A Motorola não está no top 5 das fabricantes que mais vendem smartphones no mundo, mas detém a vice-liderança desse mercado no Brasil. A empresa acredita que um brasileiro pode ajudá-la a crescer globalmente.

O novo presidente mundial da Motorola é Sergio Buniac. Ele foi gerente geral da empresa no Brasil entre 2007 e 2011; foi promovido para a liderança do Cone Sul; e em 2012, assumiu a presidência da marca na América Latina.

Sob o comando de Buniac, a Motorola chegou ao segundo lugar em market share na América Latina. Ela cresceu 68% no terceiro trimestre de 2017 (em relação a 2016), enquanto o mercado de smartphones na região aumentou 10% no mesmo período.

Desde janeiro, Buniac também era presidente da Motorola na Europa. Agora, ele vai substituir o atual presidente mundial da Motorola, Aymar de Lencquesaing — que “decidiu diminuir o ritmo do trabalho para dedicar mais tempo a sua vida pessoal e à sua família”, segundo a empresa.

“Nessa função, Sergio vai liderar todas as facetas da divisão Mobile da Lenovo, incluindo pesquisa e desenvolvimento, produtos, vendas, estratégia e cadeia de suprimentos nos mercados globais, exceto na China”, explica a Motorola.

Buniac vai responder diretamente ao CEO da Lenovo, Yang Yuanqing. O brasileiro é formado em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da USP, tem pós-graduação pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e MBA pela Universidade de Chicago.

Outros brasileiros também vêm assumindo cargos globais em empresas de tecnologia. Cristiano Amon se tornou presidente da Qualcomm Incorporated este ano; e Marcel Campos é diretor global de marketing da Asus desde o ano passado.

Com informações: Motorola.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados