A Samsung escolheu esta quinta-feira (22) para anunciar uma nova opção de TV QLED no Brasil. A Q6F chega na versão de 55 polegadas (55Q6F) e vem para ser o modelo mais acessível (considerando o preço de lançamento) da marca com a tecnologia, embora ainda pese no bolso: o valor sugerido é de R$ 8.999.

Faz algum tempo que a Samsung vem apostando na tecnologia QLED. O nome é uma referência ao termo quantum dot (ponto quântico). Painéis desse tipo prometem imagens mais realistas, ou seja, cores vibrantes, brilho intenso, melhor relação de contraste e assim por diante.

Essas características se devem ao fato de os painéis QLED serem constituídos por nanocristais que geram tons bastante precisos de luz azul, vermelha e verde. Para saber como isso é possível, dê uma olhadinha no post que explica em detalhes o funcionamento das TVs de pontos quânticos.

Eu não diria que a Q6F é a oitava maravilha do mundo, mas as imagens da unidade mostrada no evento de lançamento realmente agradam, tendo mesmo tonalidades fortes, preto profundo e mais brilho na comparação com painéis LCD tradicionais, além de ótima visualização em ângulos variados.

Outros recursos incluem bordas bem finas, resolução 4K, compatibilidade com HDR 1000 e o One Remote Control, que pode controlar todos os dispositivos ligados à TV via HDMI. A Samsung destaca ainda o One Connection, caixinha com USB (três), HDMI (quatro) e outras portas que visa facilitar as conexões e pode ser escondida facilmente atrás do rack ou da própria televisão.

TV Samsung Q6F

Fora a linha Q6, a Samsung tem as famílias Q7, Q8 e Q9, cujos modelos 2018 foram anunciados nos Estados Unidos no início do mês. Algumas dessas TVs devem ser lançadas no Brasil, mas só no final de maio ou em junho, antes da Copa.

Falando em Copa, a Q6F é compatível com o SporTV 4K na Rússia, app demonstrado no evento que, de acordo com a Samsung, está sendo disponibilizado para amenizar a queixa de falta de conteúdo em 4K no Brasil.

Mas não é uma exclusividade dos modelos QLED: praticamente todas as TVs da marca com essa resolução lançadas em 2016 ou depois são compatíveis. O aplicativo irá transmitir ao vivo 56 dos 64 jogos da Copa da Rússia, mas será necessário ter um plano com assinatura da SporTV.

TV Samsung Q6F

Como deve ter ficado claro para você, os modelos Q6 são as opções QLED de entrada da Samsung. Por conta disso, elas não possuem certos recursos que estão disponíveis nas linhas superiores, como o cabo óptico chamado de Conexão Invisível e o suporte No Gap, que permite fixar a TV na parede sem deixar vão, como se ela fosse um quadro.

A Q6F chega às lojas brasileiras no próximo mês. A Samsung cogita lançar por aqui outras opções de tamanhos para a linha, mas, por ora, só a versão de 55 polegadas está confirmada.

Até então, a TV QLED mais acessível da marca (de novo, considerando o preço de lançamento, sem descontos de lojas) era a Q7F de 55 polegadas, que chegou por aqui em 2017 custando R$ 9.999.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados