A Microsoft anunciou uma nova prévia do Windows 10 para quem está no canal “Skip Ahead”. Ela traz algumas mudanças pequenas, como suporte nativo a imagens HEIF (High Efficiency Image File Format) que ocupam menos espaço.

A build 17623 também introduz uma mudança controversa: se você usa o aplicativo Email, todos os links serão abertos no Microsoft Edge — mesmo que você tenha outro navegador configurado como padrão.

Para a Microsoft, o Edge “fornece a experiência mais segura e mais consistente no Windows 10 e em todos os seus dispositivos”. A empresa provavelmente quer forçar mais usuários a usar o navegador — que tem apenas 4% de participação nos desktops, contra 67% do Google Chrome.

A mudança afeta apenas os usuários do Windows Insider no canal “Skip Ahead”, e nada garante que ela seja implementada para todos. Mas é algo que nem a Apple faz no macOS — você pode clicar em qualquer link do Mail para abri-lo no navegador padrão. (O iOS não permite mudar os apps padrão.)

Não é a primeira vez que a Microsoft tenta estimular o uso do Edge. Ele é o navegador padrão para abrir buscas da web através da Cortana — sempre usando o Bing, é claro.

A Microsoft diz que, “como sempre, estamos ansiosos pelo feedback de nossa comunidade”. Outros aplicativos de e-mail, como o Outlook e o Thunderbird, não são afetados.

Com informações: Microsoft, Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados