Após o escândalo Cambridge Analytica, alguns usuários decidiram baixar um arquivo com tudo o que eles compartilharam no Facebook. Isso inclui posts, fotos, mensagens de bate-papo… e até mesmo vídeos que nunca foram publicados.

A New York Magazine descobriu que, para alguns usuários, o arquivo do Facebook inclui vídeos que nunca foram postados na rede social, mas que permaneceram armazenados no perfil. Uma usuária encontrou mais de 100 vídeos em seu arquivo, por exemplo, mas só publicou cerca de um terço deles.

Há alguns anos, o site do Facebook tinha um recurso que permitia ao usuário gravar vídeos usando a webcam. Você podia postá-lo no mural de um amigo após ver uma prévia, ou descartá-lo.

No entanto, o vídeo não era realmente deletado, e ficava guardado nos servidores em formato FLV (Flash Video). Você pode visualizá-lo baixando seu arquivo do Facebook e usando o VLC Player, caso tenha usado esse recurso de webcam.

Por que o Facebook enviava para seus servidores um vídeo que poderia ser descartado? Provavelmente para acelerar o processo: ele já estaria pronto quando o usuário clicasse em “Publicar”; não seria necessário esperar pelo upload.

O Facebook aparentemente não está violando nenhuma regra ao manter esses vídeos sem avisar o usuário. A política de dados diz que a empresa pode coletar “o conteúdo e outras informações fornecidas por você quando usa nossos Serviços”, incluindo quando você “cria ou compartilha conteúdos”.

Em comunicado, o Facebook diz que isso se trata de uma falha: “descobrimos um bug que impedia que rascunhos de vídeo fossem excluídos. Vamos removê-los, e pedimos desculpas pelo inconveniente”.

Alguns usuários também descobriram que o Facebook guardou nomes, números de telefone e a duração de cada chamada feita ou recebida em dispositivos Android. A rede social também armazenou metadados de SMS e MMS, incluindo número do destinatário e data de envio.

O Android deixava apps acessarem seu histórico de chamadas e SMS quando você concedia acesso a seus contatos. Isso mudou no Jelly Bean 4.1, mas desenvolvedores podiam mirar em versões antigas da API e continuar acessando seus dados de ligações.

Com informações: New York Magazine, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

farley ferreira silva

por isso prefiro Windows phone não sofre destes problemas viva os lumias eu venha surface phone

Trovalds

Você acha mesmo que por menos informação que se trafegue por essas redes você está imune a espionagem? Tá "serto".

Tori

Daqui a dias ainda espero um "Facebook grava todas as suas coisas e usa para melhorar a rede social"
Cada dia essa rede social piora.

John Smith

"Bug"

André G

Pra quem fica só no WhatsApp e Instagram fornece bem menos informações e acaba recebendo menos publicidade. O WhatsApp nem tem publicidade ainda...

O Facebook sabe muito mais de você pois em praticamente todo site tem um botão do Facebook, que além de servir para compartilhar, também serve para te rastrear.
E o Facebook é bem mais propenso a você seguir uma marca, diferente do Instagram, que é mais voltado para seguir amigos e celebridades. O Facebook também pede muito mais informações.

Ricardo - Vaz Lobo

Haja hd pra guardar tanta coisa.

ʞǝʌǝɥs

isso aí é bastante conhecido...me lembro de um artigo antigo no Ars Technica onde eles fizeram esse teste, era a maior dificuldade conseguir apagar alguma coisa no Facebook, não me lembro mais dos detalhes, mas na prática, de modo geral, o Facebook nunca apaga os dados dos usuários

Fábio

Também não posto nada e nem dou likes. Só entro pra moderar dois grupos.

Alessandro

Hahaha a coisa só piora, mas não vou abandonar, na verdade, faz mais de um ano que não posto nada, ele serve mais para fazer cadastros em sites

Trovalds

Iludido é quem acha que rede social apaga seus dados quando você exclui o perfil. O próprio Orkut armazenava os dados. Tanto que se você excluísse a conta e depois de um tempo criasse outra com os mesmos dados imediatamente tudo era restaurado.

E mais iludido ainda é abandonar o Facebook e ficar no Instagram e no Whatsapp achando que tá livre de monitoramento... uma dica: são do "Zuck" também.

A única forma de você não ser monitorado é viver recluso, sem qualquer serviço público seja lá do que for e no meio do mato. E olhe lá.

Krat OS 4.0 - 5 milhoes de GOW

Nao tenho Facebook há pouco mais de um ano.. infelizmente demorei pra acordar...

Essa empresa gosta disso mesmo, ter bastante informações sobre cada pessoa, e quem acredita no sigilo é abestalhado mesmo...

Seraph

que grande efeito dominó em Facebook....

7csP9tkb

Sugiro à todos que façam o download dos seus dados do Facebook e vejam o que a empresa sabe de você.

É impressionante como muitas informações que excluí do meu perfil estavam no arquivo.

Lucas Santos

“Falha”, “corrigir”...

Ricardo - Vaz Lobo

Aquele primo do vizinho do amigo da tia da cantina deve estar preocupado.