Início » Gadgets » O que um sensor de 122 MP da Canon é capaz de filmar

O que um sensor de 122 MP da Canon é capaz de filmar

Paulo Higa Por

Se você se impressionou com a definição de um vídeo em 4K, imagine o que esperar de imagens em 13K. A Canon criou um sensor CMOS de 122 megapixels que pode gravar vídeos a uma resolução de 13280×9184 pixels e mostrou o que o componente é capaz de fazer.

É melhor pular as explicações e assistir ao vídeo logo:

As imagens mostram o sensor capturando os mínimos detalhes de um mecanismo de relógio e as marcas anti-falsificação de uma cédula de dinheiro. Depois, a Canon exibe as expressões faciais de uma pessoa na arquibancada de um estádio filmada a uma distância considerável. A imagem continua nítida mesmo aplicando zoom digital.

O sensor em questão se chama 120MXS e tem um tamanho físico equivalente ao padrão APS-H (29,22×20,2 mm). Ele filma a 9,4 quadros por segundo, o que não é muito, mas é um grande desafio de engenharia quando a resolução é tão alta: são 60 vezes mais pixels que o Full HD.

Cada frame do vídeo tem aproximadamente 9 megabytes, de acordo com o Engadget, o que resulta em um arquivo com bitrate de 90 MB/s (ou 720 Mb/s). Para o sensor funcionar, há 28 canais de dados, que processam 18 gigabits de informações a cada segundo.

A Canon diz que o sensor “é útil para captura contínua de imagens com resoluções extremamente altas” e está disponível para que outras fabricantes construam seus produtos, sendo “ideal para diversas aplicações exigentes, como imagens biomédicas e de vigilância”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Trovalds

Em algum momento falei colocar sensores lado a lado? Além de tudo não sabe ler...

Vou fazer de conta que não aconteceu e sair de fininho.

Natthan Fruche Terzi

Não precisa ser tão inteligente pra saber que foram anos de desenvolvimento para ser fabricado esse sensor, e um fake do tecnoblog vem falar que na pratica é somente 6 sensores de 20mp um do lado do outro. Sua indagação ficou meio vaga e tudo que eu vier a falar você vai poder distorcer, mas o conceito mais básico da fotografia é a luz entrando pela abertura da câmera e atingindo o sensor.

Rmavalli

Se o sensor tem 8.3mp e o processador consegue processar e salvar imagens de 3840 x 2160 é sim 4K, porém imagino que apenas para fotos, pois não me recordo de nenhum smartphone que tenha câmera frontal capaz de gravar em 4K.

zoiuduu .

Então eu posso dizer que a camera frontal do meu cel é 4k? são 8mp

Yago G. Oliveira

Nossa, quanto desgosto.
Em 1991 por exemplo, existiam os VHC, fitas cassete com resolução que hoje correspondente a Full HD até 4k.
Naquela época ter uma tv para isso era impossível.
O mesmo para os filmes da Kodak de 16mm, eles filmam em 4k desde 1950.

Rmavalli

Sim, 1920*1080 = 2.073.600 pixels, lembrando que mega significa 1*10^6, temos 2 megapixels

Trovalds

Acertô, mizerávi.

Trovalds

Preguiça...

zoiuduu .

point&shoot photography 101 kkkk

zoiuduu .

2mega pixel é fullhd?

miramez

vai continuar com o mesmo e velho sistema de falho de foco. ter muitos bugs, corer risco de super aquecer, ixigir fortunas para comprar mega ultra computadores e placa de videi.. sabe para que??? nada! so para fazer o consumidor de trouxa!

Henrique Picanço

Acho que era essa tecnologia que usavam nas séries da franquia CSI.

Anderson Antonio Santos Costa

Será que terraplanistas adorariam uma câmera com esse sensor para seus testes de curvatura?

Trovalds

Me explique então qual o conceito mais básico da fotografia, já que você é tão 'sabido' assim...

Renan

Um trecho do vídeo lembra o enhance do CSI

Exibir mais comentários