Início » Jogos » Nvidia e AMD suportam tecnologia que renderiza jogos com qualidade de cinema

Nvidia e AMD suportam tecnologia que renderiza jogos com qualidade de cinema

Felipe Ventura Por

Os jogos para PC vão ficar ainda mais realistas. Microsoft, Nvidia e AMD anunciaram novidades na GDC (Game Developers Conference) sobre uma tecnologia que permite renderizar e iluminar uma cena em tempo real com qualidade de cinema.

Trata-se do traçado de raios (ray tracing) em tempo real, uma técnica que imita a forma como vemos o mundo. Ela é bastante usada em efeitos especiais na indústria cinematográfica, mas exige bastante poder computacional.

Como explica o Engadget, tudo o que vemos ao nosso redor depende de partículas de luz (fótons) que saltam de objeto em objeto até chegarem aos olhos. Seria muito difícil simular isso no computador, então a técnica de raytracing inverte esse processo.

Ou seja, o computador gera imagens "traçando" o caminho que a luz faz do seu olho (ou de uma câmera) até os objetos da cena. São disparadas milhões de linhas em direção à cena; quando elas atingem algo, o computador verifica as propriedades do objeto e as fontes de luz ao redor, e calcula a cor exata que o pixel deve ter.

Nesse sentido, a Microsoft anunciou o DirectX Raytracing (DXR). Isso significa que desenvolvedores poderão usar o traçado de raios no DirectX 12. Estes estúdios vão integrar a tecnologia em suas respectivas engines:

  • Electronic Arts: Frostbite e SEED
  • Epic Games: Unreal Engine
  • Futuremark: 3DMark
  • Unity Technologies: Unity Engine

O DXR funciona em placas de vídeo e chips gráficos atuais; no entanto, ele talvez não consiga renderizar uma cena inteira. A Electronic Arts divulgou o seguinte exemplo:

A AMD diz em comunicado ao Polygon que está "colaborando com a Microsoft para ajudar a definir, refinar e suportar o futuro do DirectX12 e do ray tracing". Ela fará uma sessão na GDC sobre técnicas de ray tracing que podem entregar "alto desempenho em qualquer combinação de CPU e GPU".

A Nvidia, por sua vez, anunciou que também está colaborando com a Microsoft. No entanto, ela terá uma solução proprietária chamada RTX, que permitirá criar sombras, reflexos e oclusão de ambiente (levando em conta a exposição de cada objeto à fonte de luz).

Empresas como 4A Games (Metro), Epic Games (Unreal Engine) e Remedy Entertainment (Quantum Break) já estão testando o Nvidia RTX. Eis um exemplo:

A Nvidia deixa claro que o RTX exige placas de vídeo com arquitetura Volta. No entanto, o único modelo disponível atualmente para consumidores é a Titan V, que custa US$ 3 mil. Será que teremos algum lançamento em breve?

Essa tecnologia fará parte do GameWorks, middleware da Nvidia que permite desenvolver recursos visuais extras para jogos — como cabelos mais fluidos, por exemplo. Trata-se de algo controverso por não rodar tão bem em placas de vídeo da concorrente AMD, que não pode se adaptar porque o código-fonte não é aberto.

Com informações: Polygon, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo

Sempre a mesma palhaçada, a Nvidia sempre criando coisas proprietárias em vez de usar o padrão da indústria. É isso o que me faz comprar AMD.

Lucas Rinaldi

Kkkkkkkkkkkkkkkkk

disqus_nvjvyfgIMM

menos um noob na minha partida

Waldecir Faria

Talvez tenha vindo do japonês "pikapika" que significa "brilhar". A mesma ideia do nome do Pikachu :P

Creeper_Mod Android

Minerar porcaria nenhuma, tem que deixar GPUs para os Gamers também

Eder Sam

Amd já é capaz de fazer os efeitos... Nvidia cria sua maneira de fazer... Igual os gráficos inferiores da Nvidia comparado aos da Amd

ntbxp

Quanto mais realista, menos interessante fica.
Não obrigado, vou continuar com os jogos weebs.

João

Finalmente uma evolução considerável estilo a do PS2/Xbox para PS3/360.

Matheus Viana

2 a 3 anos? Nop. Possivelmente na geracao PS6/XBO3. Ray Tracing é muito expensivo atualmente. Basicamente oque a Microsoft/AMD/NVidia estão fazendo é se preparar para o futuro e começando a criar soluções de hardware otimizados para processamento de raytracing, já que as GPU's atuais sao feitas de modo a fazer a rasterização da maneira mais rápida possível. Oque pode ser feito atualmente em tempo real é utilizar ray-tracing em certas partes específicas ou realizar o cálculo em offload e pegar a metadata para fazer uma baked solution. Tomorrow Children utiliza Cascaded Voxel Cone Ray Tracing no PS4.

Elton Alves Do Nascimento

Acredito que em 2 ou 3 anos teremos isso comercialmente até a nível "Consoles de mesa". Vai chegar um dia que diremos "esse jogo parece filme" e vai ser real, não apenas uma extrapolação.

Caio Cesar

VEM pra nos minerar com você vem gpu

Marsupial radical
Zanac_Compile

Esse jogo "parece um filme" !!!

Não ouvia essa desde o tempo dos kit multimida da Creative Labs ! :D