A Microsoft permite que os usuários instalem distribuições Linux dentro do Windows 10 por meio do Subsistema do Windows para Linux (WSL, na sigla em inglês). O recurso começou com o Ubuntu e depois foi expandido para Debian, SUSE e Kali. Agora, ele funciona com praticamente qualquer variante.

Uma ferramenta de código aberto da Microsoft, liberada no GitHub, permite que qualquer desenvolver crie uma distribuição Linux para ser executada dentro do Windows 10; assim, é possível fazer testes de softwares ou criar um ambiente de desenvolvimento sem abandonar a plataforma da Microsoft, como mostra o Ars Technica.

Além disso, a ferramenta é útil para criadores de distribuições Linux que se interessarem em liberar um pacote compatível com o WSL. Com o DistroLauncher, eles podem adaptar suas distribuições e enviá-las para a Microsoft Store. Dessa forma, os usuários de Windows 10 conseguem instalar o Linux com um clique.

As distribuições Linux já conversam com o Windows 10, compartilhando arquivos e recursos de hardware. E a próxima atualização, a Spring Creators Update, vai trazer suporte para tarefas em plano de fundo no WSL, soquetes de domínio Unix e melhoria na interoperabilidade entre sistemas de arquivos do Windows e Linux.

Esta notícia serviria como um belo primeiro de abril se fosse escrita há uns cinco anos.

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados