Início » Software » Microsoft permite instalar mais distribuições Linux no Windows 10

Microsoft permite instalar mais distribuições Linux no Windows 10

Por
28/03/2018 às 10h22
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Microsoft permite que os usuários instalem distribuições Linux dentro do Windows 10 por meio do Subsistema do Windows para Linux (WSL, na sigla em inglês). O recurso começou com o Ubuntu e depois foi expandido para Debian, SUSE e Kali. Agora, ele funciona com praticamente qualquer variante.

Uma ferramenta de código aberto da Microsoft, liberada no GitHub, permite que qualquer desenvolver crie uma distribuição Linux para ser executada dentro do Windows 10; assim, é possível fazer testes de softwares ou criar um ambiente de desenvolvimento sem abandonar a plataforma da Microsoft, como mostra o Ars Technica.

Além disso, a ferramenta é útil para criadores de distribuições Linux que se interessarem em liberar um pacote compatível com o WSL. Com o DistroLauncher, eles podem adaptar suas distribuições e enviá-las para a Microsoft Store. Dessa forma, os usuários de Windows 10 conseguem instalar o Linux com um clique.

As distribuições Linux já conversam com o Windows 10, compartilhando arquivos e recursos de hardware. E a próxima atualização, a Spring Creators Update, vai trazer suporte para tarefas em plano de fundo no WSL, soquetes de domínio Unix e melhoria na interoperabilidade entre sistemas de arquivos do Windows e Linux.

Esta notícia serviria como um belo primeiro de abril se fosse escrita há uns cinco anos.