A IBM vem criando tecnologias que ocupam menos espaço, como um HD que armazena dados em um único átomo. Na conferência Think 2018, ela anunciou o menor computador do mundo — literalmente menor do que um grão de sal.

Trata-se de algo chamado “âncora criptográfica”. Segundo a IBM, este computador terá “várias centenas de milhares” de transistores; custará menos de dez centavos de dólar para ser fabricado; e ajudará a conferir se um produto foi tratado adequadamente até chegar a seu destino.

Este sistema-em-um-chip de 1 mm x 1 mm tem processador, RAM estática (SRAM), LED para envio de dados, fotodetector para receber dados, e célula fotovoltaica para obter energia. Ele tem a potência de um processador x86 de 1990.

A ideia é usá-lo com a blockchain — uma rede de blocos encadeados que tem proteções contra fraude — para combater produtos falsificados. A IBM diz que, em alguns países, quase 70% de tipos cruciais de remédio não são legítimos.

O computador da IBM em cima de grãos de sal

Por isso, ela dá como exemplo um remédio contra a malária. Seria possível embutir a âncora criptográfica — levando um código de autenticação — em uma tinta magnética comestível. Essa tinta seria então aplicada à pílula, e o usuário poderia consultar o código através do celular, tendo certeza de que o remédio não é falsificado.

Com essas impressões digitais ligadas a uma blockchain, a IBM quer combater fraudes e proteger consumidores. A empresa ainda está testando o primeiro protótipo, mas espera ter uma versão pronta para seus clientes nos próximos 18 meses.

Com informações: IBM, Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

danimaiochi
danimaiochi
danimaiochi
danimaiochi
danimaiochi
danimaiochi
danimaiochi
danimaiochi
danimaiochi
Roger "The Flood" Inacio

a cápsula terá uma identificação que poderá ser conferida como um QR code pelo seu celular. Isso vai servir pra ter certeza que você está tomando o remédio ao invés de uma cápsula de açúcar.

Eduardo Braga

Kkkkkk

Igor

Essa era meu medo, que coisa bizarra. Espero nunca precisar engolir chips

Matheus

roda crysis?

ecarvm

Deve ser ter sido feito pelo Diabo, cuidado

Eduardo Braga

Pelo que eu entendi, a pessoa engole o chip com o remédio e mostra no seu celular se tá fazendo efeito (no caso, dizendo se é falsificado ou não).

Exibir mais comentários