Talvez você não seja fã dos vídeos gravados na vertical, já que eles não ficam bem na tela do computador nem da TV. Até a Rede Globo está em uma campanha para estimular as pessoas a gravar com o celular “deitado”, sem muito sucesso.

Os vídeos na vertical são inevitáveis porque funcionam bem na tela do smartphone. O YouTube cedeu e se adaptou a esse tipo de conteúdo.

Youtube - logotipos

No Android, o player se adapta dinamicamente ao tamanho do vídeo. Se ele foi gravado na vertical, vai ocupar mais espaço na tela — em vez de ser exibido com barras pretas nas laterais.

Deslize para cima a partir das recomendações, e você continuará vendo apenas uma área do vídeo vertical. E, assim como antes, se você tocar em “tela cheia”, o vídeo vai ocupar todo o display.

Este GIF ajuda a entender melhor:

O iOS recebeu esse player dinâmico em dezembro.

Vale notar que alguns vídeos do YouTube foram gravados na vertical, mas embutiram barras pretas nas laterais (isso ainda não é crime). Neste caso, será difícil visualizá-lo no smartphone, seja na vertical ou na horizontal:

Aí já é demais.

Com informações: SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

nice guy
John Smith

É isso que eu tentei explicar mais acima. Pior que gravar na vertical é embutir barras pretas (ou com algum conteúdo desfocado) nas laterais. Isso ferra a visualização no celular e faz pouca ou nenhuma diferença pra quem for ver em outro dispositivo.

John Smith

Se é automático eu não sei, mas isso é horrível para o usuário de smartphone, que não pode ver o vídeo na vertical assim como ele foi gravado.
Sem falar que não trás ganho nenhum para quem for ver na horizontal, apenas um enfeite que pouca diferença faz, já que você vai assistir olhando para o vídeo e não para as bordas.

John Smith

Se você for ver no computador, numa televisão, ou qualquer dispositivo que não permita girar a tela, não há diferença em relação ao conteúdo principal ter ou não bordas laterais fixas.

Mas se você for ver no celular, essa borda fixa (seja preta ou com algum conteúdo) te impossibilita de assistir o vídeo na vertical como ele foi gravado, o que lhe permitiria ver melhor. Se você assistir esse vídeo na vertical ele fica pequeno na tela, o que te força a ver o vídeo na horizontal sem haver nenhum ganho nisso.

Magnosama

Gravar vídeo na vertical é atestado de burrice.

Carlin

Estranho é a demora do youtube a aceitar esse "novo" formato, já era previsível que depois da onde dos Stories videos na vertical iriam querer seu espaço no youtube também!

Eduardo Braga

Essas atualizações meses antes no iOS é tão estranho.

Marco Antonio

Isso é automático, quando não tem lateral o próprio YT faz isso, acho que alguns outros também

marcos_5000

Infelizmente ainda não é crime gravar na vertical, né?
Agora essa merda virou popular. u.u

Alisson Santos

Melhorar exibição de vídeos verticais é tipo descriminalizar as drogas: como não dá pra evitar que as pessoas usem, acabam liberando. A culpa nem é das pessoas, elas filmam da forma mais prática que conseguem e não analisam aspectos técnicos. A culpa é das empresas, se vídeos gravados verticalmente continuassem deitados na hora de rodar num player, as pessoas perceberiam naturalmente que não fizeram a coisa certa.

John Smith

Sabe o que é pior do que vídeo gravado na vertical? Quando o infeliz "transforma" esse vídeo em "horizontal" preenchendo as laterais com fundo preto ou geralmente com o mesmo conteúdo, porém com zoom e desfocado. Aí nem adianta deixar o celular na vertical para ver melhor o vídeo.

Esse tipo de coisa:
https://i.ytimg.com/vi/LdCL...

Lucas Henrique

Show

Seraph

Vale notar que alguns vídeos do YouTube foram gravados na vertical, mas embutiram barras pretas nas laterais (isso ainda não é crime)

Infelizmente não

Kodos Otros

Po, fica bem melhor assim, sem dúvida.
Uma coisa que acho nada intuitiva é a forma de se entrar nos comentários dos vídeos.

Ed. Blake

Em breve as TVs e monitores também virão na vertical, já que o mercado se adapta às pessoas e não o contrário.

/s