Início » Celular » Testes mostram grandes diferenças entre Galaxy S9 com Snapdragon 845 e Exynos 9810

Testes mostram grandes diferenças entre Galaxy S9 com Snapdragon 845 e Exynos 9810

Galaxy S9 é equipado com processador da Qualcomm ou da Samsung, dependendo do país

Paulo Higa Por

Diferente do que a Samsung costuma fazer, a versão brasileira do Galaxy S9 será equipada com o Snapdragon 845, da Qualcomm, em vez de trazer um processador próprio da sul-coreana. E os benchmarks mostram que há diferenças significativas entre os dois chips.

Os processadores

O Qualcomm Snapdragon 845 que equipa o Galaxy S9 nos Estados Unidos, China, Japão e Brasil tem quatro núcleos Kryo 385 Performance de até 2,8 GHz e mais quatro Kryo 385 Efficiency de 1,77 GHz. A GPU é uma Adreno 630, que trabalha a 710 MHz.

Enquanto isso, o Samsung Exynos 9810, que estará nos aparelhos vendidos no resto do mundo, possui quatro núcleos Exynos M3 de até 2,7 GHz (2,314 GHz quando dois núcleos estão ativados e 1,794 GHz com três ou quatro núcleos ativados) e quatro Cortex-A55 de 1,79 GHz, com uma GPU Mali-G72MP18 de 572 MHz.

Melhor na teoria, mas na prática…

Ambos os chips são fabricados pela Samsung em 10 nanômetros, mas os projetos são distintos. Tanto que, no Geekbench 4, que mede o desempenho bruto das CPUs, há uma diferença gritante: o Exynos 9810 atinge 3.734 pontos em single-core (inteiro), enquanto o Snapdragon 845 fica em 2.718 pontos. Os dois perdem do Apple A11 do iPhone X (4.630 pontos) e do A10 do iPhone 7 (4.007 pontos), mostra o AnandTech.

No entanto, em todos os benchmarks que tentam simular uma utilização mais próxima do real, o Exynos 9810 perde feio: em navegação na web no PCMark Work 2.0, por exemplo, ele atinge 5.450 pontos, contra 7.455 pontos do Snapdragon 845. Isso se repete em muitos outros testes. O que aconteceu?

Em resumo, o Exynos 9810 demora mais para atingir a velocidade máxima. O AnandTech explica que, em 65 milissegundos, o Snapdragon 845 migra uma tarefa dos núcleos econômicos (Efficiency) para os de alto desempenho (Performance) a 2,8 GHz. O Exynos 9810 leva o mesmo tempo, mas os núcleos Exynos M3 começam trabalhando a uma frequência de 650 a 741 MHz; eles só chegam a 2,7 GHz depois de 410 ms (!).

É como nos automóveis: talvez o carro A atinja velocidade máxima de 220 km/h e o B chegue a apenas 190 km/h, mas a aceleração de 0 a 100 km/h do A é de 10 segundos, enquanto o B faz em 7 segundos. O carro A deve se sair melhor em uma longa pista de corrida (benchmarks sintéticos), mas o B é mais ágil no anda e para dentro da cidade (uso real).

E quanto ao desempenho gráfico? Nesse caso, não há o que argumentar: a GPU Adreno 630 do processador da Qualcomm é significativamente superior, com média de 35,48 fps no GFXBench Manhattan 3.1, contra 26,9 fps da Mali-G72MP18. Na verdade, até o desempenho gráfico do Snapdragon 835, da geração passada, é melhor que o chip atual da Samsung na maioria das situações.

A conclusão do AnandTech é que “a variante com Exynos 9810, como evidenciado por todos os dados que coletamos, é a mais lenta dos dois”. O processador da Qualcomm também se deu melhor no consumo de bateria, mas os dados não são conclusivos, porque os chips estavam em modelos distintos (S9 e S9+), com baterias e tamanhos de tela diferentes.

Lançamento amanhã

A boa notícia é que o mercado brasileiro receberá a variante mais rápida do Galaxy S9. O aparelho será revelado oficialmente pela Samsung na manhã desta terça-feira (27), durante um evento em São Paulo. Nosso review completo também será publicado amanhã.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Panda BR

Exynos excelente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pode entrar?

Foda que a otimização nunca chega ao Android. É o que me mantém preso à Apple.

TecnoD

Vc não deve nem saber o que eu estou falando né? Deve ter sido esculachado lá no tudo celular por falar merda que não tem nem noção sobre assunto, e agora tomando outra pregada aqui. Verdadeiro malandro agulha: tô a no cu mas não perde a linha...

TecnoD

Mesmo se eu fosse mais novo que vc(com essa cara de malandro que adora um backzinho e que mora com a mamãe até hj) isso não. Inválida meu argumento. Questão de opinião de quem tem o produto. É não de alguém que demonstra ser um haterzinho. Resumindo: Foda-se é não perca tempo me respondendo mesmo não.... Vai fumar sua maconha....

Fábio Lucas

Sabe nem argumentar filho, deve ter nem 15 anos. Jura que vou perder meu tempo com você né ? Nego que defende um produto de uma empresa que nem sabe que você existe. Você é igual aos Fanboy do tudocelular.com

biscoitao

Com essa informação vou ir comprar hoje um S9+

Cobre da Samsung sua comissão

Obrigado

TecnoD

ela faz aparelho pro mundo. o problema é com o Brasil cara...nao com a Samsung. Acorda e pare de falar besteira. Custo Brasil é que acaba... o povo tem que se fuder mesmo...sem educação vai sofrer por muitos anos...e o problema não são os políticos. É A FALTA DE EDUCAÇÃO ...aliado a outros fatores como a cultura do jeitinho, do menor esforço...por isso que somos esse lixo de pais

TecnoD

com certeza. Tive um s7 edge e ele pegava somente 1 ou 2 pauzinhos. Aqui no mesmo lugar o S9 pega os 4...full total. Nem compara, a recepção do s9 é top demais. Fora que até a velocidade no wifi melhorou bastante pra mim

TecnoD

Eu sai de um S7 edge que comprei em uma promo por 1599 em novembro de 2017 e acabei vendendo 100 reais mais barato para um amigo. Achei o celular lindo, comprei o dourado, foda demais. Ai saiu uma promo do S9 por 2899 reais. Nao resisti e acabei comprando, mas com medo de arrepender. Posso te dizer com toda certeza, o aparelho é um absurdo. A coisa mais foda que ja tive. Sei que é caro, mas cara, pqp que maquina incrível. Camera absurda, processador abre as coisas tao rapido que chega dar até susto, como se ja tivesse aberto em segundo plano. E o visual aprimorado do S8 deixou esse celular uma verdadeira joia. Vou ter celular bom por pelo menos uns 4 anos. Por isso acho que vale o investimento. Fora que hoje os celulares top de linha nao utilizam mais a entrada de fone de ouvido tradicional e nem rádio fm. O S9 tem tudo isso... o conjunto da obra desse carinha é fantástico

TecnoD

Ai vc vem aqui bostejar pelos dedos falando mau do Exynos??? Apesar dos testes, o Exynos é excelente, vide os S7, S8 com performances top de linha, mesmo perdendo por pouco para o Snapdragon. Quer comparar o Exynos com MideaTek, chip esse que está em praticamente 50% dos celulares no mundo???

biscoitao

Há alguma diferença na qualidade de recepção do sinal?
Pergunto isso, pois o S7 Edge é um lixo na qualidade do sinal

Roger Carvalho

poxa vim achando que teria teste no Antutu e nada

Comentário Mil Grau℗

Eu vou pegar ele novo por um valor mto baixo, fora que caso ele dê algum problem eu aciono a garantia da Motorola e pelo que andei lendo, trocam ele por um Z2 Force.

Lucas Carvalho

Legal, parabéns.

Felipe Oliveira da Silva

Era assim né, do S8 não foi liberado o código e modelo S9 Exynos já foi liberado.

Exibir mais comentários