Início » Mobile » Google está impedindo login em dispositivos não-certificados com Android

Google está impedindo login em dispositivos não-certificados com Android

Por
30 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Apesar de distribuir o Android com código aberto, o Google exige licenciamento para as fabricantes que distribuem serviços como a Play Store, Gmail e Maps. É uma forma de manter algum controle de como o sistema chega aos usuários.

Alguns aparelhos não atendem aos requisitos do Google, mas embutem seus serviços mesmo assim — e podem perder funções importantes em breve.

O Google está criando mecanismos para reduzir a distribuição de smartphones e tablets sem certificação. De acordo com o XDA Developers, alguns usuários estão sendo impedidos de acessar aplicativos como Play Store, Gmail e Google Maps, pois os aparelhos não foram autorizados a oferecer os serviços da empresa.

Foto por Bram.Koster/Flickr

Para receber a licença, as empresas devem cumprir algumas regras. Entre elas, instalar os apps do Google de forma conjunta, exibir os ícones corretamente, e se adequar a alguns requisitos de compatibilidade. Ainda assim, alguns dispositivos não cumprem as obrigações e conseguem oferecer os serviços.

Em tese, os apps do Google só poderiam ser usados se viessem pré-instalados ou se fossem baixados na Play Store. No entanto, eles podem ser encontrados facilmente em meios alternativos, como fóruns e app stores não-oficiais.

Os aparelhos que não atendem às normas podem exibir um aviso informando que não são certificados:

Em vigor desde 16 de março, o bloqueio aparece em tentativas de login na conta do Google e indica que a fabricante não pode oferecer os aplicativos. Para os usuários, a única saída é reclamar com a fabricante, já que os serviços não poderão ser utilizados no dispositivo.

Os usuários de ROMs customizadas também deverão ser afetados pela nova medida. O Google, no entanto, oferece uma alternativa para esse grupo: o bloqueio pode ser desabilitado ao inserir o Android ID nesta página. A informação é obtida no ADB (Android Debug Bridge), ferramenta para desenvolvedores que oferece dá controle sobre o sistema.

Com informações: XDA Developers, Ars Technica.

Mais sobre: ,