Youtube - logotipos

Talvez você não seja fã dos vídeos gravados na vertical, já que eles não ficam bem na tela do computador nem da TV. Até a Rede Globo está em uma campanha para estimular as pessoas a gravar com o celular “deitado”, sem muito sucesso.

Os vídeos na vertical são inevitáveis porque funcionam bem na tela do smartphone. O YouTube cedeu e se adaptou a esse tipo de conteúdo.

No Android, o player se adapta dinamicamente ao tamanho do vídeo. Se ele foi gravado na vertical, vai ocupar mais espaço na tela — em vez de ser exibido com barras pretas nas laterais.

Deslize para cima a partir das recomendações, e você continuará vendo apenas uma área do vídeo vertical. E, assim como antes, se você tocar em “tela cheia”, o vídeo vai ocupar todo o display.

Este GIF ajuda a entender melhor:

🤖 Calling all Androids 🤖

Now the YouTube player will automatically adapt to the shape of the video you’re viewing, so you can see more of your favorite videos! pic.twitter.com/0Gk0hXav0I

— YouTube (@YouTube) March 26, 2018

O iOS recebeu esse player dinâmico em dezembro.

Vale notar que alguns vídeos do YouTube foram gravados na vertical, mas embutiram barras pretas nas laterais (isso ainda não é crime). Neste caso, será difícil visualizá-lo no smartphone, seja na vertical ou na horizontal:

Aí já é demais.

Com informações: SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados