Apple Pay enfim chega ao Brasil, mas só suporta cartões de crédito do Itaú

Serviço de pagamentos móveis da Apple permite comprar em estabelecimentos físicos com o iPhone ou Apple Watch

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
NFC iPhone para o Apple Pay

Demorou, mas a Apple finalmente lançou nesta quarta-feira (4) o Apple Pay no mercado brasileiro. O serviço de pagamentos móveis da empresa chega ao país em parceria com o Itaú e permite comprar em estabelecimentos físicos por meio de um iPhone ou Apple Watch, bem como fazer transações em aplicativos compatíveis sem ter que digitar novamente os dados do cartão de crédito.

O Apple Pay foi lançado originalmente em outubro de 2014, junto com o iPhone 6, mas a expansão tem sido lenta; o Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o serviço. Dois concorrentes chegaram antes: o Samsung Pay desembarcou no país em 2016, suportando pagamento por aproximação (NFC) ou tarja magnética (MST); e o Google lançou o Google Pay em novembro do ano passado.

O suporte do Apple Pay será mais limitado que o dos concorrentes, pelo menos no começo: apenas donos de cartões de crédito do Itaú poderão utilizar o serviço por enquanto. Felizmente, todas as modalidades do banco são suportadas, incluindo Nacional, Internacional, Gold, Platinum, Black e Infinite, nas bandeiras Mastercard e Visa.

A presença do Itaú na estreia do Apple Pay é curiosa. O banco foi citado como uma das instituições que estariam no Google Pay em 2017 e também era listado como um dos que seriam suportados em breve pelo Samsung Pay, há mais de dois anos, no lançamento do Galaxy S7. Não chegou em nenhum dos dois até hoje. No Apple Pay, no entanto, o banco assinou acordo de exclusividade por 90 dias.

Para utilizar o Apple Pay, basta abrir o aplicativo Wallet, escanear o cartão e seguir as instruções de ativação do banco, seja pelo aplicativo ou pelo atendimento telefônico. Depois que o cartão estiver cadastrado, diga ao caixa que você quer pagar com Apple Pay ou procure o símbolo de pagamento por aproximação. Veja em mais detalhes como usar o Apple Pay.

Também é possível fazer compras online com o Apple Pay: ele já está disponível como método de pagamento em aplicativos como Ingresso.com, Peixe Urbano e iFood. Nos sites, você pode pagar com Apple Pay por meio do Safari, inclusive autorizando a compra com sua impressão digital no MacBook Pro com Touch Bar.

Para incentivar a adoção do serviço, há benefícios para quem for cliente do Itaú e pagar com Apple Pay: uma sobremesa grátis no The Fifties; uma sacola retornável em compras acima de R$ 50 no Pão de Açúcar para quem for Cliente Mais; e 1.000 pontos no programa Sempre Presente assim que a primeira transação for realizada.

Atualizado às 8h33 com o acordo de exclusividade do Itaú.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados