Início » Brasil » CNH digital é liberada gratuitamente em São Paulo

CNH digital é liberada gratuitamente em São Paulo

Por
21 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Motoristas do estado de São Paulo já podem ter acesso à versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Liberado nesta quinta-feira (22), o documento possui o mesmo valor jurídico do modelo impresso e pode ser obtido sem custo adicional.

CNH-e

Para obter o documento, é necessário baixar o aplicativo CNH Digital na App Store ou no Google Play. Você precisa ter uma versão impressa do documento que tenha QR Code, não possua bloqueios e esteja na validade. Esse tipo de CNH começou a ser emitido em maio de 2017, por isso, quem tirou ou renovou o documento antes deverá pedir uma segunda via, que custa R$ 42,41.

Com a CNH impressa em mãos, existem duas opções. Se você tiver um certificado digital, o e-CPF (o que provavelmente não é o caso), pode fazer o pedido da CNH digital e confirmar seus dados pelo próprio celular. Caso contrário, é preciso ir a um posto de atendimento do Detran para finalizar o cadastro.

A CNH digital só pode ser vinculada a um smartphone por vez; se você trocar de aparelho, a CNH digital anterior será automaticamente bloqueada. Ela possui o mesmo prazo de validade da versão em papel e, claro, sua emissão é totalmente opcional — mas é mais fácil esquecer o papel em casa do que o celular, então talvez seja uma boa ideia obtê-lo.

Em conjunto com o lançamento da CNH digital no estado, o Detran-SP informou que não vai mais cobrar os R$ 11 pelo envio da versão impressa da carteira. A gratuidade deve começar em 30 dias.

Mais sobre: , , ,