No conceito original do Hyperloop, Elon Musk imaginava pods que viajam em tubos de metal a até 1.200 km/h usando levitação magnética. Uma equipe de pesquisadores na China está preparando algo semelhante.

Pesquisadores da Universidade de Jiaotong criaram uma plataforma de testes para um trem maglev que poderá viajar a até 1.000 km/h em condições ideais.

O projeto é liderado por Deng Zigang, e incorpora duas tecnologias: a levitação magnética, para eliminar o atrito dos trilhos; e um tubo em condições próximas a vácuo para remover o atrito do ar.

A pista circular tem 45 metros de extensão, e pode levitar o trem a mais de 20 mm. Ele tem capacidade de carga projetada de 300 kg, e carga máxima de 1.000 kg — o principal destaque do projeto, segundo Zigang.

Há alguns empecilhos a serem resolvidos, no entanto. Sun Zhang, especialista em ferrovias e professor da Universidade de Tongji em Xangai, diz ao Global Times que o custo pode ser um problema, assim como a segurança.

“O trem tem que ser capaz de parar sempre que necessário. Isso pode ser alcançado ao ar livre usando resistência do ar, mas poderia ser um problema em um tubo de vácuo”, explica Zhang.

Nos EUA, algumas startups vêm tentando realizar o conceito de Elon Musk. No ano passado, a Virgin Hyperloop One atingiu um recorde de 387 km/h durante testes de seu pod em um túnel despressurizado, usando levitação magnética.

Enquanto isso, Elon Musk tem outro projeto de transporte, a ser realizado pela Boring Company. Ela vai perfurar túneis em grandes cidades para transportar carros em trenós elétricos a até 200 km/h. Ela também terá pods dedicados para pedestres.

Com informações: The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

꧁꧂ Bad Vibes ꧁꧂

Pq a polícia?
Precisa de um homem pra te defender?
Kkkkkkkkk

꧁꧂ Bad Vibes ꧁꧂

Bebezão unheee unheee kkkkkkk

꧁꧂ Bad Vibes ꧁꧂

Vai chorar?
Fala onde o direitopata e o bolsonaro te tocou.

Keaton

Daqui a pouco voltaremos pro passado de tão rápido que esses bichinhos tão. hahahaha

Wagner

Uma tubo de metal com asas que pesa 470 toneladas voando a mais de 900 km/h, o que poderia dar errado?

X-Tudãoᴳᴼᵀ
X-Tudãoᴳᴼᵀ

Ele deu uma "mudada" nessa opinão.

http://gizmodo.uol.com.br/e...

Baio-kun

Falou merda cara. O Hyperloop é basicamente um avião sem asas, não é besteira.

Renan

Imagino que seja uma questão legal. Explorar linhas de metrô é restrito a órgãos governamentais, reduzindo as chances de uma empresa explorar esse serviço de forma criativa.

Alberto Prado

Sobre o outro projeto. Se vai perfura a cidade pra construir túneis, pq não construir mais linhas de metrôs ao invés de colocar carros, que tem um aproveitamento ruim de espaço?

ʞǝʌǝɥs

levitação magnética em túneis a vácuo tranportando pessoas e veículos a várias centenas de quilômetros por hora, o que poderia dar errado ?

hyperloop (e assemelhados) é mais uma besteira saída da fábrica de hypes do musk, assim como levar humanos a Marte nos próximos anos...

agora, a história dos túneis já é interessante, embora perfurar túneis embaixo de grandes cidades seja um negócio arriscado...