A expansão do 4G continua acelerada na TIM: nesta terça-feira (3), a operadora anunciou que passou a cobrir todos os 645 municípios do estado de São Paulo com a tecnologia. A empresa já era líder na cobertura de quarta geração no país, à frente da segunda colocada, a Vivo.

Segundo a TIM, mais de 3 mil cidades brasileiras já possuem cobertura de 4G da operadora, o que representa 91% da população urbana. A promessa é chegar a 4 mil municípios com LTE até 2020, o equivalente a 96% da população urbana. As metas anteriores, de mil municípios em 2016 e 2 mil em 2017, foram cumpridas.

Além da cobertura de dados, a TIM revelou que mais de 1,4 mil cidades contam com voz sobre 4G (VoLTE). Ele funciona tecnicamente como uma ligação VoIP, mas a cobrança é feita como em uma ligação comum, descontando do pacote de minutos. Quando ativado, o VoLTE elimina a necessidade de a operadora derrubar sua conexão para 2G ou 3G quando você recebe uma chamada, e a qualidade de áudio é melhor.

No estado de São Paulo, mais de 80% do tráfego da TIM é feito pelas redes 4G, mas o percentual poderia ser maior se a cobertura em ambientes internos fosse melhor. Isso deverá ser resolvido com o lançamento da frequência de 700 MHz, antigamente ocupado pela TV analógica, que será liberada pela Anatel no segundo semestre de 2018.

Leia mais: Qual operadora tem a melhor cobertura no Brasil?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados