Início » Legislação » EUA querem pedir cinco anos de redes sociais para todos os solicitantes de visto

EUA querem pedir cinco anos de redes sociais para todos os solicitantes de visto

Paulo Higa Por

Parece que os Estados Unidos ainda não têm dados suficientes dos solicitantes de visto, então resolveram pedir mais uma informação: você poderá ter que fornecer até cinco anos de atividades em redes sociais. Até então, a exigência era válida para um pequeno número de pessoas, como as que viajaram para áreas controladas por organizações terroristas; agora, ela seria aplicada para todos os viajantes.

As novas exigências estão em um documento publicado pelo governo americano nesta sexta-feira (30). Pelas regras, todos os solicitantes de visto, imigrantes ou não imigrantes, deverão fornecer seus nomes de usuário em redes sociais nos últimos cinco anos, além dos antigos e atuais endereços de e-mail e números de telefone.

Estima-se que a mudança afetaria 710 mil solicitantes de vistos de imigrantes e 14 milhões de não imigrantes por ano. Pela proposta, quase todos serão obrigados a informar os dados adicionais, incluindo os que viajam a estudo ou trabalho; apenas certos tipos de vistos oficiais e diplomáticos estariam de fora. Hoje, o número de pessoas que precisam fornecer dados de redes sociais é de apenas 65 mil por ano.

O documento também pede outras informações, como status de deportações e se algum membro da família esteve envolvido em atividades terroristas. A mudança estará sob consulta pública durante os próximos 60 dias e precisará ser aprovada pelo escritório de gestão e orçamento da Casa Branca antes de entrar em vigor.

Com informações: AP.

Mais sobre: ,