa
satélite SEMPRE terá um problema horrível de latência, limitação de banda e franquia, não é a solução para o problema.
José Barbosa
Sorte dos paranaenses, que perderam a GVT (nasceu em Maringá), mas herdaram a Copel.
José Barbosa
Isto não é uma verdade absoluta, pelo contrário. Quando você vai para uma pequena operadora (<50.000 assinantes),deixa de ter direito a uma série de "direitos", como atendimento aos finais de semana, prazos, qualidade do serviço etc. Muitas vezes, algumas pequenas operadoras começam com um serviço ótimo porque o link é dividido com poucas pessoas, mas à medida que o tempo passa a qualidade despenca.
José Barbosa
Eu senti na pele a migração. É incontestável a queda de qualidade pela qual o serviço passou após a venda. E o pior de tudo, a meu ver, foi o fato de que não existe qualquer justificativa razoável, como aumento da base de clientes e universalização do serviço. Foi simples estratégia de precarizar serviço (num quase monopólio) para aumentar lucros.
💀GHOC💀
Já olhou se onde mora não tem disponível? Aqui onde moro compra-se a antena e contrata o serviço, porém ninguém sabe e não é divulgado
💀GHOC💀
Boa! Agora conta a do papagaio
irmã creuza
Essas empresas grandes nunca cobrem todos os territórios, as vezes no bairro ao lado tem fibra ótica 100 mb e na sua casa só tem disponivel 10mb pelo mesmo preço
irmã creuza
Pois é, o governo de todo o jeito limita concorrentes que podem melhorar o mercado.não vai demorar muito e a internet vai ser de uma única empresa estatal, é isso que o governo quer
Jefferson Rodrigues
Sim, acabei de ler uma outra notícia de que já está quase tudo combinado para a fusão entre as duas.
irmã creuza
Essas compras diminuem a concorrência, e junto com a mafia da Anatel tornam essas empresas o "coronel" do mercado. Põe o preço que quer, a qualidade que quer, a disponibilidade que quer e a gente tem que pagar
irmã creuza
Li um textão mas a conclusão é uma só: internet no Brasil é uma bosta
Gustavo Arteche
Me desculpa mas essa NET Virtua é uma piada, uma porcaria passa caindo aqui na minha região, só não troquei ainda pq as outras não tem tanta velocidade mas mesmo assim é uma droga!
Bynho Silva
Eu tbm assino internet de uma empresa pequena aqui no bairro que eu moro no Pernambuco, deu problema eu ligo o técnico tá aqui em casa no msm dia, ou resolve da casa dele, pago 35 reais por 5 mega de download e 4 de upload (era 5/5 antigamente) e vou te falar, só perdia pra GVT que infelizmente não tem aqui ainda, tbm não faço muita questão pq a vivo conseguiu deixar o que era bom uma merda
Jonas
Se ninguém tivesse reclamado sobre o limite de franquia na internet fixa, a ANATEL iria deixar rolar.
Eduardo Braga
Eles dizem que meu bairro não suporta velocidades maiores. Eu já falei com meu pai que tá muito caro, mas não me escuta 🙄
Jonas
Eu li sobre isso. Aparentemente, a única que impede essa negociação é a atual situação da Oi.
Jonas
Então você acha que a ANATEL é um órgão exemplar, que tá sempre do lado dos usuários? Fala sério. As teles fazem oq querem e a ANATEL não tá nem aí.
Kaio Vinicius Morais
O dia em que o brasileiro parar de ficar pedindo por um estado grande para não dizer enorme,e passar a votar em candidatos e partidos que prezem pelo livre mercado,e um estado pequeno para não dizer mínimo,aí sim esse país tem futuro,o problema das telecomunicações nesse país se chama Anatel,ela deve ser extinta com todas suas regulações que protegem e barram a entrada de novas competidoras ,o mercado deve ser totalmente aberto a quem quiser investir,sem haver nenhum empecilho.
Jefferson Rodrigues
Tá muito bom mesmo!! Tem franquia de dados?
Jefferson Rodrigues
Onde eu moro, a Oi cobra 64,90 por 15MB. Se for no combo com fixo e TV, a mesma velocidade cai para 49,90. Tá muito caro o valor da sua fatura.
Jefferson Rodrigues
Eu não perco meu tempo passando horas a espera de um atendimento no SAC das teles. Se demorar muito ou se não resolver meu problema, meto uma denuncia na Anatel e espero elas resolverem meu problema.
Je Suis Harambe
? proteger elas? kkkkkkkkkk meu Deus, que triste que exista alguém assim
Jefferson Rodrigues
Exato! A NET só está presente na minha cidade, porque ela comprou uma operadora que atuava em minha cidade e em outras mais.
Jefferson Rodrigues
Os analistas estão especulando uma possível fusão entre a TIM e a Oi ou a compra da Oi pela TIM. O mercado de telecomunicações brasileiro está se concentrando ainda mais aos poucos. Isso é muito ruim para nos, usuários de telefonia.
Lazaro Wander
Pois eu uso a prontofibra , contratei um serviço de 50 mega, eles me fornecem os 50 megas , pelo mesmo valor q pagava 15 megas da OI q fornecia so 5, j tenho quase um ano com essa operadora nunca tive problemas, e a operadora ne apareceu nessa pesquisa.
Jonas
ANATEL tem sido bem eficiente em proteger as teles.
Jonas
Em outros lugares, onde a concorrência de fato existe, talvez isso aconteça. No Brasil há um império sendo erguido pelas teles, onde temos apenas 4 grandes e as pequenas sendo compradas por essas 4, nisso quem paga o preço somos nós. Chega um momento em que o usuário fica sem opção, ou paga ou fica sem.
Je Suis Harambe
não sei em qual parte do mundo regulação no setor das teles deu certoANATEL é um órgão que cumpre a sua função, a de parasitas!
Blackberry
Live TIM 😍
Jonas
Achei barato. Eu pago 160 em 30mb em uma pequena aqui também. A outra opção seria a Vivo, mas ela só fornece até 8mb e nada mais via ADSL.
Gabriel B.R.
Acho que isso acontece com a maioria das operadoras grandes.
Exibir mais comentários