Tecnoblog
Início » Brasil » Brasil Banda Larga: como medir velocidade da internet pela Anatel

Brasil Banda Larga: como medir velocidade da internet pela Anatel

Faça um teste de velocidade para ver se a sua operadora está fornecendo a melhor conexão

Quer saber se a sua operadora está fornecendo pelo menos 80% da velocidade contratada de internet, como obriga a Anatel? Existem diversos testes na internet, mas o método mais confiável — e aceito pelas operadoras — é medir diretamente pelo site da Anatel.

Paralelamente, no site Brasil Banda Larga, da própria Anatel, também é possível se inscrever para um programa que ajuda a medir a qualidade da internet que as operadoras estão oferecendo.

Fazendo o teste

Se você só quer fazer um teste de velocidade da sua internet, basta entrar neste link e clicar em Iniciar teste. O Brasil Banda Larga também tem aplicativo para Android e iPhone para você medir a velocidade da internet no celular.

O teste é bem completo e, além da velocidade de download e upload, te dá a latência (ping), jitter, perda, IP, região do seu servidor e a região do teste. Vale clicar na aba de Pré-requisitos e Orientações para ler algumas dicas de como deixar o teste o mais preciso possível.

Também tem como fazer um teste de velocidade por um site criado pela Netflix, que mede a sua conexão de uma maneira bem rápida e prática, mas só mostra a velocidade de download. Se preferir, veja como fazer isso aqui.

Programa de Aferição de Qualidade da Banda Larga

No site do Brasil Banda Larga, a Anatel também dá a opção de você se tornar um voluntário para ajudar a medir a qualidade da banda larga, de acordo com a Entidade Aferidora da Qualidade criada por uma resolução da agência.

Basicamente, o programa consiste em você receber um whitebox, equipamento medidor de qualidade da sua conexão banda larga e conectá-lo entre o seu roteador e o computador (ou somente no roteador) para que ele possa fazer as medições.

É como o teste de velocidade que foi oferecido no próprio site, mas direto do cabo de rede e com medições constantes e catalogadas para posteriormente servirem de análise para determinar quais são as melhores operadoras, por exemplo.

Vale ressaltar que o conteúdo que você acessa não é monitorado. Para participar do programa, você precisa de um roteador da sua operadora ou de outras marcas, ter uma tomada extra próxima ao roteador, não ser funcionário de uma das prestadoras e nunca desconectar o aparelho da tomada. Além disso, o programa só funciona com as seguintes operadoras:

Algar Telecom, Cabo, Embratel, GVT, TIM Live, NET, Oi, Sercomtel, Sky Banda Larga e Vivo.

Ficou interessado? Basta clicar aqui e preencher o cadastro para se tornar um voluntário. Depois do cadastro, é necessário esperar o contato da Anatel (nem todo mundo é selecionado) e então você deve receber um medidor. Depois da instalação, a medição começará a ser realizada.