O Google decidiu encerrar mais um serviço. Se você costumava usar o goo.gl para reduzir o tamanho de links e saber quantas pessoas clicaram nele, é melhor procurar uma alternativa.
A partir de 13 de abril, usuários anônimos e pessoas que nunca haviam usado o goo.gl não poderão criar links com o serviço. O jeito é migrar, por exemplo, para o Bitly ou TinyURL. No entanto, se você já usou o serviço alguma vez, poderá continuar encurtando links até 30 de março de 2019.
Vale notar que o Google não vai quebrar os links goo.gl — todos eles continuarão funcionando mesmo após o encerramento do serviço. “Todos os links existentes continuarão a redirecionar para o destino pretendido”, explica a empresa.
O Google URL Shortener foi lançado em 2009, e inicialmente só permitia encurtar links através da barra de ferramentas do Google (lembra?) e do Feedburner (lembra?!). Com o tempo, isso também se tornou possível através do site goo.gl.
A empresa diz que vai se concentrar nos Firebase Dynamic Links (FDL), URLs inteligentes que funcionam em diferentes plataformas, incluindo aplicativos para iOS, Android ou web.
No entanto, isso é voltado para desenvolvedores. Para usar o Firebase, é preciso criar um projeto e cadastrar um app do iOS ou Android. Não é tão simples quanto colar um link e clicar em “Encurtar”.
O serviço brasileiro Migre.me também foi encerrado — provavelmente em algum momento de 2015, quando sua conta no Twitter foi atualizada pela última vez. O site tem apenas o endereço de e-mail para Jonny Ken, seu criador. No entanto, os links encurtados continuam funcionando até hoje.
Com informações: Google.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Como alternativa sugiro o My Click Me https://myclick.me (em português, inglês, espanhol e francês). Não requer cadastro, pode ganhar dinheiro encurtando URL e ainda indicando novos membros. Vale a pena conferir!
pqn.pw
Bem isso, foi assim com o Orkut quando acabou e 3 anos depois quase, acabaram com arquivo de comunidades.
s2
a questão é até quando...
É... Difícil a vida dos encurtadores em tempos de Twitter nutella
Será que ele foi traído?
Vou ter q migrar para o bit.ly...
Opa!!
O migre.me deixou de funcionar no dia dos namorados do ano passado, mas as URLs continuam funcionando, como você já informou.
abraços!
Onde a Google está com a cabeça? Eu uso isso todo dia e acredito que muita gente também
Uso bastante esse encurtador, alguém ai me indica um bom encurtador e que não seja pago?
Tenho quase 900 links encurtados lá. Ontem quando eu entrei para encurtar mais um vi essa mensagem em gelei. Ainda bem que as urls antigas não ficarão inválidas.
Nooooooooooooooooooooooo
Putz!! Ainda bem que os existentes vão continuar funcionando!
Triste. Eu usava bastante. Terei que migrar para o TinyURL