Início » Celular » Apple Pay enfim chega ao Brasil, mas só suporta cartões de crédito do Itaú

Apple Pay enfim chega ao Brasil, mas só suporta cartões de crédito do Itaú

Serviço de pagamentos móveis da Apple permite comprar em estabelecimentos físicos com o iPhone ou Apple Watch

Paulo Higa Por

Demorou, mas a Apple finalmente lançou nesta quarta-feira (4) o Apple Pay no mercado brasileiro. O serviço de pagamentos móveis da empresa chega ao país em parceria com o Itaú e permite comprar em estabelecimentos físicos por meio de um iPhone ou Apple Watch, bem como fazer transações em aplicativos compatíveis sem ter que digitar novamente os dados do cartão de crédito.

O Apple Pay foi lançado originalmente em outubro de 2014, junto com o iPhone 6, mas a expansão tem sido lenta; o Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o serviço. Dois concorrentes chegaram antes: o Samsung Pay desembarcou no país em 2016, suportando pagamento por aproximação (NFC) ou tarja magnética (MST); e o Google lançou o Google Pay em novembro do ano passado.

O suporte do Apple Pay será mais limitado que o dos concorrentes, pelo menos no começo: apenas donos de cartões de crédito do Itaú poderão utilizar o serviço por enquanto. Felizmente, todas as modalidades do banco são suportadas, incluindo Nacional, Internacional, Gold, Platinum, Black e Infinite, nas bandeiras Mastercard e Visa.

A presença do Itaú na estreia do Apple Pay é curiosa. O banco foi citado como uma das instituições que estariam no Google Pay em 2017 e também era listado como um dos que seriam suportados em breve pelo Samsung Pay, há mais de dois anos, no lançamento do Galaxy S7. Não chegou em nenhum dos dois até hoje. No Apple Pay, no entanto, o banco assinou acordo de exclusividade por 90 dias.

Para utilizar o Apple Pay, basta abrir o aplicativo Wallet, escanear o cartão e seguir as instruções de ativação do banco, seja pelo aplicativo ou pelo atendimento telefônico. Depois que o cartão estiver cadastrado, diga ao caixa que você quer pagar com Apple Pay ou procure o símbolo de pagamento por aproximação. Veja em mais detalhes como usar o Apple Pay.

Também é possível fazer compras online com o Apple Pay: ele já está disponível como método de pagamento em aplicativos como Ingresso.com, Peixe Urbano e iFood. Nos sites, você pode pagar com Apple Pay por meio do Safari, inclusive autorizando a compra com sua impressão digital no MacBook Pro com Touch Bar.

Para incentivar a adoção do serviço, há benefícios para quem for cliente do Itaú e pagar com Apple Pay: uma sobremesa grátis no The Fifties; uma sacola retornável em compras acima de R$ 50 no Pão de Açúcar para quem for Cliente Mais; e 1.000 pontos no programa Sempre Presente assim que a primeira transação for realizada.

Atualizado às 8h33 com o acordo de exclusividade do Itaú.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

pierre fro (pfroe)
Fui informado que só cartões Mastercard autorizam por enquanto.
pierre fro (pfroe)
Acabei de voltar da Suíça, aonde existe Apple Pay há um ano. Consegui cadastrar um cartão Suiço..... e .. nas lojas.. paguei umas 20 vezes.. .e juro.. pelo menos 10 vezes falar que "olha... essa nunca viu.. você é o primeiro que paga assim. Ensinei até minha Mae de 80 anos de usar isso e ela ADORA de suprender os atendentes com esta novidade..hehe
pierre fro (pfroe)
Alvaro, fui ontem 17/4 informado pelo ITAU que o VISA ainda não liberou o Apple Pay. :-(. temos que esperar.
pierre fro (pfroe)
Julio, passei pelo mesmo.. e o liguei para ITAU. VISA ainda não está liberado. Portanto só funciona com Mastercard e ITAU este Apple Pay..
André Chuma
amigo nao fala merda, la fora foi a mesma coisa,
André Chuma
nao cobra taxa pro vendedor, na vdd a Apple cobra uma taxa do banco a cada transação feita pelo serviço dela, essa taxa que vai pra Apple nao é cobrada do vendedor.
Ilanio Castro
Que dureza! Possuo conta no Itaú e uso o Galaxy S8 qye suporta todos os cartões exceto o Itaú que entra no Apple Pay que suporta só o Itaú. Vou ver se troco de banco ou de celular...
Danilo Silva
To usando meu Samsung Pay aqui tranquilão, até com o ticket restaurante, e trocando meus pontos do Rewards por Pontos Multiplus sem problema nenhum.
Diego Coenga
Nós não pagamos mesmo, mas as operadoras de crédito ficam com uma parte, a VISA por exemplo fica com uma parte.
Douglas Peixoto
Estrategia de mercado usada no Brasil, em outros países eles cobram taxas.
Isadora Tedesco
Os usuários não pagam taxa, exatamente como os outros serviços de pagamento por proximidade. Quem paga a taxa são os varejistas, como qualquer uso de cartão de crédito.
Isadora Tedesco
Concordo plenamente! Uso apple também, mas não é só pq não é da apple que é pior. Não precisava responder assim. O processo e o mecanismo de funcionamento é o mesmo.
Isadora Tedesco
Você esta confundindo. Nenhuma dos serviços de pagamento por proximidade cobra taxas do cliente. Mas é cobrado uma taxa do vendedor, como qualquer cartão de crédito.
Caio Alexandre
Pena que Microsoft
Marcelo Carvalho
Como podem achar que o Dr. Rey é ladrão!!??
Henrique
No Samsung pay diz "em breve" para o Itaú.
Matheus Antunes
É verdade! Infelizmente esse banco fdp (itaú) não entrou em parceria com a samsung pay (Obs: que não cobra taxa nas transferências, já o Apple cobra).
Matheus Antunes
Que banco fdp.
Renato Doná
Cartão normal!3 tentativas em 3 locais diferentes ninguém sabe o que é pagamento por NFC.Um deles, o Walmart, tem máquinas da Rede (que é do Itaú), com NFC mas a função está desabilitada.
Evertonhxc
O meu funcionou perfeitamente itaucard 2.0 debito/credito.Só credito no Apple Pay
Zé das Covi
mas dono de apple a barulhento e são os queridinhos do mercado, então vai sim ser bem usado
Evertonhxc
Pagou no no cartão normal ou pelo Apple Pay?
Caleb Enyawbruce
caso extremamente isolado. Nao se aplica a todos e nem é possivel ligar solicitando, por exemplo.
Helio Almeida
Uma dúvida que me surgiu foi se em outros mercados também existiu essa estréia com exclusividade para um único Banco. Alguém tem conhecimento?
ludiaz
De onde tirou essa estatística? Fontes, please.
Gabriel Brito
Considere o todo.
Julio Sá
Era isso. A atualização do App ainda não tinha aparecido pra mim.
ridingthestorm
Se você entrar no aplicativo do Itaú no celular na aba dos cartões, há uma opção do Apple Pay lá e dá pra cadastrar direto por lá. Cadastrei dois cartões assim. Começando o cadastro pelo Wallet pra depois liberar deu pau
Chengdesigner
Tenho itaucard com as duas bandeiras Master e Visa isento de anuidade vitalicia. Me foi oferecido ha tempos...
Filipe Espósito
Por enquanto, só crédito. O suporte para débito virá nos próximos meses.
Filipe Espósito
Depende do valor da compra, mas isso acontece com qualquer pagamento NFC em qualquer lugar do mundo. Compras pequenas passam direto.
Julio Sá
Testei ainda agora e funciona. Chato é ainda assim ter que digitar o PIN na maquininha. Voce autentica 2x, uma com o face/touch ID e a segunda na maquininha digitando sua senha.
Eduardo Barreto
Estive em NY em janeiro. Boa parte dos lugares ainda não usa chip. Pode acreditar.
Alvaro Nogueira
alguém conseguiu cadastrar algum cartão itaú visa. só consegui fazer o cadastro do meu mastercard.
Eduardo Braga
Que esquisito :P
Arthur V.*
Fora que os EUA foram o último país a adotar cartões com chip! O último!
Eduardo Braga
Espero que ninguém reclame da situação desses serviços no Brasil citando os EUA como referência. No Reddit o que mais tem é gente reclamando de funcionários mal treinados.O estranho é que o pessoal da Austrália fala que lá é bem de boas.
Renato Doná
A loja possui uma máquina sem fio com NFC, usada para situações de contingência, poderiam utilizar essa máquina, mas não o fizeram!
J_Eduardo
Agora a minha dúvida é saber se posso usar débito e crédito ou só usá-lo no crédito, por que segundo a atendente do cartão Itaucard (que não sabia como ativar os sistema e que me repassou ao atendimento da minha conta) o cartão é exclusivo para função crédito e realmente eu possuo um outro cartão da conta específico para função débito. Antes que alguém me ache idiota, a dúvida surgiu pq o cadastro foi finalizado não com a senha do cartão de crédito, mas com a senha do cartão de débito, que por sinal não foi aceito pelo Apple Pay...E aí, como fica?
Danillo Nunes
O ganho nas taxas nesses 3 meses deve ser mínimo. O verdadeiro ganho dessa exclusividade é a imagem de banco moderno por trazer essa novidade antes dos outros.
Danillo Nunes
Você não viu que não tem NFC na máquina?
Danillo Nunes
não! É bem melhor que aquiloEntão no caso o problema é que você foi babaca mesmo. O negócio, do ponto de vista do comerciante, é tipo o do Santander, sim, já que o que importa para ele é que será feito um pagamento eletrônico sem o uso de cartão.
Arthur V.*
Na Espanha, o BBVA, um dos maiores bancos de lá (e que já operou no Brasil) está apenas no Google Pay, enquanto o Santander está no Apple Pay, no Samsung Pay e até no Fitbit Pay (sim, a Fitbit tem sua própria plataforma de pagamentos por aproximação).
Santhyago Gallão
Uso aqui em Manaus, já usei no Panamá e na Colombia o Samsung Pay, inclusive por não ter necessidade de máquina especial. Só tenho problema com as máquinas da Getnet. Até nas "vending machines" que temos dentro da empresa eu costumo comprar com o Samsung Pay. Não uso mais por que meu cartão principal é Itaú, e esses abençoados só devem aparecer no Samsung Pay daqui 90 dias, se tudo certo. Quando meu cartão do Itaú for suportado pelo Samsung Pay, vou até deixar meu cartão físico em casa.
Diego Mattos
hahahahahahahaahaha
Diego Mattos
Passei por isso hoje no almoço. Ao me dirigir ao caixa, perguntei a moça se poderia pagar com Apple Pay. Ela ficou me olhando tipo por 5 segundos (acho que ouvi o barulinho da tela de erro do windows no cerebro dela).Depois ela respondeu: ahh!!! Tipo Santander... né?¬¬Eu: não! É bem melhor que aquilo.Ela: então não trabalhamos ainda.Me recusei a tentar com ela.
Renato Doná
Tentei efetuar um pagamento na Cobasi em Osasco, mas ninguém sabia do que eu estava falando. Isso porque a Cobasi é parceira no lançamento e está até oferencendo descontos para pagamento com Apple Pay.Após algumas ligações a responsável recebeu a informação que estão aguardando a chegada dos equipamentos, já que as TEFs são todas do modelo antigo, sem NFC.Enquanto a responsável não voltava com a informação, formou uma “rodinha” de funcionários ao redor me perguntando o que era isso e como funcionava!
McFake
Que duplinha porcaria hein!
Jhon
Cara, falando do Apple Pay em si ele até que tá chegando no Brasil antes de muitos lugares desenvolvidos viu? Além disso nossas maquininhas estão bem mais adaptadas do que a média do resto do mundo.Acredito que vá se popularizar bem com o tempo.
Jhon
Cara, mesmo sendo apenas 5% a Apple gera uma repercussão sempre maior, acho que pagamentos com celulares irão melhorar bem nos próximos meses.
Jhon
Mal posso esperar pra poder usar de verdade no dia a dia aqui no Brasil, poder sair pagando com o Watch é sensacional, além de super prático.
Jonas
O Gpay não aceita nenhum dos meus cartões, agora a ApplePay aceita. Vou demorar pra testar a tecnologia.
Bruno Sousa
Entendeu agora por que quando é a Apple o negócio toma uma proporção maior?https://twitter.com/paulohi...
Jonas
Geralmente, usuários Apple possuem uma condição financeira melhor e gastam mais. Por isso Apple virou um status e por isso pobre parcela em 24x só pra mostrar que tem.Mesma coisa com Instagram e WhatsApp, que eram apps exclusivos do iPhone é mesmo assim se popularizaram muito.
Trovalds
A resposta já foi dada. Não gotou mas não vai mudar.
lordkelvinx
Difundir a tecnologia depende não só de nós, mas também das empresas que fazem e dão suporte a ela. Já fui barrado de efetuar o pagamento usando o Samsung Pay, no Hipermercado Walmart (uma das maiores empresas do mundo!), na cidade de Ribeirão Preto/SP (digamos que uma cidade grande), pois além da caixa, a atendente do Financeiro me disse que quando o cliente paga dessa forma o Walmart, o mesmo NÃO RECEBE O DINHEIRO DO PAGAMENTO, como pode isso?!
Dennis Camargo
É só no Brasil mesmo que instituições financeiras dão risada da cara do cliente , o problema somos nós mesmo que ao invés de se juntar e brigar para ter em todos os serviços todos os bancos ficamos brigando pra ver quem é melhor iPhone ou Android . Com certeza nos EUA ou Europa não tem essa papagaiada de banco exclusivo em tal plataforma iOS ou Android . Brasil se fosse bom não tinha esse nome .
Bruno Maciel
O meu foi de primeira.
Douglas B
Ele não pode gostar do banco e criticar uma atitude isolada dele? Tem que amar ao extremo ou odiar ao extremo, só duas opções?
Douglas Peixoto
Se 1,2 milhões de pessoas é pouca gente não sei o que é muita.
Douglas Peixoto
No momento apenas cartões de credito.
 david
depende, se tivermos síndrome de vira lata como alguns, fica difícil
Caleb Enyawbruce
Exatamente. E no caso do cartão Santander ""Free"", o gasto mensal exigido é de apenas 100 reais. Hoje em dia só paga anuidade quem quer...
Bruno Aveiro
Aqui eu consegui tranquilamente. Eu só tive que atualizar o app do Itaú pra ativar o cartão na última etapa.
Naum Tenho
Não dá pra xingar a pessoa q esta do outro lado, em 99% dos casos ela nem recebeu treinamento.
Robert Rey
Em se tratando de Brasil, quando essa tecnologia se popularizar, já deve ter umas duas ou três melhores no mercado operando em outros países
Naum Tenho
A eipou gosta do itau tanto q na epoca do iphone 4 era itautec q dava manutenção nos aparelhos. Pessoal tão despreparado q enquanto no site dizia q a garantia era válida e tudo mais eles faziam o que nenhum outro lugar do mundo fazia quando acionava a garantia da apple... só validavam com a nota fiscal.
João
Cadastrei meu iConta de boa. Mas só funciona no crédito por enquanto.
Rafael Gregoris
atualiza o app, aconteceu o mesmo comigo amigo!
Diego Coenga
HAHAHAHHAHAvai se acostumando, uso o Samguns Pay há mais de 6 meses e é uma luta fazer compras onde a pessoa nunca viu nem ouviu falar.Mas a surpresa depois, a cara de espanto e tudo mais é legal.
Diego Coenga
Ah com certeza, acho que o objetivo agora é aproveitar os donos de iPhone que tem poder aquisitivo maior e fazem compras maiores e ganhar nas taxas. Depois dos 90 dias deve pulverizar pra todas as plataformas.
Diego Coenga
É impressão minha ou só é possível cadastrar cartão de crédito? Cartão Débito não vai dar ?
Marvels
queria, mas gosto do banco, tem conta a muito tempo, tem uma moral boa lá já. atendimento é muito bom. Mas foi baixo de qualquer forma.
Julio Sá
Tenho iToken e nao funcionou mesmo assim. tá bugado
Julio Sá
Acho que tem mta gente cadastrando ou entao deu algum pau lá no Itau. Simplesmente nao verifica o cartão. Nao to afim de ligar pro teleatendimento e ter que explicar pra alguem que nem sabe o que é Apple Pay que eu estou querendo fazer o desbloqueio do mesmo.
Trovalds
Uai, encerra sua conta no banco e vai pra outro. Hoje em dia existe portabilidade bancária, inclusive.
Trovalds
Aí é questão de aparelho, não de SO. Adianta nada o Android ter market share absurdo sendo que só alguns aparelhos são compatíveis com a tecnologia.
Julio Sá
Nao to conseguindo validar o cartão no App do Itau :( Ligar pro banco só pra fazer simplesmente nao é uma opção em 2018
Meninão Bobo
Na realidade para a Apple é bom pois o numero de pessoas testando vai ser bem menor do que se liberasse para todos os bancos, ou seja os clientes ITAU estão testando os servidores de graça ainda... Itau achando que é esperto mas a Apple é mais...
Meninão Bobo
Todo mundo reclama do Itau, no Santander eu nem anuidade dos cartões VISA e Master pago... a eu preciso gastar mais de 1mil reais ou 2 mil reais em cada, mas é fácil isso, jogo todas as compras pro cartões e pronto. Acho que é mil reais em cada.
Meninão Bobo
É o cara deve morar no ACRE la nem sinal de celular tem...
Ygor Nascimento
Não precisei disso não, geralmente, o iToken é somente para os correntistas do banco. Eu não sou mas, tenho cartão de crédito e, sem o iToken, consegui cadastrar meus cartões.
Meninão Bobo
Puts aqui em SP até a moça da garapa na feira perto de casa sabia usar e ela mesmo tinha Samsung e usava o S Pay para fazer compras...MST pra mim é o diferencial.
Meninão Bobo
Prefiro os prêmios do Samsung Pay muito melhor e mais relevante!
Guilherme da Silva Manso
Quando o acordo de exclusividade acabar, é provável que o Itaú adicione suporte aos outros meios de pagamento concorrentes?
Aender Ferreira
Tenho o iToken instalado e não funcionou. Acho que os cartões 2.0 não vão ser aceitos por terem a função débito vinculada. =(
Alex Oliveira
Higa, faltou colocar em letras garrafais e em negrito, itálico, sublinhado, piscando... que é temporária essa exclusividade do Itaú hahaha
Caleb Enyawbruce
Cartão do Itaú? Sorry, não vou fazer questão de usar Apple Pay tão cedo então. As anuidades mais absurdas do mercado... Tô fora
Highlander
"Cidadezinha" de 100.000 habitantes? Entendo o seu ponto de vista, mas nós que vivemos em cidades grandes esquecemos que a realidade do Brasil é outra. Uma cidade de 100.000 habitantes está bem longe de ser uma cidadezinha. Isso porque existem mais de 5.500 municípios no país e a grande maioria deles (uns 4.500) são cidades de até 35.000 habitantes. Agora se você tem dificuldade de usar essas novas tecnologias em cidades de 100.000 habitantes imagina nessas milhares de cidadezinhas nesse Brasilzão...https://pt.wikipedia.org/wi...
Drax
Já teve relatos nesse sentido, o vendedor não acreditou no pagamento. Se não me engano foi com o android pay.
Arthur Couto Neves
Eu vi no macmagazine https://macmagazine.com.br/...
Bruno
Certeza? A primeira mensagem que aparece é: “Adicione cartoes de credito, debitos ou de lojas ao Apple Pay”
Bruno
Cara, tu tem o iToken instalado no teu iPhone? Acabei de ligar de para o SAC do itau, e a atendente disse que tinha que ter o iToken instalado. Por coencidencia, eu formatei o iPhone esses dias, e ainda nao ativei o iToken do aplicativo do Itau.Vou ativar, e depois vou tentar, pra ver se funciona.
Arthur Couto Neves
Por enquanto só funciona cartões de crédito, o débito deve ser liberado futuramente.
Eliézer José Lonczynski
Soa mais como exclusividade do que limitação, serão 90 dias do Apple Pay somente com Itaú.
Alan Alarcon
Não se preocupe, tenho um Mastercard Black do Itaú e também não cadastrou.
Alan Alarcon
Tentei cadastrar um Mastercard Black e um VISA Platinum. Ambos do Itau Personnalite. Deu erro e não cadastrou. Mandou consultar a operadora dos cartões. rs.
SUPREMA AUTORIDADE MÁXIMA
Microsoft Pay já está disponível no Brasil, basta ter Windows 10 e Edge. Microsoft sempre um passo à frente =)
Bruno
Tenho a conta digital do itau (iConta), tinha um cartao de debito/credito. Como só usava Nubank para credito, resolvi cancelar a opcao de credito, e dicar só com debito no itau.Fui tentar cadastrar ele no Wallet agora, e nao consegui. Fica aparecendo uma mensagem para verificar as informacoes do cartao de credito. Ou tentar adicionar mais tarde.... só que as informacoes do cartao estao corretas.Alguem com o mesmo tipo de conta/cartao conseguiu cadastrar?Tem que ligar pro Itau para desbloquear algo?
Eduardo Papa
Era legal ensinar as pessoas... Mas digo e repito, agora por causa da Apple esse lance de pagar por aproximação irá se propagar mais rapidamente. Vamos esperar uns 90 dias...
Exibir mais comentários