Tecnoblog
Início » Internet » Brasil Banda Larga: como medir a velocidade da internet

Brasil Banda Larga: como medir a velocidade da internet

Saiba como medir a velocidade da internet e faça um teste grátis usando o medidor da Anatel, do Tecnoblog ou da Netflix

Quer saber se a sua operadora está fornecendo pelo menos 80% da velocidade contratada de internet, como obriga a Anatel? Existem diversos testes, mas o método mais confiável — e aceito pelas operadoras — é medir diretamente pela Anatel. Saiba como medir a velocidade da internet usando ferramentas online no PC e celular.

No site Brasil Banda Larga, da própria Anatel, também é possível se inscrever para um programa que ajuda a medir a qualidade da internet que as operadoras oferecem.

Como medir a velocidade da internet na Anatel

Se você só quer fazer um teste de velocidade da sua internet, basta acessar brasilbandalarga.com.br/bbl e clicar em Iniciar teste. O Brasil Banda Larga também tem app para Android e iPhone para você medir a velocidade da internet no celular.

O teste é bem completo e, além da velocidade de download e upload, te dá a latência (ping), jitter, perda, IP, região do seu servidor e a região do teste. Vale clicar na aba de Pré-requisitos e Orientações para dicas que deixam o teste o mais preciso possível.

Como medir a velocidade da internet na Netflix

Também é possível fazer um teste de velocidade simplificado por um site criado pela Netflix, o Fast, que mede a sua conexão de uma maneira bem rápida e prática, mas só mostra a velocidade de download. Se preferir, veja como fazer isso em fast.com.

Teste de velocidade do Tecnoblog

O Tecnoblog também tem um Teste de Velocidade de Internet (tecnoblog.net/teste-de-velocidade), que é oferecido pela desenvolvedora nPerf, na França. O sistema é capaz de determinar, com precisão, a capacidade da sua conexão. Recomendamos usá-lo!

Programa de Aferição de Qualidade da Banda Larga

No site do Brasil Banda Larga, a Anatel também havia a opção de você se tornar um voluntário* para ajudar a medir a qualidade da banda larga, de acordo com a Entidade Aferidora da Qualidade, criada por uma resolução da agência reguladora.

*A opção de inscrição foi descontinuada pela Anatel

Basicamente, o programa consistia em você receber um whitebox, equipamento medidor de qualidade da sua conexão banda larga, e conectá-lo entre o seu roteador e o computador (ou somente no roteador) para que ele pudesse fazer as medições.

É como o teste de velocidade que foi oferecido no próprio site, mas direto do cabo de rede e com medições constantes e catalogadas para posteriormente servirem de análise para determinar quais são as melhores operadoras, por exemplo.

De acordo com a Anatel, o conteúdo dos acessos não era monitorado. Para participar do programa, bastava um roteador da sua operadora ou de outras marcas, uma tomada extra próxima, não ser funcionário de uma das prestadoras e nunca desconectar o aparelho da tomada. O programa só funcionava nas seguintes operadoras.

  • Algar Telecom;
  • Cabo, Embratel;
  • GVT;
  • TIM Live;
  • NET;
  • Oi;
  • Sercomtel;
  • Sky Banda Larga;
  • Vivo.

Ficou interessado?

Bastava clicar e preencher o cadastro para se tornar um voluntário. Depois do cadastro, era necessário esperar o contato da Anatel (nem todo mundo é selecionado) e então você deveria receber um medidor para instalar na sua casa. Contudo, o site para cadastro de novos voluntários está, atualmente, fora do ar. Faça os testes online.

*Este texto foi atualizado em julho de 2020

Comentários da Comunidade

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação