Início » Negócios » Tecnocast 086 – O declínio do Windows

Tecnocast 086 – O declínio do Windows

Thiago Mobilon Por

Até pouco tempo atrás, era difícil pensar em Microsoft sem associar a palavra Windows. Ele era o centro de tudo e todo o ecossistema era desenvolvido pensando no sistema que deu origem à empresa.

Mas as coisas estão mudando! E a última carta de Satya Nadella a seus funcionários deixa aquele gostinho de que o Windows está sendo colocado de lado. Pelo menos na estratégia de negócios, o foco é nos serviços, que agora estão presentes até nas plataformas de suas concorrentes: Apple e Google.

Qual será o futuro do Windows, então? Aperta o play e vem com a gente.

Participantes

Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Paulo Barba.

Arte da Capa

Arte da capa feita em tempo recorde pelos nossos amigos da Ilustrata! <3

Assistente de Compras do TB

Comprar pelo melhor preço é muito mais fácil com o Assistente de Compras do Tecnoblog. Nossa extensão monitora milhões de produtos em centenas de lojas e te avisa se ele está em seu melhor preço. Ela ainda conta com um módulo Testador de Cupons que coleta e aplica automaticamente cupons de desconto no seu carrinho de compras.

Usando o Assistente de Compras no seu Chrome você também ajuda o TB a produzir o melhor conteúdo de tecnologia do Brasil. Baixe agora!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

T Soares

Tiago Aguiar Moreira

Que cast fantástico. Comecei a ouvir hoje, e esse é o meu segundo episódio. Parabéns!
Galera, sobre a Microsoft lançar seus apps em outras plataformas faz total sentido. Eu como desenvolvedor de software estava relutante em lançar um projeto (sem fins lucrativos) e postar todo o código no github com medo de alguém roubar minhas ideias. Acho que o quanto antes eu colocar meu projeto no github, mais rápido vão saber que essa ideia é minha. Esse mesmo ponto de vista eu ouvi de artistas gráficos em relação a postar no web seu trabalho e criar seu portfólio.

Wagner Silva

É certo que não é prioridade, o Windows vai passar por uma mudança e provavelmente irá mudar toda a sua engine podendo ir para o BSD, mas muito proprovavelme Linux e poderá ser um OS todo de cloud como o Chrome Os.
Torcemos para o melhor.

meu_pc💻

trocou o nome em !!! i

Fábio Fontana de Souza

Galera estou acompanhando todos os episódios do Tecnocast e estou adorando. Sou viciado em tecnologia e fiz pós trabalhando com Ambientes Virtuais de ensino e aprendizagem, mas meu comentário é sobre outra coisa: gostei demais do episódio que, por conta de um comentário, a galera começou a relembrar sistemas operacionais e programas antigos. Uso computador desde 95 e fiquei feliz quando lembraram do Winamp e do Foobar2000. Cara que legal alguém ainda lembra do Foobar, eu acho que ainda tenho instalado aqui no Windows 10! Digo acho pq agora praticamente só uso o Spotify atualmente. Gostaria demais de um programa saudosista. E se não falarem do Audio Galaxy e do ICQ vou escrever reclamando!
Por fim, no episódio sobre o transporte, na questão do intercontinental fiquei pensando se ainda há necessidade da presença física nas reuniões empresariais ou se ainda fazemos parte de uma geração que se acostumou com o "tête-à-tête", mas que poderá ser dispensável no futuro. Isso não resolve o problema, mas diminui muito o fluxo de pessoas que viajam só para uma reunião de negócios.
Desculpe o comentário longo e mais uma vez parabéns pelos podcast.
Um forte abraço,
Fábio.

Alexandre Cordeiro

Nada a ver, tá legal assim :-)

Fernanda Archeman

Menos mal, mozão. Haha <3

Alisson Beloti

Parei no para usuário final... Não deu para ouvir além desse ponto!

Thiago Mobilon

O "estupidez" era pra "pessoas que querem tecer comentários lendo apenas o título" hahaha não era direcionado a você <3

Fabio Santos

Se um MacBook fosse mais acessível e digo nível global, até usaria gosto do sistema da maçã, mais no momento fico com meu bom acer e o Windows 10 pro, dá conta do recado e custa umas 3 vezes menos que um MacBook e com placa de vídeo dedicada.

Caleb Enyawbruce

Eu nao entendi nada desse cast. Sobre a mudança de foco da MS para serviços, nada novo, isso está claro há anos, mas sobre toda essa falácia sobre “declínio do Windows” ou “deixado de lado”, pra mim parece ficção, de tão fora da realidade. Cheguei a ouvir frase “agora que o Windows não vai ter mais grandes atualizações” (???). Mds...

Mike Cross

2020 que e o ano do fim do suporte do Windows 7 tá logo aí. Vamos ver a novela do Windows XP de novo logo logo.

T Soares

O único ponto que discordo do que foi dito no episódio é sobre o futuro do Windows ser se tornar gratuito para o consumidor final; eu acho que esse já é o presente do Windows, pois praticamente todo mundo que eu conheço que usa Windows legalmente desde a versão 7, usa porque tem uma versão OEM que veio junto com o equipamento que comprou, e pôde atualizar gratuitamente para a última versão quando ela foi lançada.

No fim das contas, não é muito diferente do que acontece com o macOS, onde o SO já vem embutido no preço do hardware.

Pessoal fala muito mal do Windows mas eu pessoalmente acho um excelente sistema operacional, principalmente o 10 que ficou muito leve e fácil de usar (com exceção talvez dos múltiplos painéis de controle) e funciona super bem para a maioria das pessoas. Eu tenho um Macbook Pro hoje mas apenas porque preciso do Xcode e de um sistema unix, se não fosse por isso, provavelmente teria um notebook rodando Windows, que costumam ser bem mais baratos aqui no Brasil.

Saulo Benigno

Viu? Conte mais...

João Silverado

Vira e mexe tem notícias de empresas grandes que migra tudo pra Linux por ser software livre e se ferram e acabam voltando pro Windows. Uma coisa que poucos não contam é que sim, o software é livre, mas o suporte não é. Ter especialistas em Linux a disposição não é barato e essa conta chega bem gorda depois.

Exibir mais comentários