Início » Aplicativos e Software » As abas no Windows 10 estão ficando melhores

As abas no Windows 10 estão ficando melhores

Felipe Ventura Por

Desde o ano passado, a Microsoft vem testando um novo recurso chamado Sets em prévias do Windows 10. Basicamente, você pode ter vários programas abertos em uma mesma janela, organizados em abas.

Isso funciona com apps universais (Email, Calendário, OneNote, Notícias e Microsoft Edge) e também com alguns programas Win32 tradicionais, incluindo o Explorador de Arquivos. Esta semana, a Microsoft trouxe algumas melhorias adicionais.

O Sets enfim suporta arrastar-e-soltar. Ou seja, você pode puxar uma aba para formar outra janela, ou combinar diferentes abas em uma só janela. (Há uma exceção: no caso do Edge, ainda não é possível arrastar uma aba para dentro de uma janela.)

Também é possível alternar entre as abas usando Alt + Tab. Caso você queira que esse atalho funcione apenas entre janelas, há como alterar isso em Configurações > Sistema > Multitarefa. (Neste caso, o atalho para alternar entre abas será Ctrl + Win + Tab.)

O Explorador de Arquivos ganhou um comando "Abrir nova guia", que fica no menu e também pode ser acessado via Ctrl + T.

Além disso, ao clicar com o botão direito em uma pasta, há um atalho "Abrir em nova guia" no menu de contexto.

Ao clicar com o botão direito em uma aba, surgirão opções como "fechar outras guias", "fechar guias à direita" e "mover para nova janela" — tal como no Edge.

No canto superior direito, há um botão "Guias anteriores". Quando você abre um documento que estava acompanhado por outras abas, o Windows pergunta se você quer abri-las também. Você pode clicar para escolher somente as abas que quiser, ou abrir todas.

A Microsoft diz que vai expandir o Sets para mais programas Win32, incluindo o pacote Office — mas é preciso ser assinante e participar do programa Office Insider para testar.

Apenas alguns usuários do programa Windows Insider podem testar os Sets. É preciso estar na build 17639 ou superior, disponível no canal Skip Ahead.

Com informações: Microsoft.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ajcorrea
Firefox Quantum bugou com essa 'feature'.Precisa adicionar ele nas exceções do recurso..... https://uploads.disquscdn.c...
José Carvalho
Botão direito na barra de tarefas > Show Task Button > Vai aparecer, perto do iniciar um botão quadrado... clica nele e cria uma nova área de trabalho.No Gnome e KDE, o atalho para mudar de área de trabalho é Ctrl + Alt + Seta, no W10 vocÊ vai usar Ctrl + Super (WinKey) + SetaToda a vez que voce clicar no botão quadrado você tem uma exposição das janelas e áreas de trabalho (que voce pode até nomear), o atalho para mostrar o Task View (o equivalente ao clicar no Super no Gnome Shell) é Super (WinKey) + Tab. Simples assim
Gertrudes, a Lhama Morta
Deve ter alguma maneira de deixar elas mais visíveis no W10 então. Porque no do trabalho que uso, não sei nem onde fica! No Gnome, elas estão lá sempre que aperta a tecla Super, e é simplesmente arrastar ou clicar nelas...No Deepin, que uso, não é tão intuitivo. Não sou adepto de múltiplas áreas de trabalho, mas seria bacana se fosse mais fácil de usar.
José Carvalho
O ambiente opensource é um excelente test field para todas as ideias que vem à nossa cabeça quando estamos numa mesa de bar, na faculdade, ou acordados no meio da noite. A comunidade encontra falhas de desenvolvimento, design, ou de conceito, e quando a ideia está nas graças do público, ela já não é novidade, e como conceito, passa a ser copiada.
José Carvalho
A praticidade é a mesma que encontramos no Gnome e no KDE, por exemplo. A questão é que a onda que o Windows está pegando agora já virou marolinha... Quando usávamos um aplicativo para cada coisa (email, browser, chat, music player, torrent, etc), valia muito a pena ter áreas de trabalho diferentes para organizar o trabalho, hoje está tudo no browser... uma janela, várias abas.. job done...
wslemos
Não sei não, mas esse design do Windows 10 pra mim é muito ruim, faz dois anos que uso e não me acostumo, fora esse menu iniciar que eu acho uma nojeira de poluído tem como mudar isso???
Molinex
Sim, manjo nada de KDE. Foi pouco tempo de uso, pra descolar essas bruxarias kkk.O que você esta dizendo é que o gerenciador de janelas, já suportava (ou suportou), esse esquema de varios apps diferentes, separados por abas em uma mesma janela...E dessa eu não sabia...Mas deve ser, afinal, muita coisa que surge no windows como novidade, veio do KDE kkk
Henrique Picanço
Digo isso baseado na minha experiência com o Xubuntu, que tinha um painel com essas configurações que eu citei. Só que ainda tinha a barra de título da janela, neste caso.
José Carvalho
É assim, uma janela com o explorer, edge chrome e FileZilla.... E quando você minimizar, vão os quatro de uma vez... Entende?
José Carvalho
Sim, tá meio que falando besteira... Eu tô falando de vários programas diferentes com a mesma janela, e as abas ficam lá na barra de título, a bruxaria do Konqueror e do KWin são diferentes.... O Konqueror rodava diferentes funções incorporadas no browser em abas...
Gertrudes, a Lhama Morta
Eu estava falando das múltiplas áreas de trabalho no W10. Não consigo achar aquilo prático.Estou em uma versão antiga do W10, porém, que uso no trabalho. O update parou de funcionar há um tempo.
Molinex
Nossa mano, faz tempo isso...Usei pouco KDE4, no openSUSE, logo na época que mudou o GNOME, do 2 pro shell. Mas se eu não me engano, alem de parecer com uma penteadeira de madame, bem similar ao win 7, ele já usava o dolphin como gerenciador de arquivos. E no caso, isso que a MS quer implementar agora (de um jeito diferente, com outro conceito), me parece o konqueror, pai do safari, e vô do chrome, que era navegador/gerenciador de arquivos/visualizador e reprodutor de documentos/maquina de suco/qualquer outra coisa, tudo na mesma janela, dividido por abas, do KDE3...Não usei KDE3, e não usei o konqueror, mas os colegas que usavam, usavam por causa dele (e comentavam bastante). Além do KDE3, lembrar o saudoso win XP kkkPosso estar falando besteira, porque faz bastante tempo, e conheço pouco do KDE. Na verdade só uso Linux por causa do GNOME kkk
José Carvalho
E a redundância não vem sem razão de ser
Gabriel Brito
Você tem razão, mas não deixa de ser algo que considero redundante.
José Carvalho
Duvido muitíssimo que tenha sido o sistema operacional a queimar o seu hardware, é um caso interessante de se testar e verificar.Pode contar mais sobre o ocorrido?
José Carvalho
São novas formas de fazer a mesma coisa, é verdade, mas nem todo mundo faz a mesma coisa do mesmo jeito. A Microsoft só está permitindo que todos nós nos sintamos confortáveis a usar o Windows 10
José Carvalho
O Windows é um produto destinado a um mercado muito amplo. Não foi feito para estar (realmente) na vanguarda. Nós estivemos utilizando esta e outras features que foram implementadas em várias DE opensource há muitos anos e fomos ou somos testers de muita coisa que há de vir. Há de surgir uma nova geração de moleques a implementar coisas novas quando estas que estão aí cansarem o público.Ainda bem que a Microsoft abandonou a aversão que tinha ao Linux e passou a adotar de forma responsável as features que temos em outros sistemas.
José Carvalho
Não é um painel, é mesmo a barra do compositor, isso já tem no Linux, mas é no KDE, o GNOME não implementou esta opção (que eu me lembre).
José Carvalho
O Edge tem uma composição diferente das demais aplicações, o motivo: Não faço ideia
José Carvalho
O problema deve ser (é) o seu PC. O meu note também não é dos mais novos ou mais poderosos, mas está com um desempenho lindo com o Windows 10
José Carvalho
Não fica mais lento, o agrupamento de janelas em abas é só uma gambiarra no compositor de janelas, e se bem implementada fica muito elegante. As janelas chamam a mesma "instância" daquele ID no lugar de criar uma nova instancia com um novo ID de janela (isso é a gambiarra) e o compositor vai criar uma tab nova, ou o compositor pode aceitar novas IDs de janelas em um ID "X" qualquer (o modo elegante). Pode parecer a mesma coisa, mas não é. Como as janelas estão sendo compostas do MESMISSIMO jeito, não vai deixar mais rápido nem mais lento o seu sistema.
José Carvalho
Você como Arch user deve ter conhecido o KWin no KDE 4... Ele já tinha isso implementado, ficou bom na época
José Carvalho
Foi PERFEITAMENTE natural, ficou muito bem implementado. No Konqueror do KDE isso já era uma opção, depois o KWin trouxe o agrupamento de apps na mesma janela e ficou fantástico. Hoje o Windows está cada vez mais parecido com o Linux, com a vantagem de já estarmos testando as mesmas features desde 2008 no Linux, e hoje poderem ser selecionadas e implementadas aos poucos só as que o público se interessa.O GNOME e o KDE estiveram na vanguarda das interfaces gráficas desde há muito tempo, implementando muitas coisas que o público adorou ou criticou, agora é a hora daquela vanguarda ser implementada em um produto sólido e estável (Windows 10), mantido por uma grande empresa, e no Linux, logo vão surgir loucos e sonhadores para implementar coisas novas.
John Smith
Eu tenho um notebook de 7 anos atrás que está normal assim como uma máquina nova. Tem certeza que a culpa aí é do Windows?
Maciel Silva
eles pode fazer isso mais o que eu quero e que melhore o desempenho que ta uma merda
John Smith
E onde você leu que isso necessariamente irá implicar em lentidão do sistema?
Felipe Xavier
Já tentei, não é tão prático. Precisei ficar "navegando" entre as áreas de trabalho pra encontrar o que eu queria.
Henrique Picanço
Se bem que, olhando assim, parece até uma configuração do XFCE em que o painel superior fica mostrando os programas abertos. É ASSUSTADORAMENTE semelhante.
Henrique Picanço
Oh God!
Jailton Rocha
Mas tem desde o Windows 7.Arquivos jpg, pdf, mp3, office e vários outros.
Jailton Rocha
Contanto que venha opção de habilitar ou não, tá valendo.O que é inútil pra mim pra te pode ter utilidade.
Wilian Alves
Nossa, serio isso...Oh quanta originalidade, mais uma vez Windows a frente do seu tempo, sqn kkkIsso já existe há anos no Linux, coisa mais normal e super prático..... Assim como a multipla área de trabalho e outras coisas que a Microsoft copia do Linux principalmente do maravilhoso ambiente gráfico KDE. Desde o Windows XP está bem escancarado.
Ronan Carvalho
Sim, tem a opção de combinas os programas abertos em uma única "aba" ou nunca combinar, e sim deve ficar mais https://uploads.disquscdn.c... organizado realmente.
Gaio Cruz
Exatamente. Sempre desejei isso no Windows, poder usar os programas como se fossem abas do Chrome. Na real, acho revolucionário. Ainda que não seja uma grande revolução, tem potencial de mudar toda a usabilidade do sistema.
lucas
ah, pode crer! seria fantástico se o explorer tivesse essa opção de visualização de arquivos
CaioAC
Oi Lucas, obrigado era mais ou menos isso que eu queria, mas no Windows (que copiasse isso eventualmente ) https://uploads.disquscdn.c...
lucas
caio, dê uma olhada aqui: http://osxdaily.com/2012/06...talvez seja isso que você quer :-)
Fabio Montarroios
Finder é o pior, disparado.
Alessandro Johnny
Agora você terá abas EVERYWHERE.
StopManx
O edge já permite arrastar abas para outra janela. No caso dos sets, a última build falava que a função de arrastar abas dentro do edge tinha sido aprimorada... Vale lembrar que ainda está em fase de testes, é normal ter funções pela metade.
Kelvin Furtado
Cara, eu também não vejo como absoluta "revolução". Os programas abertos já não ficam agrupados na barra de tarefas e não é fácil alternar entre eles com o mouse? Inclusive se houver várias pastas abertas do Windows Explorer por exemplo, não é possível escolher entre elas antes de abrir? Pois então, não entendo esse Sets... Parece algo mais do mesmo, uma maneira diferente de fazer algo que já existe. Sei lá. Posso estar falando besteira, mas vamos esperar pra ver.
Henrique Picanço
E eu só queria ter abas no Windows Explorer...
Gabriel Brito
Tão querendo fazer algo que a barra de tarefas já faz. "Ah, mas aí eu posso organizar melhor apenas o que estou fazendo", bem, é pra isso que existem várias áreas de trabalho. "Mas eu quero acessar melhor as instâncias de um mesmo aplicativo", então, a MS podia voltar a incentivar que as guias do navegador voltem a aparecer na barra de tarefas (funcionava no IE), só pra citar um exemplo.
Lincoln costa barros
Mas você ja pode fazer isso usando as múltiplas áreas de trabalho.
Irineu Silva
Esse recurso vai mudar completamente a forma como usamos as janelas no windows. Vai inclusive mudar nosso conceito de janela, espero que a Microsoft saiba o que está fazendo.
CaioAC
Pior que eu queria muito o lance do Finder de abrir pastas e manter as anteriores numa "cascata horizontal"
Irineu Silva
Para alguns não servirá de nada, para outros será uma mão na roda. Desde que acrescente e não prejudique ninguém, todo recurso é bem vindo. É importante que o sistema operacional seja flexível em seu uso, aumentando as possibilidades e deixando ao usuário a decisão de como usar.Minha principal crítica a esse novo recurso é a poluição visual. Quando ativado ele torna a barra de título da janela muito poluída visualmente.
João
Mas essa é a fase que eles anunciaram. O Windows virou serviço com atualizações regulares agora.
tuts
da pra abrir varias abas do explorer também com o sets
Kodos Otros
O fato dele ser uma desgraça não invalida o caso do finder. ahah
Paul
"Desgraça"?Nunca deve ter usado o Finder.
Gustavo T. S.
Tem um programa chamado Groupy que já faz isso que a microsoft tá prometendo. Ele é pago, mas vale a pena testar pra ver a utilidade desse recurso.
Kodos Otros
Pode ser! Na prática posso até mudar de opinião.
Rodrigo Sanguanini
é só você imaginar estar no chrome, onde a primeira aba é um notepad, a segunda é um windows explorer e por aí vai. Você não acha que é util, até usar e perceber que é :)
@Sckillfer
Continuo achando a pegada do macOS bem mais sensata, abas para qualquer app... Para conteúdo do mesmo app.
Molinex
Faz tempo que não mexo com o conceito de barras de tarefas, mas pelo que eu me lembro, quando se abre varios programas, eles ficam um por cima do outro, de um modo meio bagunçado...Talvez, todos em uma mesma janela, propicie uma melhor organização, sei lá, navegar pelas inovadoras abas...É bom que a MS traga o que o usuário pede, afinal, ele paga, e caro, pra usar o windows (ou pelo menos deveria pagar). Nada como dar uma atenção ao cliente. E nada como as inovadoras abas, pra deixar tudo organizado...
Maciel Silva
quero mais desempenho não que fique mais lento
Ronan Carvalho
ah, tipo a barra de tarefas você quer dizer?Vejo utilidade nessa nova função, mas pra mim é apenas uma nova barra de tarefas em outro local.Mas gostei da novidade, é sempre bom ver a MS, trazendo algo que o público pede.
Mickão
"(Há uma exceção: no caso do Edge, ainda não é possível arrastar uma aba para dentro de uma janela.)"Grande Edge, sempre sendo a exceção. O navegador líder!
Molinex
Eu achei inovador...Já pensou em uma aba, o explorer na outra o edge, na outra o bloco de notas, e na outra o powershell...Meu deus
Kodos Otros
Ah sim, dá pra perceber que facilitaria mesmo nesse caso!
Felipe Xavier
Pra mim será bem interessante. Às vezes tenho aberto arquivos da minha empresa e de clientes, o que pode gerar algumas instâncias do Excel, do Explorer, Bloco de Notas e ainda talvez uma aba do Chrome.Nem sempre eu quero fechar tudo isso, pois sei que vou precisar acessar dentro de algumas horas, mas pra não ficar lotando de coisas acabo fechando. Se eu conseguisse colocar tudo "dentro" da primeira pasta (Empresa, Cliente A, Cliente B), facilitava muito.
Kodos Otros
Que louco isso.
Guilherme da Silva Manso
Acho que eles argumentam que seria um tipo de "agrupamento por assunto". Você criar "configurações" de trabalho, de estudo, de entretenimento etc... (PS.: também não vejo utilidade alguma)
Kodos Otros
Então, deve ter alguma utilidade nisso aí pra alguém, mas sei lá, não consigo imaginar nada tão importante pra uma implementação dessa, que deve dar trabalho.A múltiplas áreas de trabalho, apesar de não usar e não ter utilidade pra mim, eu consigo imaginar fácil como pode ser útil pra outras pessoas, diferente disso aí.
Kodos Otros
Que também reflete a minha opinião. :)Não é preciso informar isso em cada frase, né?
Gertrudes, a Lhama Morta
No desktop nunca vi utilidade nas Live Tiles, mas no WP era topzera +qd+. Sinto falta delas.
Gertrudes, a Lhama Morta
Parece uma forma de tentar fazer o pessoal organizar as tarefas por janela, no mesmo sentido das múltiplas áreas de trabalho.No Linux/Mac tem bastante gente que faz uso das múltiplas áreas de trabalho, mas no Windows 10 nunca vi alguém usar. Também pudera, não é nada natural a implementação delas no W10
Daniel R. Pinheiro
Exceto a parte "Que fase essa do Windows..."
Kodos Otros
Então, por isso eu comento em primeira pessoa.
Daniel R. Pinheiro
Mas há a utilidade. Você não não a vê, pq utilidade em alguns casos é relativa. Há pessoas que pouco se lixam pras Live Tiles, por exemplo. Já pra mim é uma mão na roda, abrir o Menu Iniciar (algo que faço constantemente), e já me deparar com alguma notícia do app News ou Sports ou lembrete do Calendário, etc...Talvez o Sets não tenha nenhuma utilidade pra mim. Mas se eu utilizar e me acostumar, se tornará uma utilidade.
Eduardo Martins
Isso aí deve ser bom naquela hora que vc quer ir embora rápido e quer fechar tudo de uma vez
Kodos Otros
Acho que não é costume nesse caso, é ver alguma utilidade nisso.Acredito que deve ter algum seguimento de trabalho que fará uso disso, mas pra mim, pfff..
Daniel R. Pinheiro
Tudo é questão de costume.
Kodos Otros
Cara, eu não vejo nenhuma grande utilidade nisso, de verdade.Abas em um mesmo app, como a desgraça do Windows Explorer são essenciais, mas juntar um monte de app diferente, sei lá, não vejo nada de interessante nisso e a MS parece anunciar como se fosse algo revolucionário.Que fase essa do Windows...