Início » Brasil Carros » Hyperloop terá centro de pesquisa para transporte do futuro no Brasil

Hyperloop terá centro de pesquisa para transporte do futuro no Brasil

Em Contagem (MG)

Por
19 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Quando Elon Musk divulgou pela primeira vez a ideia do Hyperloop, em 2013, ela parecia ambiciosa demais. Um sistema que transporta vagões em tubos a vácuo a até 1.200 km/h? No entanto, diversas startups vêm tentando tornar isso realidade.

Uma delas é a Hyperloop Transportation Technologies (HTT). Ela tem sede nos EUA, e anunciou que abrirá um centro de pesquisa no Brasil, em Contagem (MG).

Como será o XO Square, centro de inovação da HTT em Minas Gerais

O XO Square terá 4.000 m² para abrigar uma divisão de pesquisa sobre logística, e um laboratório para fabricação de componentes do Hyperloop. O terreno foi cedido pelo município de Contagem.

Trata-se de uma parceria público-privada (PPP) com investimento de R$ 26 milhões em sua primeira fase. Desse total, R$ 13 milhões virão da SEDECTES (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), do governo de Minas Gerais; e a outra metade virá da HTT e de investidores privados.

O centro tem apoio oficial da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) e da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais).

Cápsula de transporte da HTT

A cidade de Contagem foi escolhida por ser um importante centro de logística no Brasil. Ela concentra uma série de galpões de armazenamento, e tem linhas de trem para transporte de produtos — 10% da exportação de grãos de todo o Brasil passam por lá.

“O município de Contagem, em particular, é um dos centros de distribuição logística mais significativos para o Brasil”, diz Bibop Gresta, presidente da HTT, em comunicado. A empresa também tem um centro de pesquisa em Toulouse, na França.

Há outras startups tentando realizar a ideia de Musk. Uma delas é a Virgin Hyperloop One, que recebeu investimentos do bilionário Richard Branson. Em testes, seu sistema atingiu velocidade máxima de 387 km/h.

O próprio Musk está investindo no Hyperloop, através da SpaceX — que realiza competições para equipes que investem no projeto — e da Boring Company.

Com informações: HTT, Engadget.