Tecnoblog

Facebook simplifica ferramenta e permite excluir vários apps conectados de uma vez

Com a revelação do caso Cambridge Analytica, muitos usuários correram para revisar o acesso de aplicativos à suas contas no Facebook. Foi por meio de um deles que os dados de milhões de pessoas foram usados durante campanhas políticas. Porém, remover apps indesejados não era uma das tarefas mais fáceis.

Como desativar ou excluir o Facebook (pelo celular ou PC)

Até então, era preciso excluir um aplicativo por vez, o que levava bastante tempo. Para resolver o problema, o Facebook atualizou essa seção e passou a permitir que vários serviços fossem removidos de uma só vez.

Para isso, abra o Facebook no computador, vá em Configurações > Aplicativos (ou visite facebook.com/settings?tab=applications), selecione os apps que serão excluídos e clique em Remover.

No iOS e Android, é preciso ir no menu ≡ > Configurações da conta > Aplicativos > Conectado com o Facebook, selecionar os aplicativos e tocar em Remover.

Antes de confirmar a exclusão, o Facebook pergunta se você deseja remover qualquer post, foto ou vídeo que esses aplicativos possam ter publicado em seu perfil. De acordo com a rede social, o tempo para essas informações serem apagadas varia de acordo com o número de serviços removidos.

Apesar da melhoria, a plataforma não ofereceu uma opção para remover todos os aplicativos (ainda que existam truques para fazer isso). A escolha pode indicar uma preocupação em não prejudicar os serviços que atuam da maneira correta. Com o caso ainda em evidência, a primeira medida de muitas pessoas seria excluir todos os aplicativos de uma só vez. Sem essa opção, é preciso pensar um pouco mais para remover ou não determinado serviço.

Com informações: TechCrunch.