A Prefeitura de São Paulo lançou nesta segunda-feira (2) um aplicativo próprio de táxi, que deverá concorrer diretamente com outros serviços de transporte privados, como Uber, 99 e Cabify. Disponível para Android, o SPTaxi não cobrará taxa do motorista nesta fase inicial e promete corridas com descontos de até 40% em relação ao preço do taxímetro.

O funcionamento é o mesmo dos concorrentes: “Você define o endereço de destino e como deseja pagar: em dinheiro, cartão de débito ou crédito. Depois é só confirmar a solicitação e aguardar o carro chegar. Você paga o valor aferido pelo taxímetro diretamente ao taxista. Faça corridas seguras com motoristas licenciados e cadastrados junto à Prefeitura de São Paulo com alvarás verificados”, diz a descrição do app.

Há uma limitação importante no lançamento: não será possível pagar a corrida no aplicativo, apenas diretamente ao taxista. A Prefeitura explica que “a disponibilização de máquina de cartão é obrigatória em São Paulo”, mas o motorista pode informar no aplicativo que não aceita cartão de crédito ou débito. Fazendo isso, ele receberá menos chamadas.

O taxista pode oferecer descontos de 10%, 20%, 30% ou 40%, e a diferença é calculada diretamente no aplicativo. A vantagem para o motorista é que, pelo menos no início, a Prefeitura não cobrará nenhuma taxa sobre o valor das corridas, ao contrário dos aplicativos privados, com comissões de 17% a 25%. Quando a taxa for cobrada, ela será “menor do que a praticada no mercado”.

No final da corrida, tanto o passageiro quanto o motorista serão avaliados de zero a cinco estrelas. Os melhores taxistas poderão ser premiados com “prioridade em bolsões de táxi em grandes eventos como em jogos de futebol, shows, etc”.

O SPTaxi já está disponível no Google Play. Uma versão para iOS será lançada em breve.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados