Início » Brasil » Brasil Banda Larga: como medir velocidade da internet pela Anatel

Brasil Banda Larga: como medir velocidade da internet pela Anatel

Faça um teste de velocidade para ver se a sua operadora está fornecendo a melhor conexão

Jean Prado Por
TB Responde

Quer saber se a sua operadora está fornecendo pelo menos 80% da velocidade contratada de internet, como obriga a Anatel? Existem diversos testes na internet, mas o método mais confiável — e aceito pelas operadoras — é medir diretamente pelo site da Anatel.

Paralelamente, no site Brasil Banda Larga, da própria Anatel, também é possível se inscrever para um programa que ajuda a medir a qualidade da internet que as operadoras estão oferecendo.

Fazendo o teste

Se você só quer fazer um teste de velocidade da sua internet, basta entrar neste link e clicar em Iniciar teste. O Brasil Banda Larga também tem aplicativo para Android e iPhone para você medir a velocidade da internet no celular.

O teste é bem completo e, além da velocidade de download e upload, te dá a latência (ping), jitter, perda, IP, região do seu servidor e a região do teste. Vale clicar na aba de Pré-requisitos e Orientações para ler algumas dicas de como deixar o teste o mais preciso possível.

Também tem como fazer um teste de velocidade por um site criado pela Netflix, que mede a sua conexão de uma maneira bem rápida e prática, mas só mostra a velocidade de download. Se preferir, veja como fazer isso aqui.

Programa de Aferição de Qualidade da Banda Larga

No site do Brasil Banda Larga, a Anatel também dá a opção de você se tornar um voluntário para ajudar a medir a qualidade da banda larga, de acordo com a Entidade Aferidora da Qualidade criada por uma resolução da agência.

https://youtu.be/765ie6WTa4g

Basicamente, o programa consiste em você receber um whitebox, equipamento medidor de qualidade da sua conexão banda larga e conectá-lo entre o seu roteador e o computador (ou somente no roteador) para que ele possa fazer as medições.

É como o teste de velocidade que foi oferecido no próprio site, mas direto do cabo de rede e com medições constantes e catalogadas para posteriormente servirem de análise para determinar quais são as melhores operadoras, por exemplo.

Vale ressaltar que o conteúdo que você acessa não é monitorado. Para participar do programa, você precisa de um roteador da sua operadora ou de outras marcas, ter uma tomada extra próxima ao roteador, não ser funcionário de uma das prestadoras e nunca desconectar o aparelho da tomada. Além disso, o programa só funciona com as seguintes operadoras:

Algar Telecom, Cabo, Embratel, GVT, TIM Live, NET, Oi, Sercomtel, Sky Banda Larga e Vivo.

Ficou interessado? Basta clicar aqui e preencher o cadastro para se tornar um voluntário. Depois do cadastro, é necessário esperar o contato da Anatel (nem todo mundo é selecionado) e então você deve receber um medidor. Depois da instalação, a medição começará a ser realizada.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lio Campos
a minha internet santo andre /sp a dias esta uma merda e hoje pior ainda 30/11/2018 depois que o ladrão doCarlos mexicano comprou a NET a Embratel tudo ficou uma merda de serviço..aqui no Brasil o governo não multa esses fdputa que compram as firmas e sim levam grana para ficar calados .. tomara que Bolsonaro resolva isso também e faça igual EUA ..prestou mau serviço MULTAs enormes..
Daniel Pinheiro
Esse site da Brasil banda larga não funciona mais???
Wilian da Cruz
Este é o pior medidor que já vi. Tem muitos melhores.
Leozeradf
O resultado do teste vai depender diretamente da localização do servidor contra o qual o teste está sendo realizado. Os servidores utilizados nos testes da Anatel são definidos baseados numa metodologia que melhor represente a qualidade do serviço, enquanto que os servidores utilizados no teste do Speedtest às vezes estão muito próximos da casa do usuário. O importante é você fazer o teste de preferência utilizando uma conexão de rede cabeada para garantir que a sua rede local não está limitando o teste.
Roronoa Zoro
Dá pra vc tambem medir pela velocidade de transferencia, com 120 MB em um site com taxa boa deve transferir em média 15 MB/s de preferência torrent
Roronoa Zoro
Speedtest mais confiável, nem o velocímetro do governo presta
Guilherme Pinheiro
Mancada na matéria tecnoblog, a primeira coisa q vcs deviam ensinar para a maioroa é a diferença entre MB e Mb.Vc contrata a internet como Mb, então se vc contrata 20 Mb, vc divide 20.000.000 por 8, pra transformar em bytes, depois vc divide por 1024 para ter o valor em KB, depois divide mais uma vez por 1024 para ter o valor em MB. Logo o resultado será q sua velocidade de download será aproximadamente de 2,38 MBps. Um site de tecnologia ensinando errado? Pq já não ensina certo?
John Smith
Engraçado que numa operadora local em minha cidade ocorre o contrário. O Speedtest pega um servidor mais perto (ao contrário do Brasil Banda Larga, que pega um em SP) e registra uma velocidade inferior.
Ed. Blake
Uma coisa que a maioria esquece: testes de velocidade são baseados em download e Upload. Pra que você verifique o troughput real no ponto de acesso- Desconecte seu roteador (Caso seu provedor não forneça o equipamento. Se o roteador é do provedor - especialmente neste caso - desconecte o Wifi e faça o teste pela ethernet).- feche todas as outras páginas, downloads, programas em plano de fundo, atualizações de sistema e etc.O que eu vejo é que às vezes o cara tá fazendo download ou jogando online e fazendo teste de velocidade ao mesmo tempo enquanto está conectado via redes sem fio. A conexão bate 50% ou menos do valor que ele contrata e o usuário ainda dá xilique.
Evandro Begati
Tenho 120mb do virtua, bate 55mb pelo brasil banda larga, já em qualquer server do speedtest, bate 125mb... Aí é complicado.