O Facebook não sai do noticiário de tecnologia devido a uma série de crises relacionadas à privacidade: além do escândalo Cambridge Analytica, a empresa enfrentou críticas por coletar o histórico de ligações e os metadados de mensagens de texto em dispositivos com Android. Agora, a rede social promete reduzir a coleta dessas informações.

Facebook

Para que a coleta seja feita, o usuário deve conceder as permissões necessárias no Android. Mas nem todo mundo percebia o que estava fazendo, porque a tela era disfarçada de um recurso para “encontrar seus amigos mais facilmente”. O problema só veio à tona em março, quando usuários que baixaram seus dados do Facebook perceberam que nomes, números de telefone e durações de chamadas vieram junto.

Em comunicado, o Facebook diz que “revisou o recurso para confirmar que não coleta o conteúdo das mensagens de texto e vai deletar todos os registros mais antigos que um ano”. No futuro, segundo a rede social, o aplicativo “só enviará para os nossos servidores as informações necessárias para oferecer o recurso, não dados mais abrangentes, como o horário das chamadas”.

Vale lembrar que a coleta dos históricos de chamadas e SMS só era possível no Android. No iOS, a liberação do acesso a esses dados é concedida pela própria Apple apenas para aplicativos específicos, como os que bloqueiam spam. O aplicativo do Facebook não tinha essa permissão.

A postura do Facebook em reduzir a coleta de dados chega em meio ao escândalo Cambridge Analytica, que afetou mais pessoas do que se imaginava inicialmente: 87 milhões (incluindo 443 mil no Brasil), não 50 milhões. As alterações na API do Facebook que libera dados de usuários a aplicativos de terceiros foram profundas, e até deixaram o Tinder sem funcionar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlin

O Facebook e a sua necessidade quase que insasiavel de ser onipresente!

Renan Alves

os caras são burros demais, tão perdidos e o futuro sera ser uma yahoo da vida

Lucas Santos

Prometo não vos espionar... TANTO!

Alexandre Roberto

pau que nasce torto nao se endireita....facebook nao deixara de abusar dos seus dados, telefonica (mesmo q mude de nome) nao passara a respeitar contratos e direitos, bandido nao se ressocializa, politico nao largara o osso.....
pessoal que e bobo de acreditar em redencao e boas intencoes de quem se diz "do bem"

Programador Front-End

exatamente isso que pensei

7csP9tkb

Enterram uma cabeça de bode na sede do Facebook e ninguém percebeu.

Eduardo Martins

só reduzir?