Logo depois de o escândalo Cambridge Analytica ter vindo à tona, a Mozilla parou de veicular anúncios no Facebook como forma de protesto contra a falta de cuidado do serviço com a privacidade. Mas essa não foi a única reação: a organização liberou uma extensão para Firefox que impede o Facebook de rastrear o usuário fora da rede social.

Facebook Container

Provavelmente, você já passou pela experiência de acessar uma loja online e, pouco tempo depois, encontrar anúncios dos produtos consultados dentro do Facebook, às vezes até com preços mais baixos. Esse é um exemplo de rastreamento que a rede social faz com auxílio de cookies e outros recursos.

Os termos de uso do serviço, quando aceitos pelo usuário, permitem que o Facebook faça esse tipo de rastreamento. Mas, para a Mozilla, empresas de rede sociais criam plataformas muito complexas, portanto, não é razoável esperar que os usuários compreendam totalmente as implicações do uso delas.

A organização destaca, por exemplo, que o Facebook consegue fazer um trabalho de rastreamento praticamente invisível, de forma que, muitas vezes, é impossível determinar quando os dados estão sendo compartilhados.

Facebook Container

É aí que entra em cena a extensão Facebook Container. Ela permite que o usuário acesse normalmente o Facebook no Firefox, mas isola a identidade dele do resto da web. O rastreamento que é feito por meio de scripts externos ou compartilhamento de cookies passa a ser mais difícil, portanto. O resultado é que o Facebook não vai conseguir mostrar anúncios baseados no seu histórico de navegação, por exemplo.

Veja também: 6 dicas para evitar compartilhar seus dados pessoais com o Facebook

De acordo com a Mozilla, a iniciativa não visa impedir o acesso ao Facebook, até porque a companhia não é a única que coleta dados dos usuários fora da sua plataforma. A intenção, sobretudo, é ajudar o usuário a se proteger dos “efeitos colaterais inesperados” do uso da rede social.

Qual visionário da tecnologia você seria?

Você certamente tem um amigo que está sempre participando de quizzes no Facebook. Esses testes podem até parecer inocentes, mas quando pedem para se conectar à sua conta do Facebook, podem representar um perigo não apenas para o dono da conta, mas também para todos os seus amigos.

Batemos um papo sobre o assunto no Tecnocast 085. Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

raphaela1

Não vejo problema em o FB rastrear meus dados, já que em troca disso eu recebo anúncios que realmente me interessa

Gertrudes, a Lhama Morta

Desde que comentei, tô tentando de novo. Pior que tô achando ótimo! Capricharam bastante nas últimas atualizações

Rinku Torashi

Eu uso o aplicativo do Firefox no meu celular e sinceramente, eu acho ele perfeito! Permite que eu use extensões, temas, youtube em segundo plano, ele é maravilhoso. O Aplicativo mudou de cara quando a Mozilla lançou o Quantum, por que não tenta usar ele agora?

Keaton

O facebook tinha anuncios? hahaha

Lord Cheetos

Seus amigos podem decidir por você se devem compartilhar seus dados, meio absurdo isso.

Danillo Nunes

Não sei sobre o Google, mas existem várias técnicas para criar super cookies (em geral elas se aproveitam de vulnerabilidades dos navegadores) e elas vão evoluindo conforme essas vulnerabilidades vão sendo corrigidas.

Nunca soube de uma empresa do porte do Google ter usado alguma delas, no entanto.

Fernando Henrique Soares

Mesmo a versão beta vcs não gostaram? Eu concordo que ele se mostrava muito lento, mas eu tenho recebido melhoras significativas. E algumas análises também indicam esta melhora:

https://blog.en.uptodown.co...

https://android.gadgethacks...

John Smith

É a mesma coisa que o Multi-Account Containers que serve para ouros sites?

Trovalds

Enfim, quem fez o teste concordou em ceder demais. É aquele dito antigo: "quem abaixa demais mostra o bumbum pros outros".

Will

Na verdade foram cerca de 200 mil pessoas que fizeram o tal teste, essas 50 milhões, foram os amigos desses 200 mil, pois a empresa pegou os dados deles por tabela.

Baidu feat MC Brinquedo

Alô Tecnoblog!

Vocês lembram do projeto da Google para criar um "SUPER COOKIE"?

Foi pra frente a ideia? Alguma novidade?

Baidu feat MC Brinquedo

Amo o Firefox no desktop, mas no mobile é horrível!

:(

Raul Craveiro

Já instalei aqui :P

Trovalds

E o povo quer colocar o Facebook na cruz... 52 milhões de pessoas concordaram em ceder os seus dados da rede pra um teste que por sua vez foram (re)usados por uma outra empresa. O Google faz igual ou pior, outras empresas fazem parecido mas envolveu "eleição" e "Trump" na jogada já virou um mar de gente querendo o fim da rede social.

E não monitoramento por não monitoramento uso o Disconnect.me que bloqueia geral e não só o Facebook E o uBlock Origin com lista branca que bloqueia propaganda e também alguns rastros. E ainda por cima mantenho na reserva o bloqueio do Kaspersky mas inativo que pode ser uma outra camada se as 2 anteriores falharem.

UserLost

Uso a extensão Disconnect, impedindo assim o rastreamento do Facebook pela web.

Exibir mais comentários