Início » Antivírus e Segurança » Finja surpresa: dados "destruídos" da Cambridge Analytica continuam circulando

Finja surpresa: dados "destruídos" da Cambridge Analytica continuam circulando

Felipe Ventura Por

Até 2015, um aplicativo chamado "thisisyourdigitallife" prometia traçar seu perfil psicológico no Facebook. De quebra, ele coletava seus dados e de seus amigos. No total, 50 milhões de pessoas foram afetadas.

A Cambridge Analytica adquiriu esses dados, aparentemente por US$ 800 mil, o que viola as regras do Facebook. Ela também jurou que essas informações já foram deletadas... mas não foram.

Cambridge Analytica

O Channel 4 News obteve acesso a dados de 136 mil pessoas no estado americano de Colorado, com o perfil psicológico e de personalidade de cada pessoa, feito pela Cambridge Analytica.

Essas informações foram usadas para direcionar mensagens políticas às pessoas que seriam mais suscetíveis a elas. Há também um conjunto de dados semelhantes para moradores do estado de Oregon.

Pior: esses dados foram transmitidos através de sistemas de e-mail não-corporativos, fora da própria Cambridge Analytica e de sua dona, a Strategic Communication Laboratories Group (SCL).

O aplicativo do Facebook foi criado pela Global Science Research (GSR), onde trabalhava Christopher Wylie — que revelou o esquema para a imprensa.

Facebook - imagem por Reuters

Em comunicado, a Cambridge Analytica diz: "nunca passamos nenhum dado da GSR para partes externas. Depois que o Facebook nos contatou em dezembro de 2015, excluímos todos os dados da GSR e tomamos as medidas apropriadas para garantir que quaisquer cópias dos dados fossem excluídas".

Então quem vazou esses dados? Ela lembra que processou "vários ex-funcionários que haviam roubado dados e propriedade intelectual da empresa. Esses ex-funcionários assinaram um compromisso prometendo que haviam eliminado todo esse material".

Paul Grewal, vice-presidente e vice-conselheiro geral do Facebook, diz: "a Cambridge Analytica confirmou publicamente que não tem mais os dados, outros estão questionando isso, e estamos determinados a descobrir os fatos".

Mark Zuckerberg prometeu que o Facebook vai fazer uma auditoria em todos os apps que tiveram acesso a grandes quantidades de dados dos usuários, antes das restrições impostas em 2014.

A FTC (Federal Trade Commission) vai investigar o Facebook por violar um acordo feito em 2011 para proteger a privacidade dos usuários. Zuckerberg terá que prestar explicações ao Congresso americano. A Cambridge Analytica também está sendo investigada.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Murilo Folkowski
Vixe maria!
Carlin
Complicado, no fim das contas o Facebook só cai se surgi alguma Rede Social que realmente atraia o publico, como o Facebook se encarnou tanto no dia a dia dos usuários, cair vai levar tempo, muito tempo. Existiram sim abalos a hegemonia do Facebook, esse talvez seja um dos maiores. Mais cair, vai levar tempo!
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Ah sim, isso já era conhecido, mas se grandes empresas começarem a apagar as páginas como já fizeram Tesla e Space X, e outras pararem de gastar dinheiro lá, acabou a fonte eterna de verdinhas...
A grande maioria nao esta nem ai.. Duvido que FB perdeu um numero significativo de usuarios depois do escândalo.
Seraph
O que mais tem é textão agora
Matheus De Sena
Acho que o que tem mais potencial pra fazer eles perderem anunciantes é a mudança de algoritmo que prejudicou muitas páginas. Esse editorial do Clube do Hardware explicando o quanto o Facebook limita o alcance das páginas explica muito bem porque criadores de conteúdo estão abandonando aquela rede social.https://www.clubedohardware...
Lucas Santos
Se vier mais escândalos, ele pode cair por "força bruta". Investidores, acionistas ou até a polícia.
Benício Pereira
E não são mesmo. Nos termos de uso, o próprio Faceburqa se coloca como o dono das informações que você forneceu, ou seja, suas informações são suas, mas as cópias subidas são do Facebook, e ele não tem nenhuma obrigação legal de deletar essas informações.Você poder sair da plataforma, e com o tempo suas informações perderão valor pela desatualização.
ばか
Não, porque lá não tem textão.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Não, mto difícil para a terceira idade
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
O problema é perder os anunciantes... vai vender nossos dados pra quem?
Matheus De Sena
Acho dificil isso ser a derrocada do Facebook, isso é o tipo de escândalo "balança mas não cai".Se eles fossem uma empresa menor como a Snap talvez fosse o fim da linha, mas com tanto dinheiro e poder que o Zuckerberg administra, basta gastar uns milhões em lobby contra investigações e outros milhões em propaganda para acalmar os investidores e fazer o publico e a mídia esquecer essa história.
Seraph
Espero que não para o twitter...
Djalma
Eu sempre tive essa certeza.
Paçaro
Será que agora o Facebook cai? Acho difícil, mas nunca se sabe.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Março de 2018, início da derrocada do feice.... para onde o povo vai migrar? Qual será a próxima rede social a usar pra receber gifs de "bom dia" da família?