Início » Telecomunicações » SpaceX recebe autorização para fornecer banda larga de alta velocidade com 4.425 satélites

SpaceX recebe autorização para fornecer banda larga de alta velocidade com 4.425 satélites

Paulo Higa Por

Elon Musk recebeu sinal verde para fornecer serviço de banda larga por satélite. Nesta quinta-feira (29), a Comissão Federal de Comunicações (FCC), órgão americano equivalente à nossa Anatel, publicou um documento autorizando a SpaceX a construir, implantar e operar um sistema de 4.425 satélites de internet ao redor do mundo, o Starlink.

O TechCrunch lembra que a aprovação era esperada, uma vez que Ajit Pai, chairman da FCC, havia solicitado publicamente que seus colegas “apoiassem esse pedido e trabalhassem para revelar o poder das constelações de satélite no fornecimento de internet de alta velocidade para os americanos em áreas rurais”.

A FCC autoriza a SpaceX a lançar os satélites e utilizar as frequências das bandas Ka (20 a 30 GHz) e Ku (11 a 14 GHz) para fornecer internet globalmente. A expectativa é que isso aumente a competição e disponibilidade de serviços de banda larga nos Estados Unidos: existem mais de 10 milhões de residências no país sem acesso a conexões de pelo menos 25 Mb/s.

Como já explicamos, o plano da SpaceX é fornecer conexões de até 1 Gb/s e latência de até 25 milissegundos, bem abaixo dos 600 ms das operadoras por satélite atuais. Isso será possível porque haverá uma rede enorme: a SpaceX planeja lançar sozinha 4.425 deles, mais que o triplo de todos os satélites que orbitam a Terra (eram 1.459 até o final de 2016).

Além disso, os satélites da SpaceX orbitarão a altitudes mais baixas, entre 1.110 km e 1.325 km. Para fins de comparação, a operadora de banda larga HughesNet, por exemplo, opera seus satélites a 35.400 km. Cada um dos satélites do Starlink terá velocidade de download de 17 a 23 Gb/s, e a rede pode contar com até 7.500 satélites adicionais no futuro.

A SpaceX já começou a lançar satélites de banda larga de testes. A expectativa do Starlink é alcançar 40 milhões de assinantes até 2025, gerando um faturamento de mais de US$ 30 bilhões.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

RobertoPC

No linkedin botaram a estimativa de $ 29 pro plano mais barato.

Daniel Pasturchak

Eles não mantém uma órbita estática em relação à terra. A conexão alterna entre os satélites passantes. Por isso precisam de muitos satélites na rede pra ser viável.
O livro Computer Networks do Tanenbaum entra em detalhes sobre isso, é bem interessante (sessão 2.4.3).

jotapelessa

O tamanho dos satélites será pequeno também , acredito que será coisa de 2 ou 3 metros cada um. O custo não será tão elevado pra construir e manter.

VolksW4GNER

Fiquei surpreso com a latência de 25 ms. Mas certamente será algo bem caro, não sendo destinado a usuários domésticos. Já pensou poder usar uma internet de 1 Gb/s no meio da Amazônia!

Geraldo Lopes
Murilo Rafael De Mello

They did the math

Orley Lima

Essa rede vai ser apenas para os EUA ou para o mundo todo?
Será que teremos Starlink no Brasil? :O
Na postagem diz que será fornecida globalmente, mas essas frequencias quem liberou foi apenas a FCC, que é o órgão americano, né?
Não teria que ser liberada país por país essas bandas?

DumbSloth87

A unica órbita que é aparentemente estática é a geoestacionária, no caso desses satélites em órbita baixa o que acontece é que antes de um sair do alcance da antena em terra, outro já vai ter aparecido logo atrás, mantendo a conexão. Essa animação bem antiga mostra como funciona a constelação Iridium, que funciona de maneira semelhante à Starlink:
https://www.youtube.com/wat...

Note que no finalzinho o link com a base em terra muda pra outro satélite, mais próximo.

Wellington Gabriel de Borba

Como vão se alimentar e como vão se manter aparentemente estáticos nessa altitude baixa?

Wellington Gabriel de Borba

A maior graça que eu vejo é zoar os comentaristas do G1 e eles não entenderem porque. kkkkk

Wellington Gabriel de Borba

Gente, como é que este satélite vai manter em órbita "estática" em uma altitude tão baixa?

LuizF

Q tanto de satélites pqp.
Logo a terra estará igual no filme do Wall-e ;-;

DumbSloth87

volta pro G1 oferenda!

Thiago Mobilon

Levou block e nem sabe de onde veio...

Emmanuel Carvalho

Trovalds, dá uma olhada. https://disqus.com/by/andre...

Exibir mais comentários