Mark Zuckerberg

Estava na cara que o escândalo Cambridge Analytica iria fazer muitas pedras rolarem, não? O mais recente episódio da trama envolve uma troca de indiretas entre Tim Cook e Mark Zuckerberg. Facebook e Apple não são necessariamente rivais, mas têm uma coisa em comum: lidam com volumes gigantescos de informações de usuários. Só que, nas palavras de Cook, a Apple trata esses dados de modo mais responsável.

O chefão da Apple concedeu uma entrevista recentemente à MSNBC e, quando questionado sobre o que faria se estivesse no lugar de Zuckerberg, explicou que a sua companhia jamais estaria em situação tão desconfortável. A explicação dada por ele é que a Apple não explora os dados de seus usuários para aumentar as receitas, embora tenha tecnologia para fazê-lo.

“A verdade é que poderíamos ganhar muito dinheiro se rentabilizássemos [os dados do] nosso cliente — se o nosso cliente fosse o nosso produto. Optamos por não fazê-lo”, disse Cook, que ainda afirmou que a Apple trata a privacidade como um direito fundamental das pessoas.

Em entrevista ao podcast da Vox, quando perguntado se o negócio de monetizar a atenção do usuário é que vem causando problemas, como Tim Cook deu a entender, Mark Zuckerberg respondeu: “acho que esse argumento de que se você não está pagando [para usar o serviço] de alguma forma nós não podemos nos importar com você é extremamente simplista”. Ele disse ainda que a publicidade é o único modelo que permite criar um serviço capaz de conectar todo mundo, inclusive quem não pode pagar.

Tim Cook

Não terminou aí. Zuckerberg aproveitou a oportunidade para cutucar a Apple: “se você quer construir um serviço que não serve apenas a endinheirados, precisa então oferecer algo que as pessoas conseguem pagar”. “No Facebook, estamos no meio das empresas que trabalham muito para cobrar menos e oferecer serviços gratuitos que todos podem usar, mas eu não acho que isso significa que não nos importamos com as pessoas”, completou.

Na mesma entrevista, Zuckerberg reconheceu que pode demorar para consertar o Facebook. Essa foi a resolução de ano novo que ele fez, mas o escândalo Cambridge Analytica está se mostrando tão avassalador que mudanças são mesmo necessárias, com promessas ou não. “Eu gostaria de resolver todos os problemas em três ou seis meses, mas acho que a realidade é que lidar com algumas dessas questões levará mais tempo”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados