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Unreal Engine mostra renderização com qualidade de cinema usando Star Wars

Ray tracing em tempo real

Felipe Ventura Por
2 anos atrás

A próxima fronteira para os jogos pode ser o traçado de raios (ray tracing), tecnologia que renderiza e ilumina cenas em tempo real com qualidade de cinema. Ela foi implementada pela Epic Games na conhecida Unreal Engine, e o resultado é impressionante.

Trata-se do Project Spotlight. A Epic Games fez uma demonstração durante a GDC (Game Developers Conference) com personagens de Star Wars, destacando os efeitos de luz e reflexos em tempo real nos uniformes dos stromtroopers.

O ray tracing não é uma tecnologia nova, e vem sendo bastante usado em efeitos especiais nos filmes. No entanto, trata-se de "um sonho para a indústria de gráficos e visualização há anos", segundo o vice-presidente sênior da Nvidia, Tony Tamasi; e agora pode se tornar realidade graças aos avanços nas placas de vídeo.

A Epic Games vai disponibilizar o ray tracing em tempo real para desenvolvedores do Unreal Engine ainda este ano.

Temos também a Siren, uma "humana digital". Segundo o The Verge, o vídeo foi criado com imagens da atriz Bingjie Jiang e com os movimentos realizados pela atriz Alexa Lee. Isto é feito em tempo real com a Unreal Engine e com a tecnologia de traçado de raios.

Este projeto é uma parceria entre a Epic Games, Tencent, Vicon (que fez a captura de movimentos dos dedos e do corpo), Cubic Motion e 3Lateral. Ele está sendo demonstrado na GDC com renderização em tempo real.

Por fim, temos um alienígena com animações faciais mapeadas diretamente do ator Andy Serkis, que interpretou Gollum nos filmes de O Senhor dos Anéis.

Trata-se de uma tecnologia da 3Lateral chamada Meta Human Framework. Ela é usada em conjunto com a Unreal Engine, incluindo o traçado de raios em tempo real.

Como explicamos por aqui, o traçado de raios se inspira na forma como os humanos veem o mundo. O computador gera imagens "traçando" o caminho que a luz faz do seu olho (ou de uma câmera) até os objetos da cena.

Basicamente, são disparadas milhões de linhas em direção à cena. Quando elas atingem algo, o computador calcula a cor exata de cada pixel, com base na textura do objeto e nas fontes de luz ao redor.

A Microsoft anunciou o DirectX Raytracing (DXR), para que desenvolvedores possam usar o traçado de raios no DirectX 12. AMD e Nvidia estão colaborando. No entanto, a Nvidia também terá uma solução proprietária chamada RTX, para placas de vídeo com arquitetura Volta.

Com informações: The Verge.