A IBM vem criando tecnologias que ocupam menos espaço, como um HD que armazena dados em um único átomo. Na conferência Think 2018, ela anunciou o menor computador do mundo — literalmente menor do que um grão de sal.

Trata-se de algo chamado “âncora criptográfica”. Segundo a IBM, este computador terá “várias centenas de milhares” de transistores; custará menos de dez centavos de dólar para ser fabricado; e ajudará a conferir se um produto foi tratado adequadamente até chegar a seu destino.

Este sistema-em-um-chip de 1 mm x 1 mm tem processador, RAM estática (SRAM), LED para envio de dados, fotodetector para receber dados, e célula fotovoltaica para obter energia. Ele tem a potência de um processador x86 de 1990.

A ideia é usá-lo com a blockchain — uma rede de blocos encadeados que tem proteções contra fraude — para combater produtos falsificados. A IBM diz que, em alguns países, quase 70% de tipos cruciais de remédio não são legítimos.

O computador da IBM em cima de grãos de sal

Por isso, ela dá como exemplo um remédio contra a malária. Seria possível embutir a âncora criptográfica — levando um código de autenticação — em uma tinta magnética comestível. Essa tinta seria então aplicada à pílula, e o usuário poderia consultar o código através do celular, tendo certeza de que o remédio não é falsificado.

Com essas impressões digitais ligadas a uma blockchain, a IBM quer combater fraudes e proteger consumidores. A empresa ainda está testando o primeiro protótipo, mas espera ter uma versão pronta para seus clientes nos próximos 18 meses.

Com informações: IBM, Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados