O Telegram e o governo da Rússia estão em uma queda de braço desde o ano passado. A empresa recusou uma ordem do Serviço Federal de Segurança (FSB), sucessor da KGB, de entregar as chaves de criptografia de seis usuários.

Isso resultou em uma multa de US$ 14 mil, e o Telegram recorreu à Suprema Corte da Rússia. Mas, segundo a Bloomberg, a juíza Alla Nazarova exigiu que a empresa entregue as chaves de criptografia.

O FSB argumentou no tribunal que as chaves de criptografia, por si só, não violam a privacidade de ninguém, porque seria necessário obter uma ordem judicial para coletar os dados dos usuários.

“O argumento do FSB de que chaves de criptografia não podem ser consideradas informações privadas defendidas pela Constituição é astuto”, declarou Ramil Akhmetgaliev, advogado do Telegram. “É como dizer: ‘eu tenho a senha do seu e-mail, mas não controlo seu e-mail, só tenho a possibilidade de controlar’.”

O FSB alega que o Telegram foi usado para planejar ataques terroristas. E desde 2016, a Rússia tem leis antiterrorismo que obrigam apps de mensagens a permitir que as autoridades quebrem a criptografia de usuários específicos.

A empresa vai recorrer da decisão da Suprema Corte. O CEO Pavel Durov diz no Twitter que “ameaças de bloquear o Telegram, a menos que entregue dados privados de seus usuários, não darão frutos. O Telegram será sinônimo de liberdade e privacidade”.

Caso a Suprema Corte decida novamente contra o Telegram, o serviço pode enfrentar outra multa e até mesmo ser bloqueado na Rússia, um de seus maiores mercados.

Com informações: Bloomberg, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hozanan Sousa

Você é algum juiz? parece que não entendeu, estou me referindo ao poder judiciario, não a qualquer um.

Elcobos

Obrigado!

Elcobos

Que outros sites você recomenda além do Tecnoblog?

Trovalds

Aí envolveria basicamente ter que refazer toda a estrutura de criptografia. Não é tão simples quanto parece na teoria.

Zé das Covi

O Problema é quem decide oque é "dever", então talvez você possa estar devendo sem saber.
Em alguns países a pornografia é proibida, você estaria tão disposto assim a dar acesso ao judiciário nessa situação ?

Lucas Ribeiro

Não tem como criar duas entradas, na primeira o elevador vá até o 5º andar (só russos) e a segunda o elevador vá até o último andar?

Obviamente compartilhando a mesma estrutura.

johndoe1981

Ótima analogia.

johndoe1981

Putin saiu da KGB, mas a KGB não saiu dele.

Will

Olhando pelo lado do Telegram sim, mas dos usuários não mudam em nada (quem faz para fins ilícitos no caso)

Swordfish

Olhar digital, TecMundo, TechTudo e TudoCelular são os sites de tecnologia mais parciais que existem, eu parei de ler a muito tempo. Pode pegar tudo e por no mesmo saco que não dá um site de qualidade, eu abomino, é tipo G1 com seus leitores que não possuem o mínimo de ética para uma discussão saudável.

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

O czar gosta de controlar tudo enquanto esconde o que pode a seu próprio respeito.
https://youtu.be/B64f9fLsYDU

Gaba

... e que ele mesmo adicionou mais 2 anos no mandato via emenda (de 4 para 6)... e que nem fez campanha nessas eleiçoes basicamente, nem participou de debates com os outros candidatos, porque nao tem como ele perder... e por ai vai...

Felipe Liʍa

Jaja o Putin bane ele do pais

Felipe Liʍa

So q comercialmente falando ela pode sair prejudicado

Trovalds

Pense em um edifício. Você pra acessar seu apartamento tem que passar pela portaria E ter a chave do domicílio. Se ceder acesso, você liberaria a portaria pra eles entrarem. Eles não tem acesso livre aos apartamentos exceto se ceder ao que eles pedem, mas vai poder bisbilhotar dentro do condomínio à vontade. É mais ou menos isso.

Exibir mais comentários