A expansão do 4G continua acelerada na TIM: nesta terça-feira (3), a operadora anunciou que passou a cobrir todos os 645 municípios do estado de São Paulo com a tecnologia. A empresa já era líder na cobertura de quarta geração no país, à frente da segunda colocada, a Vivo.

Segundo a TIM, mais de 3 mil cidades brasileiras já possuem cobertura de 4G da operadora, o que representa 91% da população urbana. A promessa é chegar a 4 mil municípios com LTE até 2020, o equivalente a 96% da população urbana. As metas anteriores, de mil municípios em 2016 e 2 mil em 2017, foram cumpridas.

Além da cobertura de dados, a TIM revelou que mais de 1,4 mil cidades contam com voz sobre 4G (VoLTE). Ele funciona tecnicamente como uma ligação VoIP, mas a cobrança é feita como em uma ligação comum, descontando do pacote de minutos. Quando ativado, o VoLTE elimina a necessidade de a operadora derrubar sua conexão para 2G ou 3G quando você recebe uma chamada, e a qualidade de áudio é melhor.

No estado de São Paulo, mais de 80% do tráfego da TIM é feito pelas redes 4G, mas o percentual poderia ser maior se a cobertura em ambientes internos fosse melhor. Isso deverá ser resolvido com o lançamento da frequência de 700 MHz, antigamente ocupado pela TV analógica, que será liberada pela Anatel no segundo semestre de 2018.

Leia mais: Qual operadora tem a melhor cobertura no Brasil?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz Carlos Rodrigues

''TIM agora cobre todos os municípios de SP com 4G'' Essa informação é fake, eu moro em um dos municípios do estado de SP e aqui não tem cobertura 4G da TIM e nem de qualquer outra operadora de telefonia móvel.

Lucas Fuzzer Sodre

No S7, só tocar no telefone e digitar *#0011#, que ali diz a frequência da rede.

Andre Luis

Sou do Interior de São Paulo, sinal aqui da Tim porcaria! cobre somente o centro do município, Velocidade Tartaruga, qualidade nota 0.

Eduardo Braga

Poxa :/

Jose Flavio Miranda Rodrigues

Bla blá, 4 G péssimo, wi-fi, péssimo no RS.

Leandro Teixeira

Mesmo assim, Não saio jamais da vivo. O que adianta cobrir o estado todo, se o sinal e uma merda? #VIVOSEMPRE!!!!
#VIVOAMELHOR

Alexandre Roberto

rodo por prudente, adamantina, lucelia, oswaldo cruz, marilia, aracatuba
Nessa regiao, ando tranquilo, gps do celular se mantendonas rodovias, porem qdo estou ao volante, nao olho se esta no 4, 4, ou 2g.
Nos municipios (atuo em area urbana), ai posso verificar sinal e nao entro em 2g, mas vejo muitas vezes o sinal caindo pro 3g

Agora...se discutirmos interior no MT....ai nao tenho o que falar....so a vivo presta

José Marcos Balsi

Sou do interior do estado de São Paulo aqui em minha cidade o sinal e péssimo para não falar outras coisas piores. Propaganda enganosa isso sim.

Felipe Xavier

No nordeste paulista (região de Ribeirão Preto) o sinal é bem deficitário, principalmente em pequenos municípios. Em rodovias, é praticamente inexistente o 2G, que dirá internet.

Felipe Xavier

Com certeza Yago, o meu ponto neste comentário é falar que não dá pra se comparar uma cidade com alta densidade, com todas as outras pequenas de interior, são realidades completamente diferentes.
Onde moro, tem apenas 1 antena da Tim, pra atender um raio de 4Km com elevação de até 800m.

Paulo Carinhena

Em sorocaba, mesmo.. tem vários pontos que a TIM não funciona nem com 3g, imagine... 4g.

Yago G. Oliveira

Existe regulamento para dizer quando está coberto. Não é simplesmente colocar antena.

Yago G. Oliveira

Eu percebi também um aumento na qualidade de voz das chamadas.

Yago G. Oliveira

Já usei o NetMonitor cell

Yago G. Oliveira

Mas isso é relativo, felipe.
Cobertura em região de grande densidade necessita de bem mais números de sites.
Interiores podem ter melhor geografia, saturação e possibilidade de um antena bem alta.

Exibir mais comentários