Lançar algo em 1º de abril vai sempre fazer a gente perguntar se aquilo é sério ou não, razão pela qual a Cloudflare teve que deixar claro já no título do anúncio oficial que não estava brincando: a companhia tem agora um serviço de DNS disponível para todo mundo. Só não é fácil decorar os endereços: 1.1.1.1 e 1.0.0.1.

Cloudflare - 1.1.1.1

A Cloudflare possui um dos serviços de entrega de conteúdo (CDN) mais usados no mundo, atendendo a milhões de sites (incluindo o Tecnoblog) que buscam ali mais segurança (proteção contra ataques DDoS, por exemplo) e carregamento mais rápido de páginas.

O novo serviço também traz promessa de mais desempenho. Basicamente, o DNS tem a função de indicar qual o endereço IP de um site. Se o servidor de DNS estiver lento ou cair (aconteceu com o Google Public DNS no ano passado), o acesso a determinado site demorará ou não vai ser possível naquele momento. Por outro lado, um servidor de DNS rápido e estável torna o processo bem mais ágil, obviamente.

No site oficial — no endereço https://1.1.1.1, olha só —, a empresa menciona testes que mostram que o seu serviço de DNS obteve 14,8 ms no tempo de resposta contra 20,6 ms do OpenDNS (da Cisco) e 34,7 ms do Google Public DNS. Os índices mais recentes estão no DNSPerf, site responsável pelos testes.

Além da velocidade, a Cloudflare promete privacidade ao eliminar os registros de log do usuário a cada 24 horas e se comprometer a não coletar dados referentes a hábitos de navegação que poderiam ser repassados a terceiros.

Cloudflare

Matthew Prince, CEO da Cloudflare, explica que o novo serviço é resultado de uma parceria com a APNIC, organização sem fins lucrativos que tem entre suas funções gerenciar IPs na Ásia Pacífico. A parceria esteve focada desde o início no desempenho e segurança, de acordo com o executivo.

Entre os recursos complementares estão suporte a DNS-over-TLS e DNS-over-TLS, e auditoria dos sistemas pela KPMG para garantia da privacidade.

Ah, a companhia também explicou a escolha de 1º de abril para o anúncio: a data está relacionada ao fato de o endereço primário (1.1.1.1) ter quatro números um (1/4). Ok, então.

Para usufruir da novidade, basta configurar o seu roteador, dispositivo móvel ou computador com o endereço 1.1.1.1 como primário e 1.0.0.1 como secundário. Saiba aqui como mudar o DNS no Windows e macOS.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafel Giovanella

Internet da Morto 25mb Jaraguá do Sul SC aqui do Cloudfare tá bem melhor

MarcSant

Tempo de resposta (ping) não é a única métrica para testar um DNS resolver. O tempo de resposta é apenas um dos fatores. Use a ferramenta DNS Benchmark para testar isso:

https://www.grc.com/dns/ben...

Rodrigo

1.0.0.1 é secundário, obviamente ia ser mais lento. Aqui, os números são menores. https://uploads.disquscdn.c...

Rodrigo

Aqui, na capital de SP, respondeu de 5 a 10 ms.

Rodrigo

Aqui, o OpenDNS responde em 5 - 9 ms, o Google (nunca mais mudei devido sua política de coletar dados se fortalecer), responde em 15 ms e, o CloudFlare, responde em 5 - 10 ms. CloudFlare e OpenDNS são os que mais indico.

Leandro Korb

Alguém me explica que bruxaria é essa no comando tracert?

Ele não bate nem no meu gateway, acontece em todos os clientes que atendo:

C:\Users\leandro.korb>tracert 1.1.1.1

Rastreando a rota para 1dot1dot1dot1.cloudflare-dn... [1.1.1.1

Marcos Antonio

Pior que tô tentando rodar o DNS Benchmark e nenhum DNS tá resolvendo query, já mexi no firewall do windows e tudo, nada! Será que é algum gato do Virtua??

João

Aqui deu média de 6ms tanto o da Cloudflare qto o da Google lol

Lucas Fuzzer Sodre

É que ainda não fechou 30 dias completos de análise. Só veremos a qualidade do DNS cloudflare a partir de 1º de Maio.

Ivo

Se o primeiro cair, entra em ação o segundo, se o segundo cair e tu não tiver um roteador com mais opções, tu vai ter sérios problemas...(caso não tenha um router que tenha mais espaços para dns)

Por isso sempre falo(na real life), nunca, jamais usem o mesmo servidor como primário e secundário, exemplo: DNS1: 1.1.1.1 e DNS2: 1.0.0.1, por mais que seja difícil, pode acontecer dos dois ficarem fora do ar e tu ir perturbar o suporte do provedor por culpa sua mesmo.

Ivo

Por mais que você acredite que não mas... o pessoal que realmente faz a internet funcionar resolve isso ai bem rápido. Provavelmente já até mudaram isso. Em questão disso, quando um provedor comunica com o outro que tem algo errado eles sempre dão um jeito de consertar, pois um erro besta pode derrubar uma galera.

emailx45

eu usei e nãovi nenhuma diferença....

as operadoras como VIVO GVT são os maiores "entraves" na comunicação digital no Brasil.

1.1.1.1 mais performático (25ms) que o Google e antes deles o DNS da GVT 100000000000 ms x A PACIÊNCIA DO USUÁRIO

,:(

Naum Tenho

algar ta arrebentando... R$ 45,00 o mega dedicado para provedor

paulo yan

Aqui deu:
1- Google (Média 7ms)
2- Cloudflare (Média 52ms)
3- OpenDNS (Média 54ms)
4- GigaDNS (Média 95ms) https://uploads.disquscd

Exibir mais comentários