Faltou luz onde você está agora? Este não é um caso isolado. Um apagão atingiu 13 estados do Norte e Nordeste desde as 15h50, devido a falhas em uma linha de transmissão de Belo Monte.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) diz em comunicado que “uma perturbação” na rede nacional de distribuição de energia, chamada SIN (Sistema Interligado Nacional), causou o desligamento de 18 mil megawatts (MW) principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

O apagão nessas regiões ainda precisa ser resolvido. Alguns locais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste também foram afetados, passando por um desligamento total de 4.200 MW, mas o problema foi resolvido graças ao Esquema Regional de Alívio de Carga.

Foto por Thomas Hawk/Flickr

Segundo o Estadão, a queda de energia ocorreu devido a uma falha na linha de transmissão de Belo Monte, que está conectada ao SIN. Ela entrou em atividade no final do ano passado, e apresentou problemas nos últimos meses.

A linha de transmissão custou cerca de R$ 5 bilhões e tem 2,1 mil quilômetros de extensão, começando próxima à hidrelétrica de Belo Monte e cruzando 65 municípios de quatro estados (Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais).

O ONS mostra a geração de energia no Brasil em tempo real, e como você pode ver, houve uma queda brusca pouco antes das 16h:

Segundo a Eletrobras, todos os nove estados do Nordeste sofrem com falta de luz nesta quarta-feira (21). Ela diz ao UOL que um “blackout atingiu toda a região”, e que monitora a situação junto ao ONS.

A distribuidora Cosern informa ao G1 que todos os 167 munícipios do Rio Grande do Norte foram afetados. No Maranhão, todas as 217 cidades passaram pelo apagão, segundo a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). Em Sergipe, foram 60 cidades.

Em Pernambuco, o apagão atingiu a capital Recife e outros municípios como Olinda, Caruaru e Petrolina. No Ceará, a capital Fortaleza ficou sem energia, assim como as cidades de Juazeiro do Norte e Sobral.

Há também relatos de falta de energia em estados da região Norte, incluindo Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins.

Atualizado às 17h46

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pereira

Cada empresa com sua linha de transmissão, seus postes...

Carlin

Também só de Caruaru, moro lá por conta da faculdade!

Lairton Gomes

se o governo junto com a privatização anunciasse programas de incentivo a geração de energia de forma descentralizada (como a solar) seria bem melhor

ʞǝʌǝɥs

concorrência com quem ??? em cada área, estado, etc só tem uma operadora...p. ex:, onde moro é só a Eletropaulo...privatizar a Eletrobrás é entregar o grid brasileiro ao cartel das operadoras...

Lairton Gomes

se tiver concorrência já melhora

Lairton Gomes

também sou do interior, caruaru especificamente, e aqui costuma faltar energia umas duas, três vezes no ano

paulo yan

5,5h sem energia, sem comunicação nehuma, cidade completamente às escuras é tenso viu...

Alessandro

Goiana interior de Pernambuco, acho que não passa de 10 vezes por ano, essa de ontem foi a primeira

Roger "The Flood" Inacio

BH Região nordeste

Raramente há alguma oscilação da rede elétrica

Rafael Almeida Souza

Bahia também parou saporra! Nordeste todo

Meninão Bobo

Nossa senhora... 22 quedas só esse ano que você presenciou imagina quantos ocorreram e você piscou ou estava dormindo...

Em SP depende do Bairro choveu caiu...

Gertrudes, a Lhama Morta

Serra gaúcha, raramente há quedas. Geralmente é devido a algum acidente (algum carro derruba um poste)

Bil

Moro em Salvador, bairro de classe média, e já foram cinco de energia contando com o apagão.

Guilherme Andrade

Um disjuntor em uma subestação em Xingo no Pará também deu problema, de acordo com uma nota complementar à imprensa.
http://ons.org.br/Paginas/N...

ʞǝʌǝɥs

tão privatizando a eletrobrás, então logo vai melhorar
ps. a preço de pinga

Exibir mais comentários