Hoje em dia, toda grande empresa tem um assistente de voz: Google Assistente, Amazon Alexa, Samsung Bixby, Siri, Cortana… O Spotify também está testando controles por voz, e eles funcionam relativamente bem.

Segundo o The Verge, a busca por voz permite acessar mais rapidamente seus artistas favoritos, faixas, álbuns e playlists. O recurso — disponível apenas em inglês — aparece para um pequeno número de usuários dentro do aplicativo para iOS.

Para acessá-lo, o usuário toca em “Buscar” e depois no ícone de microfone. Surge um breve passo-a-passo e, após conceder acesso ao seu microfone, é possível falar os comandos.

O Spotify entende comandos de voz para músicas, artistas, álbuns e listas de reprodução — nada além disso por enquanto. Por exemplo, se você perguntar “Quem são os Beatles?”, ele vai apenas tocar uma playlist da banda, em vez de contar detalhes sobre ela.

Ou, como mostra o vídeo abaixo do TechCrunch, se você perguntar “como estará o tempo amanhã?”, ele vai tocar a música “What’s the Weather Like Tomorrow”:

Por que o Spotify está preparando comandos de voz? Algumas vagas de emprego mostram que a empresa “está criando seus primeiros produtos físicos” — provavelmente alto-falantes. É uma forma de ampliar seus negócios e sua base de assinantes.

O Spotify vai estrear na bolsa de valores para arrecadar dinheiro; a empresa nunca teve lucro. São 159 milhões de usuários registrados, e 71 milhões de assinantes Premium — é o dobro do Apple Music. Seus três maiores mercados são os EUA, Brasil e Reino Unido; será que também teremos comandos de voz em português?

Com informações: The Verge, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Nelson Pacheco

Então, o meu spotify só atende comando de voz em ingles. Já fiz de tudo mas não consigo acessar pedindo em portugues. Preciso dizer "play nome da musica on spotify. Aí ele atende.

David

Nossa! Tomo banho ouvindo música e meu sonho era meu celular ouvir quando toca aquela música que eu não queria e avançar, retroceder, tocar Qinho..

Carlin

Espero que façam algo similar ao iPod nano, seria uma mão na roda sincronizar as musicas da sua conta no Spotify esse vestível!

Felipe Amorim

https://uploads.disquscdn.c...
É, parece que vai funcionar melhor mesmo. E para que alguém perguntaria para o Spotify como tá o tempo?

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Com certeza estão buscando diversificar fontes de receitas. Acho válida a iniciativa.

Eduardo Trindadde

Desnecessário! Pelo Google Assistant eu digo Ok, Google tocar Capitao Inicial pelo Spotify. Pronto! Já dispensa essa função do app.

Dayman Novaes

Nunca li tantas verdades.

tuneman

Eu não! Ja to velho demais pra essas coisas.