Início » Aplicativos e Software » Você vai perder menos tempo instalando as atualizações do Windows 10

Você vai perder menos tempo instalando as atualizações do Windows 10

Paulo Higa Por
2 anos atrás

As próximas atualizações de recursos do Windows 10 levarão menos tempo para serem instaladas. Ou melhor, elas até poderão demorar mais, mas você sentirá que o processo foi bem mais rápido. A Microsoft promete que o tempo de indisponibilidade dos computadores durante o Spring Creators Update será em média 63% menor que no Creators Update, lançado em abril de 2017.

Isso é possível porque existem duas grandes etapas na instalação de uma atualização de recursos do Windows 10: online e offline. Até então, na fase online, o computador baixava os arquivos e aguardava até que o usuário reiniciasse a máquina para, na fase offline, migrar os conteúdos pessoais, drivers e outros arquivos do sistema operacional. Com isso, os usuários ficavam em média 82 minutos sem poder utilizar o PC.

No novo modelo, a atualização será baixada e, ainda na fase online, o Windows 10 começará a preparar a migração dos conteúdos dos usuários. O novo sistema operacional já será instalado em um diretório temporário enquanto o PC não é reiniciado. Com essa pequena mudança, o tempo médio de indisponibilidade caiu para 30 minutos (!) entre usuários do Programa Windows Insider.

Ou seja, na prática, a Microsoft somente adiantou alguns processos, e agora a fase online demorará mais tempo para ser completada. “No entanto, isso não deverá ser notado pela maioria dos usuários, já que os processos de instalação são executados em baixa prioridade, de modo que não tenham um grande impacto na bateria do dispositivo ou no desempenho do sistema”, diz a Microsoft.

As atualizações de recursos do Windows 10 são liberadas a cada semestre. A Spring Creators Update será lançada até abril e virá com algumas novidades interessantes, como a Linha do Tempo, ajustes na interface e recursos de aprendizado de máquina.