O caso Cambridge Analytica segue trazendo consequências negativas ao Facebook. A empresa, que já enfrenta inquéritos do Congresso americano e do Parlamento britânico, tem um novo assunto para se preocupar. Nesta segunda-feira (26), a FTC (Federal Trade Commission) confirmou que também está investigando a rede social.

Como desativar ou excluir o Facebook (pelo celular ou computador)

Em comunicado, a agência se comprometeu a usar as ferramentas à disposição para proteger a privacidade dos consumidores. “Entre as ferramentas, destaca-se a ação de fiscalização contra empresas que não honram suas promessas de privacidade”, diz o comunicado assinado por Tom Pahl, diretor da secretaria de proteção ao consumidor da FTC.

A nova investigação é apontada pelo Washington Post como a maior ameaça contra o Facebook e pode levar a multas de valores consideráveis. De acordo com o jornal, a ação da FTC envolve um acordo feito entre a agência e o Facebook em 2011.

Na ocasião, a empresa concordou em informar os usuários e pedir a permissão antes que seus dados fossem compartilhados além das configurações de privacidade que foram estabelecidas. A situação envolvendo a Cambridge Analytica é considerada uma quebra desse acordo.

Mea culpa em jornais

Em meio ao escândalo do uso ilegal de dados de 50 milhões de usuários, o Facebook apostou em espaços publicitários nas páginas de jornais impressos. A empresa publicou anúncios na edição deste domingo (25) de veículos como New York Times, Wall Street Journal e Washington Post.

Páginas inteiras dos jornais trouxeram uma mensagem em que Mark Zuckerberg diz sentir muito por não ter feito mais em 2014, quando os dados foram adquiridos pela Cambridge Analytica.

O texto afirma que a rede social agiu para ter certeza que isso não voltará a acontecer. Entre as medidas tomadas, o Facebook vai limitar os dados ao alcance de apps de terceiros. A companhia também promete banir os aplicativos que ainda têm tantas informações dos usuários.

https://twitter.com/lmatsakis/status/977901678480457728

Nos últimos dias, o Facebook tem enfrentado reações negativas de usuários e empresas com campanhas como #DeleteFacebook. A hashtag foi divulgada pelo cofundador do WhatsApp, Brian Acton, que afirmou ser a hora de excluir a conta na rede social. A posição foi acompanhada por Elon Musk, que removeu as páginas da Tesla e da SpaceX.

Com informações: Engadget, Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zanac_Compile

Tá aí o buraco!

Carlin

hahahahaha

Daniel R. Pinheiro

Só quase 90% hehe. Perde só pro Facebook.
https://uploads.disquscdn.c...

Marcella

Eu apaguei o meu, ja nem usava tanto desde 2015.
O chato é que antes eu fugia do whatsapp usando o messenger, agora nao tem jeito.

Julek

Os amigos que tiveram seus dados entregues para essa empresa certamente não concordaram, tanto é que o Facebook mudou isso em 2015.

Zanac_Compile

Foi o Face que deu sem cerimônia ? Ou o app avisava que iria pegar isso também ?

Victor Melo

deus te ouça

Julek

Nesse caso alem dos dados de quem instalou o app, o Facebook também deu os dados dos amigos dessa pessoa para a empresa do app.

Ricardo - Vaz Lobo

Teria Zucka cantado a pedra ao dizer que botava uma fita tampando a câmera e o microfone?

Ricardo - Vaz Lobo

Penso o mesmo. E se cavucar um pouco, federá muito e para mais gente.

Zanac_Compile

Mas não é o FACEBOOK e sim a instalação de um APLICATIVO que as pessoas permitiram acessar todos os dados o FB.

Todo mundo que instala esses APPS de VEJA VOCÊ COM 80 ANOS estão sujeitas a isso. Não foi o FB que entregou os dados e sim a concordância das pessoas com o uso de um APP bagaceiro que nem é mantido pelo FB.

É o mesmo que culpar o WINDOWS por um APP que a pessoa instalou e ainda concordou com o que ele iria fazer. Ou culpar o ANDROID por um APP instalado que ficou pegando seus dados depois de avisar e você consentir.

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

De qualquer forma, a oportunidade está dada para redes rivais ganharem mais usuários.

Carlin

O Google com toda certeza sabe mais dos usuário que o próprio Facebook pode saber! Até mesmo a Microsoft pode e deve coletar dados do que os usuário do Windows fazem no computador! Para as empresas de tecnologia o grande interesse nunca foi na tecnologia desenvolvida, mais em como aquilo pode ser usado para gerar lucro, para coletar dados!!!

(Estranho perceber que uma empresa como o Google tem boa parte da sua renda da singela venda de anúncios, né mesmo?!)

ecarvm

Mais verdade seja dita, não é somente o Facebook o grande vilão, ele é a ponta do Iceberg

ecarvm

Bom, deletei em 2013, desde então nunca me fez falta.