Temos mais uma daquelas funcionalidades que não sabemos por que demoraram tanto para chegar: o YouTube vem testando, com um pequeno grupo de pessoas, o recurso de picture-in-picture (PIP) na versão web, que permite ao usuário continuar assistindo a um vídeo enquanto navega por outras páginas do site.

A novidade foi descoberta pelo 9to5Google e, aparentemente, está sendo testada com um número bem limitado de usuários: apenas uma das contas do veículo tinha o recurso disponível. Apesar disso, o PIP funcionou em diferentes combinações de navegadores (Chrome e Safari) e sistemas operacionais (macOS e Chrome OS).

Funciona assim: quando você estiver assistindo a um vídeo e executa outras ações no site do YouTube (volta para a página inicial, faz uma pesquisa ou visualiza outro canal), o conteúdo continua sendo reproduzido no canto inferior direito da tela. O tamanho do vídeo é ajustável, sendo que você pode reproduzir, pausar, dar replay ou pular para o próximo a qualquer momento.

O PIP já está disponível há um bom tempo nos aplicativos do YouTube para Android e iOS, então é provável que o recurso (finalmente!) se torne padrão na web. Ele está sendo testado por usuários dentro e fora dos Estados Unidos, de acordo com o TechCrunch, independente de serem ou não assinantes do YouTube Red.

O Google ainda não comenta oficialmente o recurso. Google, favor lançar isso logo.

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados