Você certamente tem um amigo que está sempre participando de quizzes no Facebook. Esses testes podem até parecer inocentes, mas quando pedem para se conectar à sua conta do Facebook, podem representar um perigo não apenas para o dono da conta, mas também para todos os seus amigos.

Essa semana o Facebook se envolveu em um escândalo relacionado à venda de dados, que foram coletados através desses aplicativos de testes. A empresa Cambridge Analytica utilizou as informações de likes para manipular a opinião de milhões de pessoas, fazendo campanha política em favor de Donald Trump.

A pessoa que coletou e vendeu esses dados não tinha a autorização do Facebook para fazer isso. Mas será que um simples parágrafo em um termo de uso é suficiente para proteger os dados de mais de dois bilhões de usuários? E o que é possível fazer com informações que aparentemente são tão triviais, como as coisas que você e seus amigos curtem no Facebook? Dá o play e vem com a gente!

Participantes

Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

Tecnocast é editado por Paulo Barba.

Arte da Capa

Arte da capa feita em tempo recorde pelos nossos amigos da Ilustrata! <3

Assistente de Compras do TB

Comprar pelo melhor preço é muito mais fácil com o Assistente de Compras do Tecnoblog. Nossa extensão monitora milhões de produtos em centenas de lojas e te avisa se ele está em seu melhor preço. Ela ainda conta com um módulo Testador de Cupons que coleta e aplica automaticamente cupons de desconto no seu carrinho de compras.

Usando o Assistente de Compras no seu Chrome você também ajuda o TB a produzir o melhor conteúdo de tecnologia do Brasil. Baixe agora!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Cerqueira Mattos e Cast

Quando vocês falam que o facebook é responsável pelos nossos dados, eu concordo que eles tem que proteger nossas informações contra ataques de hackers. Agora quando o app fala: Você deseja compartilhar as suas informações pessoais, seus amigos, do seu papagaio, do seu cachorro, etc, e o usuário clica em OK, ele está assumindo a responsabilidade. Se pensarmos o contrario, então quando um vírus (disfarçado) pede permissão para se instalar no PC e você clica em OK, a culpa deveria ser da Microsoft.

Felipe Oliveira da Silva

Alguém sabe o nome do mercado que mencionado no episódio?

Geraldo Lopes

Tudo bem o mané que fica fazendo estes testes no Facebook se ferrar com seus dados expostos, mas levar junto os seus contatos é sacanagem. Facebook já era, e tomara que acabe de vez...

Marcvs Antonivs

O facebook virou uma merdha pior que o Orkut.

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Poxa, vim seco pra fazer o teste e não achei o link.

:D

Carlin

hahaha, amanha esse teste sera a proxima modinha no Facebook!

Manoel Guedes