Chip Intel Core de oitava geração

Em uma época não muito distante, você teria que recorrer a um desktop se quisesse ter um computador realmente parrudo. Nesta terça-feira (3), a Intel deu mais um sinal de que essa fase ficou mesmo no passado: a companhia anunciou uma gama de processadores Core i5, Core i7 e Core i9 de oitava geração (Coffee Lake) para laptops e afins.

O Core i9-8950HK é o modelo que mais chama atenção, afinal, a linha Core i9 é a denominação da linha de processadores mais poderosa da Intel atualmente (sem considerar os chips para servidores e workstations, como as unidades Xeon). É a primeira vez que um modelo dessa família é lançado oficialmente para computadores portáteis.

As especificações correspondem às expectativas. O Core i9-8950HK tem frequência de 2,9 GHz (4,8 GHz em boost), seis núcleos com 12 threads, 12 MB de cache e TDP de 45 W. De acordo com a Intel, o chip consegue ser 29% mais rápido que os Core i7 de sétima geração para laptops. Em algumas aplicações, como edição de vídeos 4K no Adobe Premiere Pro, o ganho de desempenho chega a 59%. E, sim, dá para fazer overclock.

Para quem procura bastante desempenho, mas preços um pouco mais acessíveis, a Intel apresentou os chips Core i7-8850H e Core i7-8750H. Eles também têm seis núcleos e 12 threads, mas trazem 9 MB de cache, além do TPD de 45 W. A frequência do primeiro é de 2,6 GHz (4,3 GHz em boost); a do segundo, 2,2 GHz (4,2 GHz em boost). O Core i7-8850H é o único dos dois desbloqueado para overclock, ainda que parcialmente.

Intel Core de oitava geração

Em um nível abaixo estão os chips Core i5-8400H e Core i5-8300H, ambos com TDP de 45 W e 8 MB de cache. Os clocks são, respectivamente, de 2,5 GHz (4,2 GHz em boost) e 2,3 GHz (4 GHz em boost). Os dois chips têm quatro núcleos e oito threads.

Todos esses processadores fazem parte da família Coffee Lake e, como tal, são baseados em uma tecnologia de fabricação que a Intel chama de 14 nm++, basicamente, uma versão melhorada e mais eficiente do processo de 14 nm original.

Os novos chips serão encontrados sobretudo em notebooks para jogos, incluindo modelos de linhas como Acer Predator, Asus ROG e MSI Titan a serem lançados no decorrer do ano. Os preços por processador devem variar entre US$ 250 (Core i5) e US$ 600 (Core i9).

Intel Core de oitava geração

É claro que nada impede esses chips de serem encontrados em notebooks de alto desempenho direcionados ao uso corporativo, por exemplo. Falando nesse segmento, a Intel também revelou os chips Xeon E-2186M e Xeon E-2176M. O primeiro tem praticamente as mesmas especificações do Core i9-8950HK, mas abre mão do overclock e traz suporte a memórias ECC e tecnologia vPro, por exemplo.

As novidades da Intel incluem ainda uma nova leva de chips Core i3, i5 e i7 de oitava geração para desktops.

Com informações: AnandTech.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados