Logo depois de o escândalo Cambridge Analytica ter vindo à tona, a Mozilla parou de veicular anúncios no Facebook como forma de protesto contra a falta de cuidado do serviço com a privacidade. Mas essa não foi a única reação: a organização liberou uma extensão para Firefox que impede o Facebook de rastrear o usuário fora da rede social.

Provavelmente, você já passou pela experiência de acessar uma loja online e, pouco tempo depois, encontrar anúncios dos produtos consultados dentro do Facebook, às vezes até com preços mais baixos. Esse é um exemplo de rastreamento que a rede social faz com auxílio de cookies e outros recursos.

Os termos de uso do serviço, quando aceitos pelo usuário, permitem que o Facebook faça esse tipo de rastreamento. Mas, para a Mozilla, empresas de rede sociais criam plataformas muito complexas, portanto, não é razoável esperar que os usuários compreendam totalmente as implicações do uso delas.

A organização destaca, por exemplo, que o Facebook consegue fazer um trabalho de rastreamento praticamente invisível, de forma que, muitas vezes, é impossível determinar quando os dados estão sendo compartilhados.

Facebook Container

É aí que entra em cena a extensão Facebook Container. Ela permite que o usuário acesse normalmente o Facebook no Firefox, mas isola a identidade dele do resto da web. O rastreamento que é feito por meio de scripts externos ou compartilhamento de cookies passa a ser mais difícil, portanto. O resultado é que o Facebook não vai conseguir mostrar anúncios baseados no seu histórico de navegação, por exemplo.

Veja também: 6 dicas para evitar compartilhar seus dados pessoais com o Facebook

De acordo com a Mozilla, a iniciativa não visa impedir o acesso ao Facebook, até porque a companhia não é a única que coleta dados dos usuários fora da sua plataforma. A intenção, sobretudo, é ajudar o usuário a se proteger dos “efeitos colaterais inesperados” do uso da rede social.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados