Início » Antivírus e Segurança » Facebook queria coletar seus dados médicos diretamente nos hospitais

Facebook queria coletar seus dados médicos diretamente nos hospitais

Mas o projeto foi suspenso com o estouro do escândalo Cambridge Analytica

Paulo Higa Por

O Facebook ainda não possui informações suficientes sobre você, então decidiu recorrer aos hospitais para conseguir mais algumas. A rede social confirmou a existência de um projeto que previa o compartilhamento de dados médicos para descobrir quais pacientes poderiam necessitar de cuidados especiais. Só que os planos foram suspensos com o estouro do escândalo Cambridge Analytica.

Segundo a CNBC, o Facebook conversou no mês passado com “várias organizações de saúde, incluindo a Stanford Medical School e a American College of Cardiology, sobre a assinatura do acordo de compartilhamento de dados”. As informações seriam utilizadas “apenas para pesquisas conduzidas pela comunidade médica”, de acordo com a empresa.

Facebook - imagem por Reuters

O sigilo médico é um princípio seguido à risca pelos profissionais, por isso, o compartilhamento de informações de pacientes é um tema bem sensível. O projeto previa que os nomes das pessoas, por exemplo, seriam ocultados do banco de dados; em vez disso, o Facebook utilizaria uma técnica de hash para relacionar, de forma anonimizada, os dados médicos com os dados da rede social.

A ideia era “combinar o que um sistema de saúde sabe sobre seus pacientes (como: pessoa tem doença cardíaca, 50 anos, toma 2 medicamentos e fez 3 visitas ao hospital este ano) com o que o Facebook sabe (como: usuário tem 50 anos, é casado, tem 3 filhos, inglês não é seu idioma principal, envolve-se ativamente com a comunidade enviando muitas mensagens)”, segundo as fontes do veículo.

De posse dessas informações, “se o Facebook puder determinar que um paciente idoso não possui muitos amigos próximos ou muito apoio na comunidade, o sistema de saúde pode decidir enviar uma enfermeira para verificá-lo após uma cirurgia de grande porte”. Parece até uma boa finalidade, certo?

Mas, em meio a um escândalo de uso indevido de dados, tudo isso levanta a dúvida se deveríamos permitir que o Facebook tenha acesso a tanta coisa. Mesmo porque as discussões iniciais do Facebook com os hospitais nem sequer levavam em conta o consentimento dos pacientes em compartilhar esses dados, por exemplo. E a gente sabe que a rede social já fez experimentos psicológicos sem a permissão dos usuários.

O Facebook diz em nota que suspendeu o projeto para focar em outras tarefas importantes, como “fazer um trabalho melhor em proteger os dados das pessoas”. O escândalo Cambridge Analytica afetou mais pessoas do que se esperava, incluindo 443 mil no Brasil e, recentemente, a empresa fez alterações nas APIs para limitar o acesso aos dados dos usuários.

Você cederia seus dados médicos ao Facebook por vontade própria?

Qual visionário da tecnologia você seria?

Você certamente tem um amigo que está sempre participando de quizzes no Facebook. Esses testes podem até parecer inocentes, mas quando pedem para se conectar à sua conta do Facebook, podem representar um perigo não apenas para o dono da conta, mas também para todos os seus amigos.

Batemos um papo sobre o assunto no Tecnocast 085. Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luis Henrique

Então vc como um suposto escritor deveria saber que o importante é a qualidade do que é escrito. E sim, eu respondi. Repito: textão no Facebook é gente carente pedindo atenção. Aprenda

Daniel R. Pinheiro

Eu não falei. Eu perguntei (num sentido de reflexão). E você nem respondeu. Quem lê "30 livros por ano", não vê problema nenhum em "textões", seja onde for...

E mais do que leitor, sou escritor. Baixa a bola aí leitorzão que não gosta de textão...

Tomou um block, só pela arrogância.

Luis Henrique

Eu adoro ler. O que não gosto é de dar biscoito pra gente carente. Inclusive li 3 livros esse mês e tenho uma meta de ler 30 livros esse ano. Se continuar no nesse ritmo, acredito que vá conseguir atingir. E vc?

Não fala sobre o que vc não sabe.

Daniel R. Pinheiro

Sempre me pergunto: qual o problema dos "textões"? Essa galera que reclama de "textão", será que gosta de ler? Magina um livro, então...

Ricardo - Vaz Lobo

"C.R.U.E.L. é bom."

Felipe Liʍa

Ouuu parava de seguie as fan pages e entrasse nos grupos de seu interesse!

Carlin

Imagina só, entrando em uma lanchonete, e do nada chega uma notificação, "não exagere no sal, em frituras e nem no açucar", ou em uma praça de alimentação o Facebook estando ciente do seu estado de saúde iria te recomendar no restaurante X porque lá é o dia da salada e a mesma esta pela metade do preço! hahahahahaha O Facebook quer deixar os seus anúncios ainda mais precisos fazendo assim que outros seguimento invistam mais e mais nos anúncios na plataforma!

DeadPull

Eita. Agora a p**** ficou séria de verdade!!! 🤤

Renan

O único interesse do Facebook é proteger dados de usuários contra seus concorrentes. O que der pra espremer dessa laranja será espremido.

Leon
Luis Henrique

Com o facebook, aumenta-se a quantidade de informação circulando, mas reduz-se drasticamente a qualidade. Eu estou fazendo uma pesquisa sobre fake news pro trabalho e há pesquisas indicando que as notícias falsas possuem mais interação entre os usuários do que as notícias de jornais profissionais. Por isso que tem cada vez mais gente acreditando em terra plana hoje em dia. O facebook espalha o vírus da ignorância

Luis Henrique

Eu cancelei a minha ano passado e, depois de um período meio chatinho de adaptação, não me arrependo em nada. Me informo melhor, me comunico melhor com os amigos, além da bateria do meu celular tá durando que é uma maravilha...

Com toda a sinceridade, vale muito a pena. Só de não ter textão já é um avanço

Luis Henrique

Pq pro facebook não existe ética. Vale tudo pro seu crescimento da rede como disse o próprio executivo. O google, por outro lado, tenta (eu disse "tenta") manter uma imagem mais limpa.

Ou seja, facebook trata a rede como uma droga (sempre pesquisando formas de vc ficar mais tempo clicando de forma a lucrar o máximo possível com os seus dados), enquanto o google, que tem um ecossistema onde eles podem diversificar sua monetização pela publicidade (vc vai ver anuncio no gmail, youtube, nos sites, apps, etc, etc), vai pegar seus dados mas não vai vender a sua alma pro capeta

Rafael™

1984

Rafael™

Fundação Mozilla manda você ir tbm. Deve estar usando um Firefox, pra ser bem irônico.

Exibir mais comentários