20 coisas úteis da busca do Google

A busca do Google conta com truques que, se bem aplicados, trazem resultados mais acertados e tornam a rotina mais fácil

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 semana
Google Chrome / Browser / Pixabay

Milhões de consultas são feitas no Google todos os dias e você provavelmente contribui para o montante de pesquisas. A maioria das pessoas — como eu e você — só escreve uma palavra ou frase na expectativa de obter imediatamente resultados relevantes.

O Google, porém, é mais esperto que isso. A busca conta com truques que, se bem aplicados, trazem resultados mais acertados e tornam sua rotina mais fácil na internet.

1.    Você pode fazer perguntas complexas

Em vez de usar apenas uma ou duas palavras, você pode fazer consultas de “questões compostas” — que exigem que a primeira parte seja resolvida antes de abordar a segunda. Ex: “Quando os arquitetos que construíram o Burj Khalifa nasceram?”

Parece maluquice, mas o Google sabe. A busca responderá a você com as datas de nascimento dos três arquitetos que construíram o prédio mais alto do mundo.

2.    Mantenha a sua dieta com informações nutricionais

O Google ajuda a descobrir a quantidade de calorias de todas as suas refeições apenas com a busca. Pergunte: “quanta calorias tem uma banana?, “quanto de açúcar tem no molho de tomate?”, “quanto de sódio tem no queijo”, “quantidade de proteína no ovo”.

3.    Você pode buscar uma imagem usando uma… imagem

Basta fazer o upload de uma foto na “Busca por Imagens” para encontrar outras fotos iguais (em outros tamanhos) ou semelhantes e para descobrir a fonte e mais detalhes.

4.    É fácil converter e calcular medidas

Você pode usar o Google para calcular a conversão de centímetros por metros. Basta procurar por “Conversão de comprimentos” e uma calculadora de conversão vai abrir. Insira a medida que deseja e pronto. As unidades de medidas inclusas na busca são:

  • Quilômetro
  • Metro
  • Centímetro
  • Milímetro
  • Micrômetro
  • Nanômetro
  • Minha
  • Jarda
  • Polegada
  • Milha Náutica

5.   Respostas rápidas e certificadas sobre saúde

Foi-se o tempo que o Google exibia resultados sobre saúde escritos por “não-médicos”. Atualmente, ao consultar uma doença como a “dengue” ou um sintoma, a pesquisa mostrará informações validadas por médicos do Hospital Israelita Albert Einstein.

6. Saber como era o Google em 1998

1998 foi um ano do Século XX que começou numa quinta-feira, segundo o calendário gregoriano. Você pode voltar no tempo e ver como era ao escrever a frase “Google in 1998”. A brincadeira só funciona no Google.com (em inglês) e você precisa estar deslogado do Chrome, para o navegador não identificar sua localização aqui no Brasil.

7.    Calculadora sempre à mão

O Google deixa você usar uma calculadora interna para calcular aritmética. Não precisa ativar nenhum atalho: na barra de pesquisa, digite a conta de que seja fazer e tenha o resultado. Há também um widget mais completo com recursos avançados e botões.

8. Você pode criar gráficos no Google

Se você precisa fazer uma representação gráfica de uma equação — ou apenas ficou curioso — basta escrever a sua expressão matemática. Experimente digitando: “sqrt(cos(x))*cos(300x)+sqrt(abs(x))-0.7)*(4-x*x)^0.01,sqrt(6-x^2), -sqrt(6-x^2) from -4.5 to 4.5”.

9. Saiba como escrever números longos em inglês

Se você está preocupado com o seu inglês, basta escrever qualquer número longo e adicione “=english” no final de sua pesquisa. O Google mostrará a maneira correta de escrever o número em palavras em inglês. Por exemplo: “4 334 981 281 235 =english”?

10.  É fácil fazer a conversão de moedas

“Dólares em reais” ou “euros em reais”? Você pode fazer a conversão de moedas buscando por “750 dólares em reais” ou ativar o sistema buscando por “conversão de moedas”. O resultado também mostra como oscilaram ao longo do tempo em gráficos.

11.  Crie lembretes com busca por voz

Você pode criar lembretes com base na sua localização. Por exemplo, você pode dizer “Lembre-me de comprar manteiga na próxima vez que estiver na padaria X …” e, pasme, o Google lembrará você quando estiver perto da loja. Mas você também pode criar outros lembretes mais simples, pedindo alertas para tomar remédios na hora certa.

12.  Faça traduções rápidas sem o Google Tradutor

Você não precisa acessar o Google Translate ou usar o aplicativo para fazer traduções rápidas. Basta buscar no Google frases simples: “como dizer boa noite em francês” ou simplesmente “traduzir boa noite em francês” e terá os resultados traduzidos na busca.

13.  Acompanhe seu time do coração

O Google já tem quadros que incluem estatísticas, notícias e a programação, mas também há um “espaço” com fotos, comentários e todas as jogadas importantes dos jogos em tempo real do Brasileirão e UFC (Ultimate Fighting Championship). Basta buscar o nome do seu time ou por UFC para obter uma área dedicada aos esportes.

14.  Dicionário de sinônimos

O Google pode te dizer o significado de algumas coisas e consultar dicionários de sinônimos online direto da busca. Por exemplo, busque “o que significa disruptivo?” e você verá um snippet (um quadro com recorte de informação) no topo da busca.

15.  Letras e traduções de músicas

Conheça melhor sua músicas prediletas buscando por “letra + nome da música” ou “letra + trecho da letra da música” (se você souber um pedacinho do refrão, por exemplo). No resultado da busca, aparecerá a letra original da canção e, no final, estará disponível um botão com a opção de traduzir para o português (ou o idioma local de onde você está), além de outras informações sobre quem compôs a faixa.

16.  Encontre vagas de trabalho perto de você

Pesquise por: “vagas em finanças para iniciantes” ou “vagas em comunicação”. As informações de contato e descrição das oportunidades virão diretamente dos empregadores e dos sites de ofertas de emprego na web, facilitando a sua busca.

17.  Fazer buscas dentro de uma janela de tempo

Peça ao Google para retornar resultados para páginas criadas durante um período específico usando a opção “Ferramentas” para restringir a data. Você pode consultar sobre algo relevante que aconteceu na “Copa” entre 9 e 11 de julho de 2018.

É útil quando você está procurando um tópico geral e sabe quando aconteceu, mas não sabe ao certo que palavra usar para buscar.

18.  Faça buscas seguras e sem conteúdo adulto

Tem criança por perto? Evite mostrar imagens, vídeos e sites explícitos nos resultados de busca do Google com “Busca Segura”. Você pode ativar nas configurações. O filtro do SafeSearch não é 100% preciso, mas evita a maior parte do conteúdo violento e adulto.

19. Pesquise passagens aéreas mais baratas

Para conferir o preço de passagens, basta buscar por “voo + cidade de ida + cidade de chegada”. O Google vai retornar com uma lista de voos que você pode filtrar por data, companhia aérea e outros detalhes, além de criar alertas de preços no Google Flights.

20.  Faça uma busca avançada

Se já testou tudo e não obteve o que precisa, use a “Pesquisa Avançada” para especificar os termos que deseja excluir ou procurar por páginas que estejam nos idiomas, regiões, sites ou formatos de arquivo desejados. Nós temos um guia de como usar (link acima).

Bônus: Estou com sorte!

Clique no botão “Estou com sorte” na página inicial do Google e o buscador levará você diretamente para o resultado principal para a sua palavra-chave. O que acontece se você não escrever nada e pressionar o botão? Você visita o site de Doodles do Google.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados