Mais uma mudança de arquitetura está a caminho do macOS, se as informações da Bloomberg estiverem corretas. De acordo com a agência de notícias, a Apple planeja adotar processadores próprios nos Macs, assim como já faz nos iPhones e iPads, substituindo os chips da Intel.

O projeto é chamado internamente de Kalamata e está em fase inicial de desenvolvimento. Ele seria parte de uma “estratégia para fazer com que todos os dispositivos da Apple, incluindo Macs, iPhones e iPads, trabalhem de forma mais semelhante e integrada”, segundo o veículo.

A Apple já utiliza CPUs próprias nos dispositivos com iOS e recentemente criou até uma GPU, o que impactou a pequena Imagination Technologies. O A11 Bionic, que equipa os iPhones 8, 8 Plus e X, consegue números bem impressionantes: no Geekbench, que mede o desempenho bruto dos chips, ele chega a resultados semelhantes aos de Core i5 ou i7 dual-core que estão em MacBooks Pro de 13 polegadas.

Esta seria a primeira grande mudança nos chips dos Macs em 13 anos. Em 2005, a Apple anunciou que passaria a utilizar processadores da Intel nos Macs e MacBooks (que se chamavam Power Macs e PowerBooks). No final de 2006, toda a linha de desktops, notebooks e servidores já havia sido migrada para x86 e, em outubro de 2007, a Apple lançou o último Mac OS X com suporte ao PowerPC, o 10.5 Leopard.

A expectativa é que os primeiros Macs com chips da Apple cheguem ao mercado só em 2020. Mas o impacto na Intel já foi sentido: as ações da dona dos processadores Core chegaram a cair 9%.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Naum Tenho

"não vai ser a Apple que vai conseguir."... rapaz... se a eipou quiser ela compra intel e amd e acaba c isso.

ばか
Love

O poder de processamento está perto de um i5 nesse, e vi uma comparação boa com i7, ele perde em processamento mesmo com 8 núcleos, mas um processador para coisas cotidianas, e com um gerenciamento de bateria que nem o i7 conseguiu bater, na minha visão estão indo bem xD

Trovalds

x86 sequer foi abandonado ainda... x64 ainda tem muito chão até o próximo salto.

Trovalds

Isso porque a maior parte do que ocorre é emulação. A MS não escreveu um kernel nativo pra lidar com ARM puro.

Alberto Prado

Aí vão fazer Hackintosh dos Chromebooks for ARM, rsrsrs.

biscoitao

Se alguém da Intel ler isso, amanhã teremos uma nova linha de soquete. Se for igual, os novos processadores requentados não serão compatíveis e o povo vai descobrir que é

ばか

HP Envy X2

Love

Fala o nome de um aí pf

Fred

Esqueceu ainda de mencionar a linha Ryzen da AMD que está fazendo um sucesso tremendo... Espero que a Intel consiga se reinventar para manter a concorrência forte.

mord4z

Nessa parte a maçã já mostrou que manda bem, na época da transição do PPC pro x86, então acredito que não terão problemas.
Se pá, os apps já estão vindo com binários pras duas plataformas.

ばか

Faz tempo que tem notebooks windows com snap a venda, inclusive ja tem reviews na internet.

Love

Tem algum note ou Desktop Windows com Snapdragon a venda?

Murilo Aquino

Sempre tive essa situação, interpretada internamente comigo mesmo, como caminho natural.

ばか

Bem provável que seja um AMD customizado.
Dificilmente vão fazer algo bom o suficiente pra substituir os Intel em todos os segmentos.

Exibir mais comentários