Início » Internet » 1.1.1.1 é o DNS público da Cloudflare que promete rapidez e privacidade

1.1.1.1 é o DNS público da Cloudflare que promete rapidez e privacidade

Emerson Alecrim Por

Lançar algo em 1º de abril vai sempre fazer a gente perguntar se aquilo é sério ou não, razão pela qual a Cloudflare teve que deixar claro já no título do anúncio oficial que não estava brincando: a companhia tem agora um serviço de DNS disponível para todo mundo. Só não é fácil decorar os endereços: 1.1.1.1 e 1.0.0.1.

Cloudflare - 1.1.1.1

A Cloudflare possui um dos serviços de entrega de conteúdo (CDN) mais usados no mundo, atendendo a milhões de sites (incluindo o Tecnoblog) que buscam ali mais segurança (proteção contra ataques DDoS, por exemplo) e carregamento mais rápido de páginas.

O novo serviço também traz promessa de mais desempenho. Basicamente, o DNS tem a função de indicar qual o endereço IP de um site. Se o servidor de DNS estiver lento ou cair (aconteceu com o Google Public DNS no ano passado), o acesso a determinado site demorará ou não vai ser possível naquele momento. Por outro lado, um servidor de DNS rápido e estável torna o processo bem mais ágil, obviamente.

No site oficial — no endereço https://1.1.1.1, olha só —, a empresa menciona testes que mostram que o seu serviço de DNS obteve 14,8 ms no tempo de resposta contra 20,6 ms do OpenDNS (da Cisco) e 34,7 ms do Google Public DNS. Os índices mais recentes estão no DNSPerf, site responsável pelos testes.

Além da velocidade, a Cloudflare promete privacidade ao eliminar os registros de log do usuário a cada 24 horas e se comprometer a não coletar dados referentes a hábitos de navegação que poderiam ser repassados a terceiros.

Cloudflare

Matthew Prince, CEO da Cloudflare, explica que o novo serviço é resultado de uma parceria com a APNIC, organização sem fins lucrativos que tem entre suas funções gerenciar IPs na Ásia Pacífico. A parceria esteve focada desde o início no desempenho e segurança, de acordo com o executivo.

Entre os recursos complementares estão suporte a DNS-over-TLS e DNS-over-TLS, e auditoria dos sistemas pela KPMG para garantia da privacidade.

Ah, a companhia também explicou a escolha de 1º de abril para o anúncio: a data está relacionada ao fato de o endereço primário (1.1.1.1) ter quatro números um (1/4). Ok, então.

Para usufruir da novidade, basta configurar o seu roteador, dispositivo móvel ou computador com o endereço 1.1.1.1 como primário e 1.0.0.1 como secundário. Saiba aqui como mudar o DNS no Windows e macOS.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafel Giovanella
Internet da Morto 25mb Jaraguá do Sul SC aqui do Cloudfare tá bem melhor
MarcSant
Tempo de resposta (ping) não é a única métrica para testar um DNS resolver. O tempo de resposta é apenas um dos fatores. Use a ferramenta DNS Benchmark para testar isso:https://www.grc.com/dns/ben...
Rodrigo
1.0.0.1 é secundário, obviamente ia ser mais lento. Aqui, os números são menores. https://uploads.disquscdn.c...
Rodrigo
Aqui, na capital de SP, respondeu de 5 a 10 ms.
Rodrigo
Aqui, o OpenDNS responde em 5 - 9 ms, o Google (nunca mais mudei devido sua política de coletar dados se fortalecer), responde em 15 ms e, o CloudFlare, responde em 5 - 10 ms. CloudFlare e OpenDNS são os que mais indico.
Leandro Korb
Alguém me explica que bruxaria é essa no comando tracert?Ele não bate nem no meu gateway, acontece em todos os clientes que atendo:C:\Users\leandro.korb>tracert 1.1.1.1Rastreando a rota para 1dot1dot1dot1.cloudflare-dn... [1.1.1.1
Marcos Antonio
Pior que tô tentando rodar o DNS Benchmark e nenhum DNS tá resolvendo query, já mexi no firewall do windows e tudo, nada! Será que é algum gato do Virtua??
João
Aqui deu média de 6ms tanto o da Cloudflare qto o da Google lol
Lucas Fuzzer Sodre
É que ainda não fechou 30 dias completos de análise. Só veremos a qualidade do DNS cloudflare a partir de 1º de Maio.
Ivo
Se o primeiro cair, entra em ação o segundo, se o segundo cair e tu não tiver um roteador com mais opções, tu vai ter sérios problemas...(caso não tenha um router que tenha mais espaços para dns)Por isso sempre falo(na real life), nunca, jamais usem o mesmo servidor como primário e secundário, exemplo: DNS1: 1.1.1.1 e DNS2: 1.0.0.1, por mais que seja difícil, pode acontecer dos dois ficarem fora do ar e tu ir perturbar o suporte do provedor por culpa sua mesmo.
Ivo
Por mais que você acredite que não mas... o pessoal que realmente faz a internet funcionar resolve isso ai bem rápido. Provavelmente já até mudaram isso. Em questão disso, quando um provedor comunica com o outro que tem algo errado eles sempre dão um jeito de consertar, pois um erro besta pode derrubar uma galera.
emailx45
eu usei e nãovi nenhuma diferença....as operadoras como VIVO GVT são os maiores "entraves" na comunicação digital no Brasil.1.1.1.1 mais performático (25ms) que o Google e antes deles o DNS da GVT 100000000000 ms x A PACIÊNCIA DO USUÁRIO,:(
Naum Tenho
algar ta arrebentando... R$ 45,00 o mega dedicado para provedor
paulo yan
Aqui deu:1- Google (Média 7ms)2- Cloudflare (Média 52ms)3- OpenDNS (Média 54ms)4- GigaDNS (Média 95ms) https://uploads.disquscd
Leo
Estou usando e deu uma melhorada absurda nos videos do Youtube, antes com o DNS da NET e do Google não conseguia assistir videos em 4K sem travar, agora com esse da Cloudflare não trava nada e ainda sobre carregamento do video, tbm notei diferença em resposta por páginas não hospedadas no Brasil.
T1000
aqui no interior de SP, deu 150ms e google 36ms. O do meu provedor local de 28ms.Melhor deixar como está.
T1000
Lorota das grandes.Acabei de fazer um ping aqui, deu 150ms. O do google deu 36ms. O do meu provedor local de 28ms.Melhor deixar como está.
...
Aqui deu 140 da cloudflare da google da 30 de ping
Gustave Dupré
A minha afirmação central e unica é que os testes foram realizados quando não havia grande uso do DNS deles. Fato: não havia nem sido divulgado. Você discorda?De qualquer forma é interessante ressaltar que os testes que eles mencionam foram feitos por uma empresa independente e que fazem testes recorrentes e isso é ótimo. Um teste simples seria esperar um período x e verificar se eles mantem o mesmo tempo de resposta.Aliás, um fato curioso: essa mesma empresa exibe em seu site que a qualidade (não sei os parâmetros dela) do DNS da Cloudflare é o pior de todas as empresas que já foram medidas em todos os períodos. fonte: https://www.dnsperf.com/#!dns-resolvers,South%20America,qualityPor último, em argumentação, existe uma falacia chamada Apelo à autoridade onde é usado a posição como figura ou instituição de autoridade no lugar de um argumento válido e foi o vocês fez, não?
Trovalds
Não é derrubar, é tornar difícil a vida de quem usa. Derrubar é impossível devido a estrutura da própria empresa. Mas você partir de um ping de 25ms pra um de 250ms já te atrasa em muito a vida, principalmente se você trafega informação relativamente urgente.
João
Uma fica local daqui, Infovale. Ela usa link da Algar Telecom.
tiago pereira
quando o primario cair, entra o secundario. geralmente sao 2 servidores separados. cada um provendo ao mesmo o servico ao mesmo tempo. caso um deles caia, o outro entra no lugar!!!!
tiago pereira
tem uns que vai ate quaternario.
Lincoln Dias Marques
Caramba.. que fibra está usando?
Lincoln Dias Marques
Engraçado que eu falei isso no Facebook no post do OlharDigital e o cara soltou os cachorros em mim disse que eu estava falando M kkkkkkkkkk povão é complicadoooooo
guilherme daniel
aqui o DNS do google ainda tá melhor!
Wesley
Não faz o menor sentido sua afirmação. O balanceamento de carga e a robustez da infraestrutura deles permite bilhões de requisições por dia sem impactar no tempo de resposta. Cloudflare está a anos no mercado e tem muita experiência e credibilidade com DNS autoritativo. Muito mais que OpenDNS.
Wesley
Mas vamos concordar que é extremamente improvável que um serviço de DNS como o do CloudFlare seja derrubado por um ataque DDoS, a infraestrutura é dividida em múltiplos centro de dados em todo o planeta, então a capacidade de mitigar e distribuir a carga excedente através de uma rede global é incomparavelmente maior do que o DNS de uma operadora.
Wesley
Influencia se o DNS impacta na escolha do CND utilizado para realizar a distribuição do download. Me lembro que quando usava o DNS do Google, a Origin sempre se conectava ao servidor da akamai nos EUA pra fazer o download, quando eu colocava o DNS setado no da operadora ele se conectava a um servidor no Brasil, aumentando consideravelmente a velocidade de download.
Trovalds
Vivo (ex-GVT) aqui há pelo menos 10 anos. Nunca tive problemas com DNS poisoning. Não vou substituir só por questão de "segurança". E nenhum servidor por mais seguro que seja não está invulnerável a ataques DDoS, por exemplo, que o OpenDNS e o próprio Google já sofreram nos seus servidores DNS.
Felipe Braz
Me lembrei o nome. Hamachi. Em algum momento ele foi comprado pela LogMeIn, hoje parece que é um produto sério. =P
Zanac_Compile
Inacreditável, qual mente brilhante decido montar todo um ambiente desses com um range público...
johndoe1981
Testei o 200.175.5.139 e 200.175.89.139 da GVT/Vivo no DNSbenchmark e também não consegui medir a latência.
Felipe Braz
Acho que o maior mérito deles é que metade dos domínios da internet estão com o dns apontado pra eles.A propósito, se quiserem testar localmente qual resolver está mais rápido na conexão de vcs, da pra usar a ferramenta da cleanbrowsing.https://github.com/cleanbrowsing/dnsperftest
Felipe Braz
Isso me lembra um serviço de vpn que não me lembro o nome agora, mas era bem famoso pq os kras usavam pra fazer partidas multiplayer com jogos piratas, que usava ranges de ips válidos (ainda não alocados na época) para as redes internas.Quando alocaram os ranges, tomaram um créu geral.
Filipe
POA deu 1ms. Só espero que não pegue fogo no CDN deles kkk
Lucas Fuzzer Sodre
Esqueci de dizer, aqui é OI VELOX área da antiga CRT e Brasil Telecom, no Rio Grande do Sul (o RS é o único estado em que a OI usa VPI 1 e VCI 32).
Jefferson Rodrigues
Pensei isso também! Kkk
Jefferson Rodrigues
Estou usando esse DNS desde a madrugada e achei ele muito legal! Bem melhor que o do Google.
ばか
Vai entender o que ocorre, pelo tracert ele esta indo em servidores da espanha.
Fábio
Mora em qual cidade?
Adriano Garcez
Fiz o teste no DNS Benchmark e houve empate técnico entre Google, OpenDNS e o Cloudflare, nessa ordem.Gostaria de entender por que não consigo fazer testes com o DNS da Vivo 189.115.196.142. Alguém tem ideia?
João
Eita, aqui o da cloud é 7ms e o da google 9ms.
Matheus Eduardo
não sou nenhum especialista, mas até onde sei, e só no caso do primeiro falhar mesmo, tipo um "time out" do servidor. pelo menos foi sempre o que imaginei.
Thiago Araujo
dps de fazer oq?
Thiago Araujo
nesse caso, em q situacao o roteador usaria o secundario? lentidao do primeiro?
João
Aqui o 1.1.1.1 é um pouco mais rápido que o da Google (interior de SP, fibra local) https://uploads.disquscdn.c...
Eduardo Braga
Aqui é velox e foi sem problemas.
Krosna Terrestre
Velho, dns de operadora é o mais vulnerável a envenenamento : https://tecnoblog.net/81597...
Lucas Macedo ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Vai entender... https://uploads.disquscdn.c...
Matheus Eduardo
siiim, no windows acho que dá até pra colocar vários outros (não sei exatamente o limite).
Carlos Alex
É... faz sentido até.
Di Almeida
Ou o OpenDNS como secundário
CtbaBr©
Acho que a Vivo bloqueia, o modem esta com a configuração padrão.O Opera esta usando o VPN , mas os outros não, vou ter configurar no modem, quando der pra parar.
Lucas Campos
Na netvirtua para utilização de jogos no Ps4 ficou muito ruin isso aqui no Sul do pais caiu mais da metade da velocidade de dowload de 50 Mbps para 28 Mbps e a Upload de 3 Mbps foi para 300 Kbps.
Trovalds
Usem o DNS Benchmark pra testar. Aqui deu CloudFare praticamente empatado com Google e OpenDNS em terceiro. Mas o DNS da Vivo (ex-GVT) ainda é mais rápido. Então pra mim é inútil a substituição.Ainda no DNS benchmark não esqueçam de ir na aba "Conclusions", que é lá que existem as recomendações de fato acerca de se vale ou não a mudança de DNS, se o seu servidor intercepta endereços inválidos e te dá uma página "da operadora" (não na Vivo mas na Oi é comum), etc.EDIT: https://www.grc.com/dns/ben...
Lucas Fuzzer Sodre
E Porto Alegre também.
Lucas Fuzzer Sodre
Alguns modems e roteadores tem a opção de DNS terciário.
Andre Badiani
coloque o ip no roteador ou no seu SO, e depois acessa, no meu funcionou!
Thomaztodeschini
C:\Windows\system32>ping 8.8.8.8Pinging 8.8.8.8 with 32 bytes of data:Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=24ms TTL=55Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=25ms TTL=55Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=24ms TTL=55Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=25ms TTL=55Ping statistics for 8.8.8.8: Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0% loss),Approximate round trip times in milli-seconds: Minimum = 24ms, Maximum = 25ms, Average = 24msC:\Windows\system32>ping 1.1.1.1Pinging 1.1.1.1 with 32 bytes of data:Reply from 1.1.1.1: bytes=32 time=24ms TTL=56Reply from 1.1.1.1: bytes=32 time=21ms TTL=56Reply from 1.1.1.1: bytes=32 time=38ms TTL=56Reply from 1.1.1.1: bytes=32 time=60ms TTL=56Ping statistics for 1.1.1.1: Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0% loss),Approximate round trip times in milli-seconds: Minimum = 21ms, Maximum = 60ms, Average = 35ms
angelobio
Eu já consegui negociar um domínio com 1 letra (não vou dizer qual), de um DNS africano. A empresa cobrou $15k. Não é tão difícil assim. Só não comprei pq não tenho $$.
Anderson Silva
Se vc tiver usando o DNS padrão da Vivo, com ctz.Eu sou usuário Vivo Fibra , estou usando outros DNSes e caí direto na pág. da CloudFlareMas fato é: tem cagada aí - mais uma, né... :P
Lucas Fuzzer Sodre
Ah, o https://1.0.0.1 está funcionando normal aqui.
Lucas Fuzzer Sodre
Acontece também com o OI VELOX, só que neste caso, apenas dá "ERR_CONNECTION_TIMED_OUT", 1.1.1.1 demorou muito pra responder, ou seja, o gateway da oi bloqueia a solicitação e dá tempo expirado.
Anderson Silva
OK, testarei aqui. Tks.
Gustave Dupré
(...)a empresa menciona testes que mostram que o seu serviço de DNS obteve 14,8 ms no tempo de resposta contra 20,6 ms do OpenDNS (da Cisco) e 34,7 ms do Google Public DNS.Será que isso se deve ao fato de quase ninguém utilizar o DNS deles no momento dos testes?!
Fábio
Aqui deu 31ms. É mais lento que o Google DNS. https://uploads.disquscdn.c... https://uploads.disquscdn.c... .
Zanac_Compile
Se realmente isso procede, devem alterar logo, a quente, depois vai vendo onde impactou.
Diego F. Duarte
"Que mancada... terão que mudar correndo"Ou seja: Uma galera pode esquecer q n vai conseguir usar nunca
Rodrigo
só é mais rapido agora pq nao tem ninguem usando, espera daqui uns 6 meses
Zanac_Compile
Isso é negligência da VIVO !!! Usar um IP público em sua rede interna para um serviço interno...Que mancada... terão que mudar correndo... e isso deverá impactar em todos os processos de configuração... suporte... tudo deles....
Zanac_Compile
O bloco 1. pertence a ASIA, no final das contas não foi difícil então... só ter dinheiro. Não consegui acessar o 1.1.1.1 por web...Tenho percebido que os blocos antigos CLASSE A pertencentes a empresas, como GM, FORD, estão todos caindo e indo para as regiões, está dando uma sobrevida ao IPv4.
Islan Oliveira
Já fiz assim também, mas fico sempre mudando.
Helmut
Tem que conhecer muita gente importante para terem conseguido esse IP.
Islan Oliveira
Você não viu nada. Dispersar.
Zanac_Compile
Bah... a não...Tinham que conseguir 1::1 daí sim eram os caras :D
ばか
O ping ai esta muito alto, 104ms vs 3ms do bom e velho 8.8.8.8
Guilherme
Sera que é confiável?
Julian Leno
é o bichão memo ein https://uploads.disquscdn.c...
Julian Leno
bem prático também
Julian Leno
Boa hahaha
CtbaBr©
Aqui acessou com Opera, mas no Chrome e no Firefox a conexão é recusada!
Diogo
sexundsecu? What?
Promo China Cupons
Encontre mais informações aqui https://1.1.1.1/
Ígor Moreira
A questão eh mais privacidade do que velocidade.
Eduardo Cardozo
Tenta acessar a página do teu modem, para fazer a alteração por lá.
Sonic
Aqui pra mim aparece uma tela em inglês, ensinando a trocar o DNS do Windows rs
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Eu fazia o inverso, confio mais no Open, agora deixei este do cloudfare como primário e o Open como secundário
Thiago Sabaia
2606:4700:4700::1111 e 2606:4700:4700::1001
Zanac_Compile
E o IPv6 ???Buenas, não deve ter sido fácil conseguir esse IP 1.1.1.1....
Porto Velho
Em medições no Speed Test, jamais consegui ping menor que 80 ms, não importa se tem um servidor do serviço a duas quadras daqui. Esse ai tá dando 26 ms. Muito bom!
Thiago Sabaia
Segue o DNS deles em v62606:4700:4700::11112606:4700:4700::1001
Anderson Silva
Sem IPv6? No, thanks :PPrefiro a minha sequência de OpenDNS, GigaDNS e Google Public DNS (nesta ordem) para a minha rede.
Trovalds
Todos os Datacenters da empresa tem o resolver, incluindo os de São Paulo e Rio de Janeiro.
Matheus Eduardo
o negócio é colocar o 1.1.1.1 como primário e 8.8.8.8 como secundário! haha
Felipe Xavier
Aqui eu usava Google DNS em primário e OpenDNS em secundário.Mudei pra CloudFlare e Google, pois o Open estava com ping em torno de 160ms (contra 16 a 20ms dos outros dois).
Carlos Eduardo Carvalho
Ia falar a mesma coisa!
Islan Oliveira
Eu deixo o DNS do Google como principal e o Open DNS como secundário.
Eduardo Henrique Teixeira
Fiz um teste de ping rápido aqui e usando o Oi Velox (xDSL) em MG o Google DNS foi ligeiramente mais rápido do que o do CloudFlare, coisa de 3~4 ms. Com a MasterCabo (fibra) a diferença foi menor, mas ainda sim na média o Google DNS se saiu melhor... de qualquer forma é bom ter mais alternativas de qualidade. :-)
Otávio
Pelo ping parece ter servidor no Brasil.
Exibir mais comentários