Início » Carro » GE faz voo de teste com maior motor a jato do mundo

GE faz voo de teste com maior motor a jato do mundo

Felipe Ventura Por

À medida que os aviões comerciais levam mais passageiros e carga, eles precisam de mais potência. Por isso, a GE Aviation criou o GE9X, maior motor a jato do mundo. Ele passou recentemente por seu primeiro voo de testes.

O GE9X possui uma ventoinha com 3,40 m de diâmetro, a maior de qualquer motor a jato comercial, e 16 lâminas de fibra de carbono, além de um compressor de alta pressão e um novo combustor. Ele foi projetado para atingir mais de 400 mil N de força.

Este motor promete ser 10% mais eficiente na queima de combustível em relação ao seu antecessor, o GE90, usado no Boeing 777. Além disso, ele terá um nível mais baixo de emissões de NOx (óxidos de nitrogênio que colaboram para a poluição do ar, chuva ácida e smog).

Ele foi testado em um 747, mas será usado no futuro avião de passageiros Boeing 777X, que acomodará até 425 pessoas (dependendo da configuração) e terá alcance de até 16 mil km. As pontas das asas são dobráveis para caberem em aeroportos mais antigos. Ele tem 72 m de envergadura (distância entre uma ponta e outra da asa) e 76,8 m de comprimento.

O GE9X deve ser certificado para voo em 2019, quando o Boeing 777X deve passar por seu primeiro voo de teste. Algumas empresas aéreas querem adicioná-lo às suas frotas, incluindo Lufthansa, Emirates e Qatar Airways.

Com informações: Engadget, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Naum Tenho

dificil de ser pilotado... será??!! kkkkk
https://flic.kr/p/9jViAe

Naum Tenho

Tinha o concorde, acho q era mais rapido

Gabriel Brito

Se o motor de um 777 já é enorme, esse novo aí dele ser gigantesco.

Danillo Nunes

O problema é que vôos mais rápidos não são viáveis econômicamente.

Quando você aumenta a velocidade, você aumenta o consumo de combustível geometricamente, e isso é uma limitação física, independe do tipo de veículo usado.

Não adianta fazer uma viagem em metade do tempo se isso vai custar pelo menos quatro vezes mais. Não existem passageiros o suficiente dispostos a pagar tanto a mais apenas para chegarem mais rápido. Com isso a operação fica insustentável.

Pois é.

ʞǝʌǝɥs

tá certo, agora fiquei convencido, um foguete seria muito melhor mesmo

Custo alto, perigoso, difícil de ser pilotado sic.

Ricardo - Vaz Lobo

O "romântico" barulho dos gigantescos pássaros de Prata. Saudades.

Jairo ☠️

Somos 2

Jairo ☠️

Lento , barulhento mas confortável

Hummer de Esteira
Hummer de Esteira
Júlio Vasel

errrrooou

Júlio Vasel

bem provável. aviões sempre funcionam com menos turbinas do que tem

Daniel Ribeiro

Engraçado esse 747 com 3 turbinas "normais" e essa quarta turbina nova, gigantesca... Tão grande que quase encosta no chão.

Provavelmente a turbina nova - sozinha - tem empuxo suficiente para decolar e voar esse avião.

Exibir mais comentários