Carro autônomo do Uber mata pedestre nos EUA

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Uma pedestre morreu na manhã desta segunda-feira (19) no Arizona, nos Estados Unidos, depois de ser atropelada por um carro do Uber. De acordo com a mídia local, o veículo estava circulando em modo autônomo, com um operador atrás do volante, quando atingiu a mulher, que andava fora da faixa de pedestres. Ela foi levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Após o acidente, o Uber anunciou que retirou todos os seus carros autônomos das vias públicas do estado do Arizona e das cidades de San Francisco, Toronto e Pittsburgh. O CEO Dara Khosrowshahi disse no Twitter que a empresa trabalha com as autoridades para entender o que aconteceu.

O departamento de polícia da cidade de Tempe emitiu um comunicado informando que o acidente ocorreu aproximadamente às 22 horas (horário local) do domingo (18). Segundo a polícia, o carro do Uber andava no sentido norte de uma rodovia e atropelou uma mulher que caminhava fora da faixa de pedestres e cruzava a via do oeste para o leste.

“Ela foi transportada para um hospital local, onde faleceu devido aos ferimentos. Os parentes mais próximos ainda não foram notificados, por isso o nome dela não será divulgado neste momento”, diz o comunicado da polícia. Pouco tempo após o Uber se pronunciar oficialmente sobre o caso, as autoridades informaram que a vítima se chama Elaine Herzberg e tinha 49 anos.

Um carro autônomo do Uber sofreu um acidente na mesma cidade em fevereiro de 2017. Na ocasião, o veículo virou de lado após ser atingido por outro carro que fazia uma curva à esquerda. Ninguém ficou gravemente ferido. Em San Francisco, a licença do Uber chegou a ser revogada porque os carros estavam furando sinais vermelhos. No passado, o projeto foi suspenso pela empresa porque o software que controlava o carro era falho, exigindo intervenção humana uma vez a cada quilômetro, em média.

Com informações: ABC, Bloomberg.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados