A Microsoft anunciou uma nova prévia do Windows 10 para quem está no canal “Skip Ahead”. Ela traz algumas mudanças pequenas, como suporte nativo a imagens HEIF (High Efficiency Image File Format) que ocupam menos espaço.

A build 17623 também introduz uma mudança controversa: se você usa o aplicativo Email, todos os links serão abertos no Microsoft Edge — mesmo que você tenha outro navegador configurado como padrão.

Foto por Isriya Paireepairit/Flickr

Para a Microsoft, o Edge “fornece a experiência mais segura e mais consistente no Windows 10 e em todos os seus dispositivos”. A empresa provavelmente quer forçar mais usuários a usar o navegador — que tem apenas 4% de participação nos desktops, contra 67% do Google Chrome.

A mudança afeta apenas os usuários do Windows Insider no canal “Skip Ahead”, e nada garante que ela seja implementada para todos. Mas é algo que nem a Apple faz no macOS — você pode clicar em qualquer link do Mail para abri-lo no navegador padrão. (O iOS não permite mudar os apps padrão.)

Não é a primeira vez que a Microsoft tenta estimular o uso do Edge. Ele é o navegador padrão para abrir buscas da web através da Cortana — sempre usando o Bing, é claro.

A Microsoft diz que, “como sempre, estamos ansiosos pelo feedback de nossa comunidade”. Outros aplicativos de e-mail, como o Outlook e o Thunderbird, não são afetados.

Com informações: Microsoft, Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Murilo Folkowski

Cara! Você tecnicamente previu o futuro! O Edge em 2019 será baseado no Chromium - agregando as extensões e funcionalidades do Chrome.

Herandro SFS

Opera! Bons tempos...
Meu problema com a Microsoft é a tendência da mesma de querer moldar o mercado a seu gosto. E isso já data desde o Windows 98.
Só que agora, os tempos mudaram.
Várias pessoas que conheço que usavam o Windows Live Mail NÃO migraram para o Windows 10, como queria a MS, mas optaram pelo Mozilla Thunderbird como cliente de e-mail.
Existem suítes de aplicativos equivalentes ao MS Office oferecidas gratuitamente.
Em resumo: a Microsoft tem que se adaptar ao mercado, não o contrário.

JN Marcos

Olha, alternei aqui o meu navegador favorito para o Opera (uso o Edge) para fazer um teste.
Não há perda de desempenho nem grande transtorno causado por se abrir um link no Edge. Como é esperado, ele abre a página e num pequeno popup que pode ser negado ou indicar que não deseja mais que seja mostrado, pergunta se quer trocar o padrão (que por sinal, essa característica é comum a TODO navegador quando não é padrão, como você indicou no caso do Chrome).
https://uploads.disquscdn.c...

No caso de escolha de outro navegador como padrão, continuará, mas como a Microsoft deve abrir o link na mesma janela do app Email, usando o recurso SET, é preciso usar o Edge para tal.

Herandro SFS

Mas respondeu "SIM" quando perguntada se queria tornar o Google Chrome seu navegador padrão.
Imagine o incômodo:
Você vai clicar no link, o MS Edge será aberto, dirá que não é o navegador padrão e perguntará se deseja que ele se torne o padrão para, só então, abrir o link.

Herandro SFS

Mozilla Thunderbird agradece.

Herandro SFS

Microsoft sendo Microsoft.
O feedback da comunidade será o dedo médio apontando pra cima.
Quer que usem seu navegador? Façam um que funcione.
Será que o Google não vai tomar nenhuma providência para proteger seu Chrome dessa palhaçada?

Cristiano Hahn

Deve ser mesmo, eu também não clico em nada, e te garanto que é difícil de encontrar alguém quão desconfiado igual a mim, e mesmo assim de vez em quando sofri com algum adware ou algo do tipo,mas tudo bem se você afirma isso beleza, vou fingir de que acredito!

ochateador

Agora surgiu outra opção interessante.
Dá para limitar a % de banda que será usada no download/upload do windows update e a quantidade máxima de tráfego.

De uma conferida nas opções avançadas do windows update (mas acho que precisa estar na build 1709).

JN Marcos

Acho difícil vir desativado por padrão...

Por que fiquei em dúvida no seguinte: se tu for único em tua rede local, nada muda. Senão, mudaria, mas tanto as pessoas baixariam (te ajudando no download das atualizações) quanto tu (ajudaria a eles). Pois é essa a configuração padrão.

Não tem essa de beneficiar alguém, eu não concordei com isso.
Por isso é padrão. Só quando altera é que deve permanecer conforme o desejado pelo usuário (que pelo relatado, não se mantém, é nisso que tem que ser o objeto de reclamação).

Tori

Olha, então eu sou o floquinho de neve especial.
Eu sei sobre malwares, eu sei navegar na internet, não sou um retardado que sai clicando em tudo.

Cristiano Hahn

Vai dizer que nunca ligou sua máquina a qual precisava com certa urgência e começou um processo de atualização que demora 50 minutos?

Drax

Aqui no meu ele até baixa sozinho, mas nunca instala sem perguntar se eu quero reiniciar.

Cristiano Hahn

atualização de segurança não digo nada, mas mesmo assim deveria dar a opção de "deseja fazer a atualização agora? Y/n" não simplesmente realizar o processo e as vezes atrasar o trabalho em até 1 hora!

Drax

Que triste, eles forçam a atualizar e manter o sistema seguro e estável. É tão ruim que o pessoal do Android vive reclamando que não recebe atualização kkkk

Não sei pq tanto alarde nesse negócio do email, só vai acontecer pra quem usar o app do sistema. Se usar qualquer outro, inclusive o próprio outlook do Office, isso não acontece. Pra usuário comum (imensa maioria do sistema) isso é até bom, mas fazer oq.

Cristiano Hahn

windows 7 é realmente muito bom, gosto bastante dele, mas dizer que é mais estável que Linux? kkkkkkk deve ter usado ubuntu e por isso acha que não é estável, meu slack aqui consome 200mb totalmente carregado, isso usando KDE, bomba relógio? pois é, no windows nunca se sabe se tem alguma rodando nos sub-processos, quem diz que usa windows e nunca pegou vírus, é no mínimo desonestidade intelectual, ou não possui conexão com a internet, pois até eu que já trabalhei com segurança da informação peguei vírus no windows kkkk

Exibir mais comentários