A expansão do 4G continua acelerada na TIM: nesta terça-feira (3), a operadora anunciou que passou a cobrir todos os 645 municípios do estado de São Paulo com a tecnologia. A empresa já era líder na cobertura de quarta geração no país, à frente da segunda colocada, a Vivo.
Segundo a TIM, mais de 3 mil cidades brasileiras já possuem cobertura de 4G da operadora, o que representa 91% da população urbana. A promessa é chegar a 4 mil municípios com LTE até 2020, o equivalente a 96% da população urbana. As metas anteriores, de mil municípios em 2016 e 2 mil em 2017, foram cumpridas.
Além da cobertura de dados, a TIM revelou que mais de 1,4 mil cidades contam com voz sobre 4G (VoLTE). Ele funciona tecnicamente como uma ligação VoIP, mas a cobrança é feita como em uma ligação comum, descontando do pacote de minutos. Quando ativado, o VoLTE elimina a necessidade de a operadora derrubar sua conexão para 2G ou 3G quando você recebe uma chamada, e a qualidade de áudio é melhor.
No estado de São Paulo, mais de 80% do tráfego da TIM é feito pelas redes 4G, mas o percentual poderia ser maior se a cobertura em ambientes internos fosse melhor. Isso deverá ser resolvido com o lançamento da frequência de 700 MHz, antigamente ocupado pela TV analógica, que será liberada pela Anatel no segundo semestre de 2018.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
''TIM agora cobre todos os municípios de SP com 4G'' Essa informação é fake, eu moro em um dos municípios do estado de SP e aqui não tem cobertura 4G da TIM e nem de qualquer outra operadora de telefonia móvel.
No S7, só tocar no telefone e digitar *#0011#, que ali diz a frequência da rede.
Sou do Interior de São Paulo, sinal aqui da Tim porcaria! cobre somente o centro do município, Velocidade Tartaruga, qualidade nota 0.
Poxa :/
Bla blá, 4 G péssimo, wi-fi, péssimo no RS.
Mesmo assim, Não saio jamais da vivo. O que adianta cobrir o estado todo, se o sinal e uma merda? #VIVOSEMPRE!!!!
#VIVOAMELHOR
rodo por prudente, adamantina, lucelia, oswaldo cruz, marilia, aracatuba
Nessa regiao, ando tranquilo, gps do celular se mantendonas rodovias, porem qdo estou ao volante, nao olho se esta no 4, 4, ou 2g.
Nos municipios (atuo em area urbana), ai posso verificar sinal e nao entro em 2g, mas vejo muitas vezes o sinal caindo pro 3g
Agora...se discutirmos interior no MT....ai nao tenho o que falar....so a vivo presta
Sou do interior do estado de São Paulo aqui em minha cidade o sinal e péssimo para não falar outras coisas piores. Propaganda enganosa isso sim.
No nordeste paulista (região de Ribeirão Preto) o sinal é bem deficitário, principalmente em pequenos municípios. Em rodovias, é praticamente inexistente o 2G, que dirá internet.
Com certeza Yago, o meu ponto neste comentário é falar que não dá pra se comparar uma cidade com alta densidade, com todas as outras pequenas de interior, são realidades completamente diferentes.
Onde moro, tem apenas 1 antena da Tim, pra atender um raio de 4Km com elevação de até 800m.
Em sorocaba, mesmo.. tem vários pontos que a TIM não funciona nem com 3g, imagine... 4g.
Existe regulamento para dizer quando está coberto. Não é simplesmente colocar antena.
Eu percebi também um aumento na qualidade de voz das chamadas.
Já usei o NetMonitor cell
Mas isso é relativo, felipe.
Cobertura em região de grande densidade necessita de bem mais números de sites.
Interiores podem ter melhor geografia, saturação e possibilidade de um antena bem alta.
Provavelmente possui. Mas deve tá sem manutenção. Tem que trocar as baterias. Mas não enviam ninguém pra fazer esse trabalho. As ERBs já vem praticamente toda montada e padronizada. Só pluga fios e configura as rotas.
viajo pelo interior do mt e interior de sp (oeste paulista)...em sp nao te dou razao...sinal sempre em dia, e conexao mais estavel e rapida q a adsl da telefonica....ja no nortao do mt, ai vc tem plena razao, sinal e raridade
Em Sao Paulo a TIM é líder só no 12, onde moro. Mas eu sigo usando meu número do meu DDD do RJ, o 24. Eu não entendo essa carência da TIM ai em Goiás então. Eu uso um Vivo (DDD 12) no chip secundário e o sinal é HORRIVEL em São José dos Campos. Em várias outras cidades também. A unúni coisa que a Vivo cobre bem sao estradas. Vou migrar meu plano pra um número 12 da TIM e largar o Vivo
https://uploads.disquscdn.c... Além disso, olha essa quantidade de ERBs da TIM em Goiânia, vê se se isso é rede de operadora que não tem cliente? É fato, por motivos que não este de participação de mercado, a operadora negligência outras áreas.
Em Goiás a TIM tem 15% de participação e no DF 18%. Mas encaro isto como super natural, aja vista que em todas as cidades que a Claro e a Vivo pegam em 2G já tem pelo menos o 3G. A Vivo na cidade da minha avó já vai para o 4G. A Tim pega na maioria das cidades apenas em 2G. Tendo em vista que a maioria das pessoas querem internet, dá para saber porque uma operadora que tem apenas 2G não lidera. Fora que a TIM não líder em São Paulo, geralmente é a Claro em um DDD e a Vivo em outro.
Por que a TIM aqui no sul investe tanto no Paraná e Santa Catarina e negligencia o Rio Grande do Sul? Parecem até que a TIM tem preconceito contra nós gaúchos.
Tem a ver, sim. A regional Centro-Oeste recebe poucos investimentos, e não só em Goiás, MT e MS também. No DF até que a TIM investe. E o market share da TIM em Goiás é baixo, por isso não investem. Investiram no Espírito Santo, mas a operadora não passa nem dos 3% no mercado
Sou de uma cidade pequena, Rio das Flores -RJ e o 4G da TIM é ótimo em todas as cidades do Sul do Estado do Rio, melhorou muito. Hoje moro em São José dos Campos e a cobertura da TIM é muito melhor, tenho um Vivo num chip secundário e é um lixo, muitas vezes cai pra 2G ou fica sem sinal. Nas cidades pequenas do Vale do paraíba que eu já passei, a TIm não me deixou na mão com o 4G
Todos os municípios mas no meu bairro não pega nem GSM kkkkkkk não pega absolutamente nada dessa operadora ....
Desculpem a missa ignorância, 4 GB móbile? E a banda larga?
Você já viu a quantidade de antenas que tem aí? Em um raio de 1Km tem 4, 5 até 6 estações. Ribeirão Preto, São José dos Campos, Campinas, Sorocaba, São Carlos, entre outras, são grandes centros e recebem maior atenção. O problema está em pequenos municípios.
Em Ribeirão Preto é OK, mas a Claro é melhor
Aqui também. Se chover muito forte o sinal fica péssimo. Não sei se tem a ver...
No interior é assim: choveu, f***u.
Eu desisti de reclamar. Explicava que boa parte da cidade nem tinha 2G, e como a única resolução possível para o caso era instalar outra antena, sempre me ignoraram. Agora meu Beta está parado por causa disso.
Uso a Algar no número principal pela qualidade do sinal (tem umas 5 antenas na cidade) e a Oi no 4G (não tem full cobertura, mas onde preciso me atende).
Não sei se foi coincidência ou não, mas quando relatei problemas no site do mapa de cobertura deles (aqui ficava duas barrinhas de sinal), resolveram em três dias. Agora tenho sinal bem forte.
Acho esta analogia sem fundamento. Primeiro porque em muitos estados do Nordeste a TIM é líder. A região Sul é rica e a TIM é líder, bem como em muitos DDDs de Minas Gerais. Em Goiás várias cidades médias e importante polos turísticos do Estado sequer tem 3G enquanto as outras operadoras já possuem cobertura 4G.
Ahhhhhh não, comprei com o do Banco Inter.
Por isso estava me referindo a minha experiência.
Por isso eu relatei que EU não tenho problemas. Para onde vou, sempre pega.
Geralmente empresas grandes como a TIM tem regionais, então deve ter a regional da TIM SP, que cobre o estado todo.
O dinheiro que as regionais tem de lucro é investido nela mesma, então se a regional de São Paulo tem muito mais lucro, ela tem muito mais dinheiro para investir.
Se a regional do Nordeste ou Norte tem pouco lucro, elas vão investir pouco.
Da mesma forma, quando a empresa global ou nacional recebe investimentos, elas tendem a investir onde dá mais lucro.
O problema é que fica naquele loop infinito. As empresas não investem nas regionais do Nordeste ou Norte pois não tem muito lucro e as regionais do Norte e Nordeste não obtém lucro pois não recebem muito investimento.
E isso não vai mudar, já que o estado de São Paulo é o centro comercial do Brasil. Algumas cidades do interior de São Paulo tem PIB maior que várias capitais do Norte e Nordeste.
Verdade também, na casa dos meus pais no interior é so cair a energia q cai tudo. Fica ilhado. e olha q lá nem sinal da TIM pega, isso que estão a 4km do centro da cidade (q tem 4g da Tim)
Viaje para o interior de SP e verá a maravilha que ela é. Como disseram em outro comentário, só funciona na praça central, e olhe lá.
Moro no interiorzão de SP e a qualidade da TIM é sofrível. Apenas 1 antena pra cobrir um raio de aproximadamente 4Km com elevação de até 800m. Ou seja, uns 40% da cidade simplesmente não tem 4G (que foi refarming do 2G).
Se não bastasse isso, a antena NÃO POSSUI qualquer nobreak ou afim. Se a energia cair, o sinal cai imediatamente.
E isso acontece em todas cidades pequenas.
Vem pra Goiás ou Minas Gerais e tenta usar sua internet fora de uma cidade media ou grande.
A entendi porque em lugar algum que eu vou TIM só pega 2G, os investimentos ficaram em um estado só.
nem existe metro no rio, saidaki e volta pra sua nave
<3
cheguei tarde hahah mas enfim
No chip da Vivo, com o S7 Edge, ele também não funcionava 4G, só 3G. Tive que mudar algo nas configurações pra funcionar, acho que tirar aquela busca por rede automática e forçar a usar o 4G/LTE (Configurações / Conexões / Seleção de Banda)
No Tim ele pegou automático. Tinha um número Tim em 2016, foi só colocar o chip no celular e ele já pegou 4G, e sempre no 4G nos locais que ando (perto da UEL, Higienópolis, Boulevard/Rodoviária).
Se não for isso não sei hahah eu não conhecia isso de Agregação que o pessoal falou, mas pode ser tb.
Pra ter relevância, precisa ter comprado usando cartão Nubank...
"No estado de São Paulo, mais de 80% do tráfego da TIM é feito pelas
redes 4G, mas o percentual poderia ser maior se a cobertura em ambientes
internos fosse melhor. Isso deverá ser resolvido com o lançamento da
frequência de 700 MHz, antigamente ocupado pela TV analógica, que será
liberada pela Anatel no segundo semestre de 2018."
Use o ServiceMode digitando *#0011# no discador e confira por lá se está ocorrendo agregação. Algumas cidades a Tim agrega até 20MHz, e os telefones da Samsung não mostram 4G+ no indicador nesse caso, muito embora esteja agregando sem problemas.
Fato. Viajei à Avaré no último feriado e o 4G da Tim na cidade é um Deus nos acuda. Em vários lugares tanto o 4G quanto o sinal de telefonia simplesmente desapareciam.
Pois é, minha mãe usa TIM e pega muito mal em casa. Vivo pega bem melhor.
Existe um app no store que fala em qual frequencia vc esta na rede... nao consigo me lembrar do nome..
Legal TIM, mas que tal certificar mais aparelhos com a tecnologia VOLTE para que os mesmos possam usar essa tecnologia ? A sua lista é bizarramente pequena! e certifiquem aparelho que nao vendem ainda no Brasil!!
li sim, parceiro... por isso salientei a ausência de sinal dentro de casa.
Você leu a matéria toda?
Pegar só no centro nao vale, po! Não dá um pingo de sinal mínimo em Edge ou GPRS pra ligação dentro de casa...
Poxa, que pena. Achei um link de um jornal daqui que diz sobre esse assunto.
https://www.folhadelondrina...
Pelo que vi lá, eles agregam 1800MHz e 2600MHz, ambas suportadas pelo S6 Edge, mas por algum motivo não está funfando pra mim, pode ser a compatibilidade como tu disse.
De qualquer forma estou contente com o sinal oferecido aqui, funciona até dentro do elevador lá no prédio kkkkkk
Valeu, Léo!
adendo: cobrir não significa que funcionara ou que terá o minimo de qualidade.
No metrô do Rio também não funciona, pelo menos num trecho da linha 1, não sei no restante.
Da Tim eu não posso lhe dizer. Na verdade, estas informações normalmente são guardadas a 7 chaves.
Porém lembro de ter ligo que em algumas cidades, a Tim fez o refram dos 1.8GHz pra fazer o carrier aggregation entre 5MHz dps 1.8GHz e 5 a 10MHz nos 2.6GHz. Não sei lhe dizer se isso se aplica em Londrina, porém existe um app chamado Network Sigal Guru que dá os detalhes sobre as frequências do teu aparelho e a agregação usada (apenas processadores Qualcomm e com Root).
Muito provavelmente o S6 não é compatível com o tipo de agregação usada em Londrina. É um saco isso. Tenho um MI Note 2 e ainda não consegui usar o 4G+ da Tim em lugar nenhum, mesmo alguns usuários relatando compatibilidade.
Tava escrevendo isso agora, adianta nada estar em todas se só funciona na praça da igreja de cada uma delas.
Viajo muito o interior de SP, meu pessoal é TIM, e é um lixo, nao funciona em praticamente lugar nenhum.
Nesse ponto a Vivo ainda é imbatível
Caramba, não imaginava sobre essa agregação. Sabe onde eu posso conseguir essas informações?
Tem que ver qual tipo de agregação a Tim está usando em Londrina.
Existem vários tipos e varia de cidade pra cidade :/
Valentina, já conseguiu utilizar o 4G+ aqui em Londrina? No site da Tim diz que há cobertura na cidade, mas meu S6 Edge nunca pegou, só em outras cidades...
Eu tenho TIM beta no meu Xiaomi importado do gearbest! \o/
Interessante seria saber qual o percentual de cobertura nas cidades. Estar presente em todas elas mas cobrindo apenas uma pequena região em cada não adianta muito. É bom para o marketing, mas para os usuários....
na linha amarela de preferência, tem a rede mas funciona quando quer
A TIM não é maravilhosa e está longe disso mas antigamente era horrível. Era cliente da tim e me mudei para Claro mas após tretas de cobrança indevida voltei para TIM com muito receio, mas após a restruturação que realizaram ano passado, não tenho nada do que reclamar.
Poxa tim, termina minha portabilidade logo, não suporto mais a vivo mandando aquelas mensagens de emergência que deixam a tela acesa e forçam a clicar em ok, porém não quero perder meu numero
** e nem tou procurando tim beta no meu Xiaomi importado do gearbest, o controle com deezer já tá ótimo demais hsahsah
*** o sinal em londrina é mt bom, em pequenas cidades próximas também. Só perde sinal onde outras operadoras tb perdem (próximo a divisa do estado de sp, por ex, que é baixada e não tem cidades próximas)
Só precisa funcionar no metrô de SP
As pessoas falam tão mal da TIM, mas sinceramente não tenho nenhum problema com ela.
Ainda levando em consideração que ela é sempre a primeira a baixar os valores e oferecer planos bem em conta e lançar serviços que forçam a concorrência a correr atrás.
De fato a rede da TIM melhorou muito. Antigamente quando ia de trem até o centro de São Paulo percebia uma queda entre Jaraguá e Pirituba. Recentemente fui com uns amigos pra Campinas e usei Deezer durante toda a viagem e rolou lindamente. Poderia ser melhor, é claro, mas pelo que era o serviço em si subiu muito de qualidade.